O que é marketing pessoal?


Marketing pessoal pode ser definido como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamento interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, assim como dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes na perspectiva e aceitação dos outros quanto a você.  Em meio a sociedade capitalista quem que vivemos o marketing pessoal se tornou uma ferramenta indispensável para se conquistar os objetivos desejados.
Como instrumento social, há sempre a competição, vivemos atualmente em padrões sociais de competitividade elevados que são ditados pela sociedade em todas as áreas do mercado de trabalho e até mesmo pessoais. Esses padrões perpassam aspectos visuais, de comunicação, e de conhecimento e são as pequenas diferenças que podem determinar o sucesso ou o fracasso dos seus objetivos.
É injusto esse modelo, mas assim como escreve a história, temos a capacidade de nos adaptar, lidar e conviver com isso.  E o marketing pessoal vem com a ideia de trazer à tona as suas qualidades e melhorar os seus defeitos, fazendo de você “um produto desejável”.  É fato que nem todos possuem as mesmas habilidades e competências, isso faz parte do ser humano, e cada um tem um dom, mas por uma série de fatores muitos desses dons não são reconhecidos como úteis, ou bons o suficiente para destacar aquele indivíduo em uma competição. Então ter o reconhecimento dessas habilidades e competências é fundamental para se diferenciar no contexto social que se está inserido, assim ditando como você estar posicionado para o sucesso profissional e pessoal. Habilidades encobertas geram grande desvantagens, por isso, investir em aprimoramentos, em conhecer seus pontos fracos afim de melhora-los ou elimina-los te fará subir os degraus do sucesso.
Os elementos fundamentais para o marketing pessoal são:
Saber se posicionar emocionalmente para com os outros;
Saber se comunicar interpessoalmente;
Saber lidar com suas emoções de modo intrapessoal;
Saber montar e manter uma rede de relacionamentos pessoais e profissionais (Networking);
Saber construir corretamente sua imagem - o que quer que os outros vejam;
Saber se colocar em jogo, ser visualizado - através de ações, incentivos e liderança;
Saber identificar os pontos positivos e os negativos;
E como cada tópico acima é definido?
Posicionamento emocional: se caracteriza pela forma como você é lembrado pelos outros. Se você foi educado(a), simpático(a), positivo(a), será lembrado pelas emoções positivas que remetem a sua imagem.  A prática do marketing pessoal é te preparar para ser responsável por criar sempre uma imagem positiva, cuidando da forma como fará o contato com as pessoas. São fundamentais para isso atitudes que remetam à: atenção, simpatia, assertividade, ponderação, sinceridade, demonstração de interesse, autenticidade e transparência. 
Comunicação interpessoal: Este é o grande elo que te destaca da massa, seja por escrito ou através da fala, você deve criar vínculos com o receptor que externaliza o seu melhor. É fundamental usar o português corretamente, escrever bem, vencer a timidez e o medo de falar, usar diálogos inspiradores e referências positivas, manter um fluxo de comunicação regular e aprender a ouvir.
Lidar com as emoções:  é o ponto principal de tudo, ao aprender lidar com suas emoções, você começa a recolher as emoções alheias e se prepara para lidar com elas. Para isso é preciso reflexão, aprender técnicas que lhe permitam manter o controle (como contar até 10), ser racional procurar o problema e não ligar para  a emoção que vem junto do problema e  assim trazer a solução.
Rede de relacionamento: é uma teia de contatos de vários níveis, ela é fundamental para se socializar. Quando se fala em networking existem 2 desafios: 1.  dimensionar os relacionamentos de forma múltipla sendo capaz de se relacionar em qualquer nível possível e assim ser lembrado (a) de forma positiva.  2. Manter a rede de contatos, enviando mensagens periódicas, fazendo convites para eventos sociais e comparecendo nesses eventos.
Construção da imagem: é a adequação visual ao contexto social que está presente. O traje correto e adequado ao momento, as combinações de cores, estilo, estampas e estética das peças, cuidados físicos, são a chave para a construção harmônica e atrativa da sua imagem pessoal. (Saiba mais aqui)
Visualização: Praticas de ações de apoio, incentivo e ajuda, é o destaque social, é a melhor forma de galgar um lugar nas mentes das pessoas, de ser lembrado pelos que te cercam. É dividir a tarefa, se colocar à disposição para ajudar, dar ideias e opiniões relevantes.  Esse conjunto de atitudes devem ser sinceras, transparentes e baseadas no que você tem de melhor para oferecer. Pergunte-se sempre: de que maneira posso ajudar? Como posso incentivar crescimento, o progresso, o bem-estar do próximo?
Pontos positivos e negativos: Reconhecer seus pontos positivos e negativos é fundamental para que você consiga identificar os motivos que te impedem de alcançar o sucesso, seja a timidez, ou outro sentimento ou atitude. E sempre que encontrar um ponto negativo, tente melhora-lo.  E tente sempre manter os pontos positivos.
Quando bem praticado o marketing pessoal é uma ferramenta extremamente eficaz para se alcançar o sucesso pessoal, social e profissional e além de se beneficiar ele também proporciona bem-estar aos que estão ao seu redor.  Pense nisso.

Espero que este post te ajude a alcançar o sucesso que você merece, essas lições eu aprendi em um curso de marketing pessoal que fiz,  e sinceramente  tento colocar em ação, há coisas que são realmente difíceis de fazer, ( no meu caso manter as rede de relacionamento por exemplo), mas não impossíveis e sei que se você se esforçar, conseguira construir uma imagem de confiança que lhe permitira chegar aonde quiser.
Grande beijo.



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