As diversas religiões pelo Mundo

 O conceito de religião é muito amplo, cada país, pessoa, região, pode desenvolve-lo, e com o tempo, ganhar seguidores. Mas de fato, há sempre uma luta, entre o bem (o que se considera bem) e o mal ( o que se considera mal). São ensinamentos, que de certa forma, ajudam o ser humano a evoluir na construção de seu caracter, personalidade e atitudes. 

No mundo há diversas religiões e conceitos, falaremos sobre algumas hoje, com o objetivo de demonstrar que somente com o conhecimento, podemos compater o preconceito. Isso nao siginifica aceitar as diferenças, doutrinas, dogmas, como suas verdades, mas sim, entender que é preciso ter sabedoria, para falar sobre os assuntos que envolvem Deus.  Pois estes, normalmente geram discordias, porque muitas vezes por preconceitos, ideias e teorias, a discução fica repleta de criticas, julgamentos, condenação.O que é a sua verdade, e o seu caminho, pode nao ser o do outro. Mas é preciso falar ao outro dela, da mesma forma que é preciso saber ouvir do outro sua posição. Isso é o verdadeiro evangelismo. 

É preciso ainda lembrar que no Brasil a Lei nº 7716 de 5 de janeiro de 1989, alterada pella Lei nº 9459 de 15 de  maio de 1997, considera crime a pratica de discrininação ou preconceito contra qualquer religiçoes. Caso voce sofra por algum motivo de descrininação e querira denunciar, pode discar para os direitos humanos no disque 100. 

Vamos a resumo

Imagem: Cultura afro brasileira
 Iniciamos pelas religiões afro-brasileiras: são aquelas originadas na cultura de diversos povos africanos trazidos como escravos ao Brasil entre os séculos XVI e XIX. Tendo um importante papel na preservação das tradições culturais dos diferentes grupos étnicos negros (afro-brasileiros), há também, atualmente, um grande número de brancos e outros grupos étnicos que aderem a tais religiões, em especial o candomblé e a umbanda. Mas ao se identificar a origem da cultura religiosa, percebe-se que o preconceito neste caso, não é religioso, mas sim racismo. Que também é crime no Brasil, constituído pela Lei n.º 7716 de janeiro de 1989. (Confira Aqui)

Para entender mais: 

Imagem: carta capital

Candomblé: é uma religião afro-brasileira derivada de cultos tradicionais africanos, na qual há crença em um Ser Supremo (Olorum, Mawu, ou Nzambi, dependendo da nação) e culto dirigido a forças da natureza personificadas na forma de ancestrais divinizados: orixás, voduns ou inquices, etc. 



Imagem: medium

Umbanda:  é uma religião brasileira, que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs, porém sem ser definida por eles. Formada no início do século XX no sudeste do Brasil a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo. É considerada uma "religião brasileira por excelência", pois surgiu no território que hoje faz parte do município de São Gonçalo, Rio de Janeiro. O dia 15 de novembro, já considerado pelos adeptos como a data do surgimento da Umbanda no país, mas  foi oficializado no Brasil em 16 de maio de 2012 pela Lei 12.644. ( Confira a Lei aqui)



Imagem: Facebook

Ananda Marga:  é uma organização sócio-espiritual internacional, fundada na Índia em 1955 por Prabhat Ranjan Sarkar também conhecido como Shrii Shrii Anandamurti, mestre espiritual e filósofo. É uma filosofia da vida aplicada à ação baseada na PROUT. Seu objetivo é a realização completa de todas as potencialidades humanas. O propósito subjacente às várias atividades da Ananda Marga é trazer mudanças positivas nas esferas social, educacional, artística e intelectual. Ananda Marga significa "Caminho da Bem-Aventurança". 


Imagem: Toda Materia

Budismo: é uma filosofia ou ate considera religião, não teísta,  que surgiu originalmente na Índia por volta do século VI a.C. e abrange diversas tradições, crenças e práticas baseadas nos ensinamentos, o Darma,  de Siddhartha Gautama, intitulado de Buddha. É dividido em três grandes tradições: theravada, mahayana e vajrayana (ou tantrayana).  Essas tradições englobam as mais diversas escolas budistas como o zen, terra pura, kadampa e o budismo tibetano. É estimado que existam 500 milhões de seguidores no mundo, sendo considerada a quinta maior religião em número de adeptos no mundo.

Imagem: a historia da quimica

Confucionismo:  traduzido literalmente como Escola dos Eruditos, é um sistema filosófico chinês criado por Confúcio.  Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política, a pedagogia e a religião. Conhecida pelos chineses como "ensinamentos dos sábios".  O confucionismo é considerado uma filosofia, ética social, ideologia política, tradição literária e um modo de vida. Confúcio ( filósofo chinês do século VI a.C), compila e organiza antigas tradições da sabedoria chinesa e elabora uma doutrina assumida como oficial na China por mais de 25 séculos.  Atualmente, 24% da população chinesa declara-se adepta do confucionismo. 


Cristianismo

A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo Romano (subordinado ao bispo romano), a Ortodoxia Oriental (se dividiu da Igreja Católica em 1054 após o Grande Cisma) e o Protestantismo (que surgiu durante a Reforma do século XVI). O protestantismo é dividido em grupos menores chamados de denominações. Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus que se tornou homem e o Salvador da humanidade, morrendo pelos pecados do mundo. Geralmente, os cristãos se referem a Jesus como o Cristo ou o Messias. Vamos nos aproximar mais em cada um:

Imagem: Dom Total

Catoliscismo Romano:  igreja Católica (o termo "católico", derivado da palavra grega:katholikos, significa "universal", "geral" ou "referente à totalidade", chamada também de Igreja Católica Romana e Igreja Católica Apostólica Romana,  é uma Igreja cristã, a mais antiga, e maior delas, com mais de 1,3 bilhão de fiéis,  tendo aproximadamente dois mil anos de existência e posta sob a autoridade Papal do Bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro [Mateus 16, 18 - 19]. Seu objetivo é seguir ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo e de Maria, dos Santos e anjos em vista do Reino de Deus, e concede um papel nesta missão à Maria, Mãe da Igreja. Para este fim, a Igreja Católica administra os sacramentos e prega o Evangelho de Jesus Cristo. Atua também em programas sociais e instituições em todo o mundo, incluindo escolas, universidades, hospitais e abrigos, bem como administra outras instituições de caridade, que ajudam famílias, pobres, idosos e doentes.i

Imagem: Toda materia

Ortodoxia:  As igrejas ortodoxas orientais compõem uma denominação cristã presente sobretudo no Oriente Médio, Índia, Corno de África e Armênia. São distintas das Igrejas que apoiam o ensinamento cristológico reconhecido no Concílio de Calcedónia em 451: a doutrina das duas naturezas de Cristo aceita pelos católicos romanos e ortodoxos bizantinos, e, posteriormente, pela maior parte dos protestantes. Segundo o Conselho Mundial de Igrejas, estas Igrejas são atualmente chamadas de "ortodoxas orientais" em várias línguas.

Imagem: Colegio web

Protestantismo: O protestantismo é uma das três principais divisões do cristianismo,  sendo a segunda com o maior número de adeptos e a última a ser criada. Com mais de 900 milhões de adeptos em todo o mundo compreende aproximadamente 40% de todos os cristãos. Originou-se com a Reforma Protestante, um movimento contra o que seus seguidores consideravam erros na Igreja Católica, inicada por Martinho Lutero (confira aqui ).   Que deu origem ao evangelismo.

Imagem: Medium

Evangelismo:  é um movimento cristão protestante surgido no século XVII, depois da Reforma Protestante, tornando-se uma vertente organizada com o surgimento, dos metodistas entre os anglicanos, dos puritanos entre os calvinistas e Igrejas Reformadas, ambos na Inglaterra e dos pietistas entre os luteranos na Alemanha e Escandinávia. O movimento tornou-se ainda mais significativo nos Estados Unidos durante o Grande Despertamento dos séculos XVIII e XIX, onde conseguiu muito mais membros do que na Europa. O movimento continua a atrair adeptos em nível mundial no século XXI, especialmente no mundo em desenvolvimento. É um movimento que reúne vários submovimentos, como a Igreja Batista, Pentecostalismo, Movimento Carismático, Cristianismo não denominacional.

