Programa Whole 30 - desintoxicação alimentar

 Olá Superabundas, como estão?  Hoje eu vim falar do programa Whole 30 e de sua promessa de garantia de qualidade de vida. Sim, eu comprei o livro, e deixei lá na estante por anos, até que no final de 2021 eu decidi ler e pasmem, descobri um novo mundo. 

Capa do livro 


Eu entendi esse programa como uma desintoxicação alimentar. Veja que as proibições não são permanentes, mas temporárias, e por esse motivo, também não vejo o programa como uma dieta maluca. Basicamente o programa, na verdade, é uma reeducação alimentar, onde se elimina os 5 grupos de alimentos que consumidos em excesso causam inflamações e doenças no corpo.
 Veja a lista de doenças causadas por inflamações sistemáticas que são normalmente derivadas deste consumo abusivo:

Lista de doenças inflamatórias. 

O que são essas inflamações? Bem nada melhor do que as palavras dos autores do programa: 

Pagina 16. 


Claro que parece fácil falar, oras são só 5 grupos de alimentos proibidos por 30/60 dias. Mas esses grupos, para mim, são constantes na alimentação, o que dificultará na adaptação do programa, porém isso não significa que irei comer menos, e com menos qualidade, pelo contrário. 
Veja os 5 grupos de alimentos proibidos:
Álcool: o álcool trata-se de uma substância neurotóxica, é uma fonte considerável de calorias (quase o dobro de calorias do açúcar), mas sem valor nutricional. O consumo de álcool acaba por levar a escolhas alimentares inadequadas e ainda dificulta o organismo no controle dos níveis de glicose no sangue, causa alterações no revestimento intestinal e provoca inflamações. 

Açúcar: Todos os açucares que são adicionados como (o refinado, mel, adoçante, xarope de bordo, néctar, etc.) não contem vitaminas, minerais e fitoquímicos que favoreçam a boa saúde, no entanto, contem uma grande quantidade de calorias inúteis. Esse tipo de açúcar estimula o consumo excessivo, por acionar o mecanismo de recompensa do cérebro e o prazer, levando a uma dependência. Literalmente é uma droga. O consumo excessivo do açúcar desregula os hormônios e o metabolismo, provoca inflamação sistêmica e distúrbios como resistência a insulina, diabetes e obesidade. Afeta ainda o equilibro na flora intestinal. 

Cereais e grãos:  (trigo, aveia, cevada, milho, arroz, quinoa, etc.) Tanto os cereais refinados quanto os integrais, são alimentos que contem proteínas inflamatórias (como o glúten) e carboidratos fermentados capazes de causar desiquilíbrio no intestino e desencadear inflamações no corpo todo. Com frequência essas inflamações do excesso do consumo deste grupo se manifesta como asma, alergias, problemas de pele, infertilidade, enxaqueca, dores articulares. Os cerais no que lhe concerne, contem o antinutrientes chamados fitatos ou ácidos fítico que tornam minerais como cálcio, magnésio e zinco indisponíveis no nosso organismo. 


Leite e derivados: (leite de vaca, ovelha ou cabra), contem fatores destinados a ajudar pequenos mamíferos(como bebes e bezerros) a crescer. Mas em adultos crescidos, os fatores de crescimento combinados com fatores imunológicos e proteínas inflamatórias podem fazer mal ao organismo. A lactose e as proteínas do leite produzem uma resposta alta da insulina, e pode gerar inflamação no organismo e desenvolver outros distúrbios como obesidade e diabetes, além de provocar crescimento celular descontrolado - sendo causa subjacente de câncer. Já a caseína que aparece concentrada no queijo foi associada ao aumento de doenças autoimunes como artrite e reumatoide. Ainda há relatos de agravamento de alergias sazonais, asma, acne, etc. 

Leguminosas e soja: As leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, soja e amendoim) apresentam problemas semelhantes aos grão e cereais, ou seja, seus antinutrientes roubam do corpo minerais essenciais. Além disso, elas contem carboidratos fermentáveis que podem provocar gases, inchaço, colidas dores e outros males digestivos. 


