Projeto Integrador II 2019 UNIVESP
Hoje venho falar sobre o segundo projeto integrador que realizamos. Titulo: Integração intercultural: A musicalização como instrumento de socialização e adaptação no convívio escolar. Desta vez o processo foi muito mais simples, afinal toda aquela tensão de não saber o que fazer foi embora no desenvolvimento do projeto integrador I. Desta vez o projeto se deu, com uma problemática de cunho internacional.
Ao ir ate a escola parceira, descobrimos que um dos problemas chaves era a barreira linguística, pois a escola trabalhava com imigrantes e refugiados, e esses quase não tinham vocabulário e fluência em português, o que tornava o trabalho do professor difícil, tanto para ensinar, quanto para explicar aos demais alunos brasileiros, que não existe diferença entre Nós e Eles.
Assim, começamos nossa investigações, pesquisas, entrevistas, observações, e decidimos que a melhor maneira de resolver esse problema, seria mostrar aos discentes que, mesmo sendo de países diferentes, nós somos Humanos e além disso as diferenças podem ser bem pequenas. Na sala a qual focamos nosso projeto, havia 3 bolivianos, então focamos na educação e cultura boliviana, procurando de todas as formas, identificar igualdades de cultura. Encontramos muitas coisas parecidas entre Brasil e Bolívia, então montamos um plano de aula que tinha o objetivo de introduzir a cultura boliviana, junto com sua música, histórias, e linguagem (espanhol).
Assim iniciamos a prática com a apresentação do vídeo instrumental com flauta Pam e levamos o instrumento para que eles pudessem experimentar.
Veja um exemplo do vídeo
Depois partimos para uma oficina de música, onde construímos chocalhos com grão de arroz e bolinhas de golfe, utilizando as cores das bandeiras para que os alunos decorassem conforme desejassem.



Passamos a conversar e falar sobre a linguagem, onde muitos alunos contribuíram com seus conhecimentos, tanto em espanhol quanto em inglês, o que deixou muito rico a experiencia. Depois disso fizemos a confecção de uma bandeirinha, que seria uma lembrança que eles levariam para a casa. E foi mui gratificante observar como as crianças se empenharam e curtiram a atividade.
Então para terminar convidamos os alunos para cantar e dançar a cantiga de roda Ciranda cirandinha e introduzimos essa musica em espanhol também, e foi observado que alguns alunos ate saíram cantando a mesma.
No final nosso objetivo com o projeto não foi totalmente alcançado, pois os alunos bolivianos, não compareceram no dia da prática, mas os alunos brasileiros conseguiram compreender que há diferenças porem também há muitas semelhanças entre as culturas.
Assista a nosso vídeo da apresentação do projeto integrador II



Comentários