Imagem: Metodista

Metodistas: O metodismo foi um movimento de avivamento espiritual cristão ocorrido na Inglaterra do século XVIII que deu origem a Igreja Metodista em 1739 e enfatizou a relação íntima do indivíduo com Deus, iniciando-se com uma conversão pessoal e seguindo uma vida de ética e moral cristã. Outra ênfase forte do movimento foi o seu engajamento em questões de assistência e ação social. O metodismo foi liderado pelos Reverendos John Wesley (1703-1791) e seu irmão Charles Wesley (1707-1788), considerado um dos maiores expoentes da música sacra protestante, ambos ministros da Igreja Anglicana.

Imagem: Cola WEB

Anglicanismo: é a designação de uma tradição dentro do Cristianismo que inclui a Igreja da Inglaterra e outras igrejas historicamente ligadas àquela ou que têm crenças, práticas e estruturas semelhantes.O termo anglicano tem origem em ecclesia anglicana, uma expressão medieval latina datada de, pelo menos, 1246, e que significa Igreja Inglesa. Os adeptos do Anglicanismo são designados por anglicanos. A grande maioria dos anglicanos é membro de igrejas que fazem parte da Comunhão Anglicana internacional.Contudo, existem algumas igrejas fora da Comunhão Anglicana, que se consideram também anglicanos, em particular aqueles que se designam por igrejas do Movimento Anglicano Contínuo.

Imagem: livraria
El Shaddai

Puritanos:  O adjetivo "puritano" pode designar tanto o membro deste grupo de calvinistas rigoristas como aquele que é rígido nos costumes, especialmente quanto ao comportamento sexual (pessoa austera, rígida e moralista).



Calvinistas: O calvinismo (também chamado de Tradição Reformada, Fé Reformada ou Teologia Reformada) é tanto um movimento religioso protestante quanto um sistema teológico bíblico com raízes na Reforma Protestante, iniciado por João Calvino em Genebra no século XVI. A Tradição Reformada foi desenvolvida, ainda, por diversos outros teólogos como Martin Bucer, Heinrich Bullinger, Pietro Martire Vermigli e Ulrico Zuínglio. Apesar disso, a Fé Reformada costuma levar o nome de Calvino, por ter sido ele seu grande expoente. Atualmente, o termo também se refere às doutrinas e práticas das Igrejas Reformadas. O sistema costuma ser sumarizado através dos cinco pontos do calvinismo. Calvinistas romperam com a Igreja Católica Romana, mas diferiam dos luteranos na doutrina sobre a presença real de Cristo na Eucaristia, Princípio regulador do culto e o uso da lei de Deus para os crentes, entre outras coisas.O termo calvinismo pode ser enganoso, pois a tradição religiosa que por ele é identificada sempre foi diversificada, com uma vasta gama de influências, em vez de um único fundador. O movimento calvinista foi chamado pela primeira vez calvinismo pelos luteranos que se opunham ao calvinismo, e muitos dentro da tradição preferem usar o termo Reformado para o descrever.

Imagem: O cristão pentecostal



Imagem: Igreja Batista
Independente 

Batista: As Igrejas Batistas são um movimento Cristianismo evangélico, com forma de governo congregacional, cuja doutrina básica se dá na salvação mediante a fé somente, tendo como regra de fé e prática a Bíblia Sagrada,e por princípio a separação entre Igreja e Estado. Está distribuída em todo o mundo, e não possui hierarquia, tampouco governo único, visto que é princípio da maior parte das Igrejas Batistas o governo local da Igreja. Os batistas entendem haver duas ordenanças de Jesus Cristo: a Ceia do Senhor e o batismo do crente, sendo que este último só é realizado mediante a imersão do indivíduo na água, já em idade suficiente para ter consciência do ato e desejá-lo por iniciativa própria.