Sabendo que esses alimentos são proibidos o que eu vou comer? Sim, essa foi a minha dúvida, mas confesso que após ler e reler o programa, procurar receitas na internet e conferir as receitas do livro, me tranquilizei, aparentemente vou comer mais que antes...
 (e vocês sabem né, crente adora uma boquinha -risos). 

Veja a lista de alimentos permitidos:
Alimentos na coluna leio o rótulo, não deve conter em seus ingredientes, os alimentos dos grupos proibidos, se for o caso, não use e tente fazer o seu em casa. 
Alimentos na coluna não, estão proibidos. 


Claro que estou entrando nessa de cabeça, não apenas para emagrecer, na live do Instagram que aconteceu dia 07/01/2022, eu explico como mudei a minha mentalidade pobre, para uma mentalidade de abundância, isso significa que não penso em emagrecer e ficar "padronizada", mas sim em cuidar da minha saúde. Claro que faço o acompanhamento médico, e foi após um check up terrível, onde eu já podia abrir o buraco e me enterrar que busquei alternativas para cuidar da saúde, deixando pensamentos limitantes e pobres para trás.
  
Veja a lista de problemas diagnosticados nets checkup
São 14! 14 diagnósticos




Todos esses problemas são reflexo de anos de negligência, descontando frustrações e alegrias na comida, e claro, de ingestão excessiva dos 5 grupos listados como malfeitores pelos criadores do programa. 

Okay Vivi e as regras do programa? 
As regras são simples e muito objetivas: 1- não consuma açúcar de nenhum tipo. 2- Não consuma álcool. 3- não coma cereais e grãos. 4- não coma leguminosas. 5-não consuma leite e derivados. 5- não consuma carragema, glutamato monossódico ou sulfitos adicionados. 6- não faça versões de produtos de confeitaria, doces e junk food. 7 - não se pese e não tire as medidas durante o programa. 8- não use suco de frutas como adoçante. 8- não considere a opção de escorregadinha. 9- não coma nada que não queira. 10- volte ao início caso quebre alguma regra ou restrição. 

No início eu foquei em cuidar primeiramente da minha mente, afinal mente sã corpo sã, você é o que pensa, não é mesmo? Saindo de uma depressão profunda com tentativa de suicídio, focar em emagrecimento seria pura loucura. Então não comecei a mudar minha mentalidade por aí, mas comecei a mudar aceitando meu corpo, minhas imperfeições, meus problemas, comecei a aprender a me defender das pessoas e me afastar das toxidades, modifiquei exponencialmente minhas escolhas literárias e aprendi acima de tudo a apreciar a vida. Consequentemente, passei a emagrecer, ter disposição para me exercitar, trabalhar, etc. E só então, agora em 2022 eu decidi cuidar da alimentação e adquirir mais qualidade de vida, mais consciente dos alimentos que ingiro,  pois, agora, estou mentalmente saudável para conseguir.  

Então chegou o melhor momento, quais os benefícios do programa?
São inúmeros, por exemplo: redução de manchas na pele, melhora da acne, redução da celulite, unhas e cabelos mais fortes e saudáveis,  barriga menos saliente, menos inchaço, melhor tônus muscular, aumento da libido, menos constipação, regulação intestinal, menos ataques alérgicos, menos crises de asma, bronquite, menos refluxo gastro, menos dor cronica, pressão arterial controlada, diabetes controlado ou eliminado, melhor circulação, mais energia, felicidade, humor, menos estresse, melhor saúde mental, aumento da autoestima, melhor desempenho cerebral, maior produtividade, melhora do sono(...). 
Não esqueça de acompanhar lá no meu canal do YouTube, como será essa programa, o dia a dia e tudo que esta por vir. 

Adquira o seu exemplar na Amazon, ou depois de uma pesquisa no Google. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados