Parque do Carmo - São Paulo
Olá amados, tudo bem?
Hoje vou falar sobre um ponto turístico daqui do Estado de São Paulo, o parque do Carmo, localizado na Avenida Alfonso de Sampaio e Souza nº:951 - Itaquera, possui uma área de 1.500.000 m² , além disso, o parque conta com um bosque que tem cerca de 6 mil árvores, entre cerejeiras e eucaliptos, lagos naturais e diversas especies de animais. Estrutura completa com banheiros, anfiteatro, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de cooper, playgrounds, estacionamento próprio, espaço para piquenique, churrasqueiras, quiosques, e ainda há o Museu do Meio Ambiente, monumento a Imigração Japonesa, viveiro Arthur Etzel e Bosque da leitura.
Entrada do parque - São Paulo. gov; |
De acordo com o site oficial de são paulo, é realizado no local a Festa das cerejeiras, desde 1978, o festival comemora a florada da árvore conhecida como Sakuras - simbolo do Japão. O evento é organizado pela Federação Sakura e Ipê do Brasil.
Vale lembrar que a florada dura apenas alguns dias e esta data é a única oportunidade de conferir os caminhos formados pelas flores em tons de rosa.
O festival das cerejeiras, a festa das cerejeiras é magico! Muitas flores, muita beleza natural, muito verde, rosa, e flores voando livres... Só que a magia mesmo, fica por conta da natureza, as incríveis árvores de cerejeiras (ypês), que em seu auge soltam suas folhas que são levadas pelo vento, deixam o local com um florido rosa maravilhoso, é o ambiente perfeito para namorar, fazer piqueniques e curtir a beleza natural do local.
Através deste festival os visitantes podem conhecer e experimentar um pouco da cultura japonesa e da culinária, o festival também serve para o parque arrecadar dinheiro para manutenção.
Minha experiência com o festival se deu esse ano, na 41ª educação da festa na zona leste, ocorreu nos dias 2,3 e 4 de agosto (2019), fomos no último dia (domingo). Foi uma surpresa do meu marido, em compô com as minhas amigas, pois eu sempre quis conhecer o festival e nunca tinha a oportunidade de ir, sabe aquela desculpa: esta frio, esta chovendo é muito longe, etc. Assim, ele bolou tudo com elas, e eu fiquei encantada, pena mesmo que estava um frio de lascar e eu queria muito ficar na cama cheia de cobertas, assistindo filmes e comendo pipoca, mas ainda bem que decidimos ir, mesmo no frio, pois valeu cada minuto.
Juntos fizemos um piquenique e também demos uma volta para conhecer o parque inteiro, jaque era a primeira vez de todos, e nossa ele é gigante, e lindo. Subimos para o bosque das cerejeiras e disputamos umas árvores para fazer as fotos abaixo (risos).
Considerações finais:
Valores: no parque há várias opções de quiosques com diversos alimentos, o custo, para mim, é considerado normal, exemplo: uma agia de coco, estava R$: 5,00(cinco reais), como pago esse valor em vários lugares, inclusive na feira de domingo perto de casa, considero um valor normal. Nem caro, nem barato.
A entrada no parque é gratuita.
(se alguém tentar te vender uma entrada, ingresso para o evento, saiba que esta tentando te roubar)
O festival trouxe varias barracas com comidas típicas japonesas (que eu amo!!), e essas estavam com um misto de caro e barato, alguns pratos estavam bem baratos - atribuindo filas gigantes, outros, por exemplo, o pastel, estava caríssimo, então a questão era procurar. Porém, o cheiro estava realmente delicioso. Pontos negativos: conversando co moradores do local, eles disseram que falta cuidados com o parque, que não há policiamento e alguns brinquedos estão quebrados a um bom tempo, além disso, faltam funcionários para a realização da limpeza dos banheiros, algumas churrasqueiras estão danificadas, tudo isso devido a péssima administração pública do mesmo, e, ao mesmo tempo descaso de pessoas que não entendem que o público é de todos e acabam por quebrar as coisas para seu próprio deleite. Quanto ao festival, se você é uma pessoa impaciente, é melhor nem ir ou se for leve sua própria comida, pois há muitas filas nas barracas para comprar comida e bebidas, e dificuldades para encontrar um cantinho no bosque das cerejeiras para você curtir. Lembrando que o parque é gigante e tem muito espaço, mas durante o festival o bosque fica lotado.
Comentários