Imagem: adventista

Adventista:  adventismo é um movimento religioso cristão protestante iniciado no século XIX, dentro do contexto do Segundo Grande Reavivamento dos Estados Unidos. O nome refere-se à crença na iminente segunda vinda de Jesus à Terra. O movimento começou com William Miller, cujos seguidores ficaram conhecidos como Mileritas. O adventismo surgiu após a interpretação bíblica de William Miller, de que Jesus voltaria na década de 1840. Miller interpretou a profecia de Daniel 8:14: “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado" como significando a volta literal de Jesus. Ele pensava que o santuário era a Terra e que sua purificação seria feita com fogo por ocasião da vinda de Cristo. Hoje, a maior igreja dentro do movimento é a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Imagem: Shire Slide 

Pentecostalismo:  O pentecostalismo é um movimento Cristianismo evangélico que dá ênfase especial numa experiência direta e pessoal de Deus através do Batismo no Espírito Santo. O termo pentecostal é derivado de Pentecostes, um termo grego que descreve a festa judaica das semanas. Para os cristãos, este evento comemora a descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo, conforme descrito no Atos 2. Pentecostais tendem a ver que seu movimento reflete o mesmo tipo de poder espiritual, estilo de adoração e ensinamentos que foram encontrados na Igreja primitiva. Por este motivo, alguns pentecostais também usam o termo Apostólica ou Evangelho Pleno para descrever seu movimento.

Movimento carismatico: O Movimento Carismático ou Carismatismo teve início a partir dos Movimentos de Avivamento do século XIX, estes fortemente influenciados pelo Pietismo Radical do século XVIII, cujo cerne germinativo encontra-se embasado nas obras e pensamento filosófico e teológico de Philipp Jakob Spener, teólogo alemão que viveu no século XVII. Estourou nos Estados Unidos no começo do século XX e na Europa no final do século XIX. Gerou o pentecostalismo clássico, ponto de partida para o surgimento de ministérios protestantes multifacetados em sua estratégia de evangelismo, pregação e metodologia doutrinária, entre os quais se desenvolveu a chamada Teologia da Prosperidade. Importante destacar, no Catolicismo a eclosão do Movimento de Renovação Carismática, que alia práticas eminentemente pentecostais na propagação da doutrina.


Cristianismo não denominacional: O cristianismo não denominacional se refere à prática da fé cristã sem seguir qualquer denominação cristã específica. Foi praticado por muitos cristãos, incluindo vários reformadores, no início do cristianismo e sobrevive até aos tempos modernos, praticado por várias igrejas cristãs.

Imagem: Igreja cristã virtual


Imagem: google imagens

Denominações: Denominacionalismo é o ponto de vista segundo o qual alguns ou todos os grupos cristãos são, em algum sentido, versões da mesma coisa, apesar de suas características distintivas. Nem todas as denominações ensinam isto: a grande maioria dos cristãos pertence a Igrejas que, embora aceitem a validade parcial de outros grupos, entendem a multiplicação de vertentes como um problema que deve ser sanado. Há também alguns grupos que são vistos como apóstatas ou heréticos por praticamente todos os outros. Todavia, quando há denominações e cristãos que confessam o denominacionalismo universal no qual há ecletismo e sincretismo de crenças, doutrinas e dogmas, tal prática (combatida por diversos cristãos e defendida por outros) recebe o nome de Ecumenismo.


Imagem: Blogger Submundo

Dodeca - helenismo: ou religião nacional dos helenos , também designado de dodecateísmo, reconstrucionismo politeísta ou neopaganismo helénico referem-se a diversos movimentos reconstrucionistas que tentam reviver, desde a década de 1990, as práticas religiosas da Grécia Antiga, readoptando o seu estilo de vida, as suas virtudes e seus os valores. Desde 1997, na Grécia, o movimento tem sido institucionalizado pelo Supremo Conselho dos Gentios Helenos.


Imagem: editora EME

Espiritismo:  doutrina espírita, kardecismo ou espiritismo kardecista é uma doutrina religiosa, filosófica, mediúnica e moderno espiritualista de moral cristã, codificada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que usava o pseudônimo Allan Kardec. Ele criou o termo "espiritismo" em 1857 e o definiu como "a doutrina fundada sobre a existência, as manifestações e o ensino dos espíritos". Foi muito divulgada no Brasil por Chico Xavier ( confira aqui). 

