Meu método de estudo

Ola pessoal, uma inscrita do meu canal me perguntou qual o seu método de estudo? E eu na tentativa de responder escrevi esse post. Espero de coração, que te ajude muito. Além disso, veja aqui  no blog o plano de estudos que utilizo também. 

Meu Método de estudo –  nada mais é do que uma junção de três técnicas de estudo, essa junção foi criada por mim, no decorrer do processo de aprendizagem. Para chegar a ela, precisei pesquisar técnicas de estudo, e experimentar cada uma, observando quais me adaptei melhor e tive um bom resultado. Cada estudante estuda de uma maneira por isso esse  método  funciona pra mim, o que significa que você pode colocar em prática, e ele não lhe dará resultados, mas não custa experimentar. 

Além disso preciso frizzar: é preciso dedicação, organização e foco para dar certo. Principalmente, se você, assim como eu, estuda no  EAD. 

Mas antes  de contar meus segredos, é necessário que você conheça pelo menos  um resumo de cada técnica que utilizo, eu pequei exatamente o resumo do site O globo - matéria: Cinco métodos de estudo que melhoram o aprendizado, segue:

Técnica Pomodoro:  Produtividade, foco e equilíbrio são mais que só palavras mágicas. Baseado na combinação de trabalho e relaxamento, o método define que períodos de esforço devem ser recompensados com momentos de distração. Idealizada pelo italiano Francesco Cirillo, a técnica foi criada para fazer do tempo um aliado dos estudantes. Na década de 80, quando ainda era aluno de graduação, Cirillo percebeu que sua produtividade crescia ao mesclar minutos de trabalho com curtos períodos de descanso. Não há tempo definido para a técnica, mas o convencional é o formato 25/5, que oferece cinco minutos de descanso a cada 25 minutos de concentração. Usando alarmes para delimitar cada momento, a hora de relaxar pode ser preenchida como cada estudante preferir, desde usar o celular até fazer alongamentos.
Mapa mental: E os mapas mentais são ideais para pessoas de mentes mais visuais, exatamente por investirem em imagens, setas e cores. Formalizado nos anos 70 pelo escritor inglês Tony Buzan, o mapa mental organiza matérias em um diagrama, elegendo um tema central. Em seguida, é preciso conectar esse assunto principal a tópicos paralelos. Tem um post aqui falando mais detalhadamente sobre isso. 


Teste Prático: Frequentemente sugerido pelos professores de cursinhos, o teste prático lembra o formato dos simulados. E ajuda o aluno a treinar para uma prova, utilizando suas anotações. 
Fonte:https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/guiaenem/cinco-metodos-de-estudo-que-melhoram-aprendizado-22294234
Como faço: Primeiramente utilizo o pomodoro para estudar, prefiro discorrer 1 hora de estudos a cada 30 minutos de descanso. (Assim da tempo de ver algum vídeo no youtube, ir ao mercado, lavar uma louça, coisas do tipo). Depois de fazer anotações e estudar, faço uma revisão visual com mapas mentais, (dependendo da matéria, só faço a revisão com texto escrito – isso acontece porque  tem conteúdos que não consigo visualizar). Depois por fim, faço o teste prático – esse teste eu divido em 2 tipo:
Testes anteriores – são provas anteriores das matérias (no caso da faculdade) ou da prova (no caso do vestibular). Imprimo e faço a prova, vejo o tempo que precisei para concluir e vou diminuindo com o tempo de prática e corrigindo as questões fazendo anotações que considero importante.
Minha prova- um exame elaborado por mim, com minhas dúvidas, perguntas que acho validas e podem cair na prova, etc.
Depois dessa explicação desejo que esse método te ajude! Bons estudos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados