O que é marketing pessoal?
Marketing pessoal pode ser definido como uma estratégia
individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamento interessantes do
ponto de vista pessoal e profissional, assim como dar visibilidade a
características, habilidades e competências relevantes na perspectiva e
aceitação dos outros quanto a você. Em
meio a sociedade capitalista quem que vivemos o marketing pessoal se tornou uma
ferramenta indispensável para se conquistar os objetivos desejados.
Como instrumento social, há sempre a competição, vivemos
atualmente em padrões sociais de competitividade elevados que são ditados pela
sociedade em todas as áreas do mercado de trabalho e até mesmo pessoais. Esses
padrões perpassam aspectos visuais, de comunicação, e de conhecimento e são as
pequenas diferenças que podem determinar o sucesso ou o fracasso dos seus
objetivos.
É injusto esse modelo, mas assim como escreve a história,
temos a capacidade de nos adaptar, lidar e conviver com isso. E o marketing pessoal vem com a ideia de
trazer à tona as suas qualidades e melhorar os seus defeitos, fazendo de você
“um produto desejável”. É fato que nem
todos possuem as mesmas habilidades e competências, isso faz parte do ser humano,
e cada um tem um dom, mas por uma série de fatores muitos desses dons não são
reconhecidos como úteis, ou bons o suficiente para destacar aquele indivíduo em
uma competição. Então ter o reconhecimento dessas habilidades e competências é
fundamental para se diferenciar no contexto social que se está inserido, assim
ditando como você estar posicionado para o sucesso profissional e pessoal.
Habilidades encobertas geram grande desvantagens, por isso, investir em
aprimoramentos, em conhecer seus pontos fracos afim de melhora-los ou
elimina-los te fará subir os degraus do sucesso.
Os elementos fundamentais para o marketing pessoal são:
Saber se posicionar emocionalmente para com os outros;
Saber se comunicar interpessoalmente;
Saber lidar com suas emoções de modo intrapessoal;
Saber montar e manter uma rede de relacionamentos pessoais e
profissionais (Networking);
Saber construir corretamente sua imagem - o que quer que os
outros vejam;
Saber se colocar em jogo, ser visualizado - através de
ações, incentivos e liderança;
Saber identificar os pontos positivos e os negativos;
E como cada tópico acima é definido?
Posicionamento emocional: se caracteriza pela forma
como você é lembrado pelos outros. Se você foi educado(a), simpático(a),
positivo(a), será lembrado pelas emoções positivas que remetem a sua
imagem. A prática do marketing pessoal é
te preparar para ser responsável por criar sempre uma imagem positiva, cuidando
da forma como fará o contato com as pessoas. São fundamentais para isso
atitudes que remetam à: atenção, simpatia, assertividade, ponderação,
sinceridade, demonstração de interesse, autenticidade e transparência.
Comunicação interpessoal: Este é o grande elo que te
destaca da massa, seja por escrito ou através da fala, você deve criar vínculos
com o receptor que externaliza o seu melhor. É fundamental usar o português
corretamente, escrever bem, vencer a timidez e o medo de falar, usar diálogos
inspiradores e referências positivas, manter um fluxo de comunicação regular e aprender
a ouvir.
Lidar com as emoções:
é o ponto principal de tudo, ao aprender lidar com suas emoções, você
começa a recolher as emoções alheias e se prepara para lidar com elas. Para
isso é preciso reflexão, aprender técnicas que lhe permitam manter o controle (como
contar até 10), ser racional procurar o problema e não ligar para a emoção que vem junto do problema e assim trazer a solução.
Rede de relacionamento: é uma teia de contatos de
vários níveis, ela é fundamental para se socializar. Quando se fala em
networking existem 2 desafios: 1. dimensionar os relacionamentos de forma
múltipla sendo capaz de se relacionar em qualquer nível possível e assim ser
lembrado (a) de forma positiva. 2.
Manter a rede de contatos, enviando mensagens periódicas, fazendo convites para
eventos sociais e comparecendo nesses eventos.
Construção da imagem: é a adequação visual ao
contexto social que está presente. O traje correto e adequado ao momento, as
combinações de cores, estilo, estampas e estética das peças, cuidados físicos,
são a chave para a construção harmônica e atrativa da sua imagem pessoal. (Saiba
mais aqui)
Visualização: Praticas de ações de apoio, incentivo e
ajuda, é o destaque social, é a melhor forma de galgar um lugar nas mentes das
pessoas, de ser lembrado pelos que te cercam. É dividir a tarefa, se colocar à
disposição para ajudar, dar ideias e opiniões relevantes. Esse conjunto de atitudes devem ser sinceras,
transparentes e baseadas no que você tem de melhor para oferecer. Pergunte-se
sempre: de que maneira posso ajudar? Como posso incentivar crescimento, o
progresso, o bem-estar do próximo?
Pontos positivos e negativos: Reconhecer seus pontos
positivos e negativos é fundamental para que você consiga identificar os
motivos que te impedem de alcançar o sucesso, seja a timidez, ou outro
sentimento ou atitude. E sempre que encontrar um ponto negativo, tente
melhora-lo. E tente sempre manter os
pontos positivos.
Quando bem praticado o marketing pessoal é uma ferramenta
extremamente eficaz para se alcançar o sucesso pessoal, social e profissional e
além de se beneficiar ele também proporciona bem-estar aos que estão ao seu
redor. Pense nisso.
Espero que este post te ajude a alcançar o sucesso que você
merece, essas lições eu aprendi em um curso de marketing pessoal que fiz, e sinceramente tento colocar em ação, há coisas que são
realmente difíceis de fazer, ( no meu caso manter as rede de relacionamento por
exemplo), mas não impossíveis e sei que se você se esforçar, conseguira
construir uma imagem de confiança que lhe permitira chegar aonde quiser.
Grande beijo.
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