Imagem: Segredos do mundo

Mormons: Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecidos como Santos dos Últimos Dias (SUD) ou mais popularmente conhecidos como Mórmons (Embora Mórmons não seja um termo correto), fazem parte de um movimento religioso restauracionista iniciado no século XIX nos Estados Unidos e liderado inicialmente por Joseph Smith Jr., definido pelos seus seguidores como primeiro profeta desta época ou como costuma ser chamado por fiéis "Profeta da Restauração". São normalmente identificados com sua maior denominação, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Imagem: JW.org

Testemunhas de Jeová:  são uma denominação cristã milenarista e restauracionista com crenças não-trinitárias, que diferem-se de grande parte do Cristianismo. O grupo afirma ter mundialmente mais de 8,2 milhões de aderentes envolvidos em evangelização, presença em convenções de mais de 15 milhões de pessoas e uma presença anual em seu Memorial de mais de 19,9 milhões. A denominação é dirigida pelo Corpo Governante, um grupo de anciões em Warwick, Nova York, que determina todas as doutrinas com base em sua análise e interpretação da Bíblia.

Imagem: Youtube

Fé bahá'í:  é uma religião monoteísta que enfatiza a união espiritual de toda a humanidade. Três princípios básicos estabelecem a base para os ensinamentos e a doutrina bahá'i: a unidade de Deus, que há apenas um Deus que é a fonte de toda a criação; a unidade da religião, que todas as maiores religiões têm a mesma fonte espiritual e partem do mesmo Deus; e a unidade da humanidade, que todos os seres humanos foram criados igualmente e que a diversidade racial e cultural deve ser apreciada e aceita. Segundo os ensinamentos da fé bahá'i, o propósito humano é aprender a conhecer e a amar a Deus através de métodos como orações, reflexões e ajuda aos outros.

Imagem: guia dos curiosos

Hinduísmo:  é uma tradição religiosa que se originou no subcontinente indiano. É frequentemente chamado de Sanatana Dharma pelos seus praticantes, frase em sânscrito que significa "a eterna (perpétua) darma (lei)". Num sentido mais abrangente, o hinduísmo engloba o bramanismo, isto é, a crença na "Alma Universal", Brâman; num sentido mais específico, o termo se refere ao mundo cultural e religioso, ordenado por castas, da Índia pós-budista. De acordo com o livro História das Grandes Religiões, "o hinduísmo é um estado de espírito, uma atitude mental dentro de seu quadro peculiar, socialmente dividido, teologicamente sem crença, desprovido de veneração em conjunto e de formalidades eclesiásticas ou de congregação: e ainda substitui o nacionalismo". 


Imagem: Blogger as verdades

Islão: (pt) ou islã (pt-BR) (em árabe transl.: Islam) ou islamismo, é uma religião abraâmica monoteísta articulada pelo Alcorão, um texto considerado pelos seus seguidores como a palavra literal de Deus (Alá, em árabe transl.: Allah), e pelos ensinamentos e exemplos normativos (a chamada suna, parte do hádice) de Maomé, considerado pelos fiéis como o último profeta de Deus. Um adepto do islão é chamado muçulmano.


Imagem:  facebook

Judaísmo: (em hebraico: Yahadút) é uma das três principais religiões abraâmicas, definida como "religião, filosofia e modo de vida" do povo judeu. Originário da Torá Escrita e da Bíblia Hebraica (também conhecida como Tanakh) e explorado em textos posteriores, como o Talmud, é considerado pelos judeus religiosos como a expressão do relacionamento e da aliança desenvolvida entre Deus com os Filhos de Israel. De acordo com o judaísmo rabínico tradicional, Deus revelou as suas leis e mandamentos a Moisés no Monte Sinai, na forma de uma Torá escrita e oral. Esta foi historicamente desafiada pelo caraítas, um movimento que floresceu no período medieval que mantém milhares de seguidores atualmente e, que afirma que apenas a Torá escrita foi revelada. Nos tempos modernos alguns movimentos liberais, tais como o judaísmo humanista, podem ser considerados não teístas.


Imagem: Blogger a diversidade
de religioes

Konkokyo:  é um ensinamento de vida e uma prática de fé dada por Konko Daijin (1814-1883), no Japão há 150 anos. Também é uma instituição religiosa japonesa que tem raízes no Xintoísmo. Foi fundada em 1859 na cidade de Konko, província de Okayama, no Japão. Os sucessores de Konko Daijin, Kyoshu Sama (líder espiritual), tem sido descendentes do fundador da Konkokyo. O atual Kyoshu Sama (líder espiritual), é chamado de Konko Heiki (1934) sucedendo desde 1991, como  o Quinto Konko Sama.


Imagem: Blogger
Veritas perpetua

Panteísmo:  é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente, e imanente, ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos. Sendo assim, os adeptos dessa posição, os panteístas, não acreditam num deus pessoal, antropomórfico ou criador. A palavra é derivada do grego pan (que significa "tudo") e theos (que significa "deus"). Embora existam divergências dentro do panteísmo, as ideias principais dizem que Deus é encontrado em todo o cosmos como uma unidade abrangente, portanto é inaceitável no panteísmo o politeísmo (adoração e crença em vários deuses), pois as divindades são tidas como aspectos diferentes do absoluto. Recorrendo ao Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, lemos que o panteísmo só admite como Deus "o todo, a universalidade dos seres", não sendo portanto, um conteúdo em particular Deus, mas sim a totalidade deste.

Imagem: wikipedia

Rastafári: (também grafado Ras Tafari)  é um movimento religioso judaico-cristão surgido na Jamaica, na década de 1930, entre negros camponeses descendentes de africanos escravizados. O movimento proclama Haile Selassie I (1892-1975), o último imperador da Etiópia, como vinda de Jesus Cristo ou como a própria representação de Deus (Jeová, também chamado pela forma abreviada "Jah") na Terra. De acordo com o livro etíope Kebra Negast, Haile Selassie é o herdeiro de uma dinastia real cujas origens remeteriam à Rainha de Sabá e ao Rei Salomão de Israel, filho do Rei Davi, o que é requisito bíblico para o status de messias. Inspirado pela visão política do ativista jamaicano Marcus Garvey, o rastafári combina o cristianismo, judaísmo, o misticismo e uma consciência política pan-africana. 

Imagem: wikipedia

Satanismo: é composto por várias crenças ideológicas e filosóficas e fenômenos sociais. As características comuns entre elas incluem associação simbólica, admiração e até veneração ao personagem mitológico Satanás ou de outras figuras rebeldes similares, como Prometeu, e figuras libertadoras. Existem diferentes correntes de satanismo, com diferentes crenças e práticas


Imagem: www.sni.org.br

Seicho-no-Ie:  ou Lar do Progredir Infinito em português é uma nova religião de origem japonesa (Shinshukyo), fundada em 1930 e que se faz presente em todo o mundo. A instituição religiosa se caracteriza pelo não-sectarismo, pelo estímulo ao autoaperfeiçoamento espiritual, pela reverência aos antepassados e, atualmente, pela defesa das relações harmônicas entre a humanidade e a natureza. A partir de dados apresentados em 31 de dezembro de 2014, a instituição religiosa alega que possui cerca de 1.511.859 membros em todo o mundo, sendo cerca de 521.100 aqueles que vivem no Japão.

Imagem: mensagem do amor

Taoismo:  também chamado Daoismo e Tauismo, é uma tradição filosófica e religiosa originária do Leste Asiático que enfatiza a vida em harmonia com o Tao (romanizado atualmente como "Dao"). O termo chinês "Tao" significa "caminho", "via" ou "princípio", e também pode ser encontrado em outras filosofias e religiões chinesas. No taoismo, especificamente, o termo designa a fonte, a dinâmica e a força motriz por trás de tudo que existe.



Imagem: solutudo

Tenrikyo:  é uma religião monoteísta que originou-se a partir das revelações feitas a uma mulher japonesa chamada Miki Nakayama, cognominada de Oyassama pelos seus seguidores. Segundo a doutrina da religião, Deus, conhecido por vários nomes, incluindo o de "Tenri-O-no-Mikoto", revelou-se ao mundo através de Oyassama, tomando esta como seu sacrário.O ensinamento baseia-se nos três textos originais (Ofudesaki, Mikagura-Uta e Osashizu)e na "vida modelo" (modelo de vida ensinado e vivido pela Oyassama), que pregam principalmente a vida plena de alegria e felicidade (Youkigurashi), na qual harmonizam-se Deus e os seres humanos.

Imagem: Anime Freak Show

Xintoísmo: (em japonês transl. Shinto) é o nome dado à espiritualidade tradicional do Japão e dos japoneses, considerado também uma religião pelos estudiosos ocidentais. A palavra Shinto ("Caminho dos deuses") foi adotada do chinês escrito, através da combinação de dois kanji: "shin" , que significa "deuses" ou "espíritos" (originalmente da palavra chinesa shen); e "to", ou "do", que significa "estudo" ou "caminho filosófico" (originalmente da palavra chinesa tao). Os termos yamato-kotoba e Kami no michi  costumam ser usados de maneira semelhante, e apresentam significados similares.



Bruxarias 

Imagem: bruxaria animo

Thelema: é uma filosofia religiosa baseada em um postulado de mesmo nome, adotado como princípio fundamental por algumas organizações ocultistas, desenvolvida no início de 1900 por Aleister Crowley, um escritor inglês e mago cerimonial. A lei de Thelema é "Fazes o que tu queres, há de ser o todo da Lei. O amor é a lei, amor sob vontade."Crowley acreditava ser o profeta de uma nova era, o "Æon de Hórus", com base em uma experiência espiritual que ele e a esposa, Rose Edith, tiveram no Egito, em 1904. Segundo ele, um ser espiritual ("praeter-humano"), chamado Aiwass entrou em contato com ele e ditou um texto conhecido como  o livro da lei  que delineou os principios de thelema. 


Imagem: revista Forum

Wicca:  é uma religião neopagã influenciada por crenças pré-cristãs, ou seja, crenças anteriores ao cristianismo e práticas da Europa ocidental que afirma a existência do sobrenatural (como a magia) e os princípios físicos e espirituais femininos e masculinos que interagem com a natureza, e que celebra os ciclos da vida e as festividades sazonais, conhecidos como sabás, os quais ocorrem, normalmente, oito vezes por ano. Autoridades como Alex Sanders referem-se a ela como a religião natural, "a mais antiga do mundo". É muitas vezes referida como Witchcraft (em português: "bruxaria") ou the Craft por seus seguidores, que são conhecidos como wiccanos ou bruxos. Suas origens contestadas residem na Inglaterra no início do século XX, mas foi popularizada nos anos 50 por Gerald Gardner, que na época chamava a religião de "culto às bruxas" e "bruxaria" e seus seguidores "a Wicca", apesar de a palavra "bruxaria" abranger um círculo bem mais amplo e universal de práticas mágicas do que o englobado pela religião wiccana. A partir da década de 1960 o nome foi normalizado para "Wicca".


Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Candombl%C3%A9

https://pt.wikipedia.org/wiki/Umbanda

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ananda_Marga

https://pt.wikipedia.org/wiki/Budismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristianismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Confucionismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Adventismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anglicanismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Cat%C3%B3lica

https://pt.wikipedia.org/wiki/Igrejas_ortodoxas_orientais

https://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelicalismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Metodismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Puritanismo#:~:text=O%20puritanismo%20designa%20uma%20concep%C3%A7%C3%A3o,como%20de%20uma%20doutrina%20religiosa.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Calvinismo#:~:text=O%20calvinismo%20(tamb%C3%A9m%20chamado%20de,em%20Genebra%20no%20s%C3%A9culo%20XVI.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Batista

https://pt.wikipedia.org/wiki/Denomina%C3%A7%C3%A3o_crist%C3%A3

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pentecostalismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dodecate%C3%ADsmo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Protestantismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%B3rmon

https://pt.wikipedia.org/wiki/Testemunhas_de_Jeov%C3%A1

https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9_bah%C3%A1%27%C3%AD

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hindu%C3%ADsmo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Isl%C3%A3o

https://pt.wikipedia.org/wiki/Juda%C3%ADsmo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Konkokyo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pante%C3%ADsmo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_rastaf%C3%A1ri

https://pt.wikipedia.org/wiki/Satanismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Seicho-no-ie

https://pt.wikipedia.org/wiki/Taoismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tenrikyo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Thelema

https://pt.wikipedia.org/wiki/Wicca

https://pt.wikipedia.org/wiki/Xinto%C3%ADsmo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Principais_grupos_religiosos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados