Erros da Minha 1ª Aula
Nesse post aqui, descrevo como foi a minha primeira aula. Mas hoje vou explicar as atividades que planejamos e também comentar os erros que cometi.
A primeira atividade foi desenvolvida pensando em trabalhar os sentimentos
> O objetivo era mostrar aos alunos que existem sentimentos que necessitam ser jogados fora, transformados, tem coisas que fazemos que geram sentimentos bons e ruins ao nosso próximo.
> Utilizamos o livro a lata de sentimentos da Monica Guttman para ilustrar como é possível, colocar os sentimentos para fora, transformando eles em arte, poesia, musica, texto, diálogos.
> Materiais:
Levamos conosco: a folha sulfite e o livro.
Pegamos com a escola: a tinta guache e os pinceis.
Ei pessoal agora pintem!
(Não esqueçam de sujar o chão, as mesas, as cadeiras e os colegas 😉. Juro que nem pensei que poderiam sujar tanto)
Alguns trabalhos realizados |
Alunos misturando as cores |
Aluna desenvolvendo a atividade |
Aluna desenvolvendo a atividade |
> O que aprenderam: Por incrível que pareça, eles captaram de primeira a mensagem, entenderam a importância de olhar os sentimentos de outra perspectiva, entenderam como suas ações podem gerar sentimentos nos outros.
Erros:
- Não levar copinhos ou pratinhos para despejar as tintas;
- Não levar panos de chão e flanelas para limpar a sala depois da atividade;
- Não levar álcool, ou sapão para limpeza;
- Não avisar a professora com antecedência que seria uma atividade com guache;
- Não levar papel higiênico.
No período da tarde corrigimos esses erros: levamos pratinhos para as tintas, panos para limpeza, papel higiênico, e álcool.
Erro: levar álcool liquido (fato: um aluno espirrou álcool no olho do outro).
Aprendi que o melhor é álcool em gel.
A segunda atividade foi inspirada no Guia para o desenvolvimento de reunião sócio educativas - Fundação TideSetúbal, realizado no dia seguinte.
> O objetivo: gerar o senso de pertencimento, mostrar ao aluno de onde ele é, e porque ele precisa cuidar do local onde vive.
> Utilizamos: uma apresentação que envolvia desde a galaxia até o mapa do bairro. Circulamos a escola no mapa do bairro e utilizamos uma cartolina para colar casinhas e bonequinhos pintados pelos alunos, mostrando que todos eles viviam em torno da escola. Perguntamos o que eles conheciam e marcamos no mapa com caneta.
> Materiais:
Levamos: mapa do bairro impresso, cola, caneta, tesouras, casinhas e bonequinhos para colorir, cartolina branca.
Dos alunos: Canetinhas, lápis de escrever e de cor, colas e tesouras.
Mapa sendo desenvolvido |
Apresentação de onde eu sou? |
Mapa do Brasil com todos os estados |
Alunos observando os bairros |
Eu ajudando a colar as casinhas no mapa |
> O que aprenderam: Nessa atividade, falamos sobre conhecimentos que já tinham sido abordados pelas professoras, como reciclagem, solidariedade e sentimentos, mas fomos alem e falamos sobre politicas, planejamento, mostramos que podiam contar com pessoas, amigos, família, políticos, empresas, ongs, para então transformar os sonhos e planos em realidade.
Erros:
- Levar cola liquida;
- Falar sobre política;
Não que seja errado falar sobre o tema politica, pelo contrário, mas de certa maneira levei o assunto pro lado pessoal, ao interagir com os alunos, não consegui explicar o que queria e Graças a Deus! As professoras estavam na sala e interferiam permitindo que a mensagem sobre o que é politica, porque podemos contar com os políticos, fosse recebida corretamente.
Dicas:
Eu recebi varias dicas legais das professoras titulares, então como conselho é de graça vou transmiti-las aqui também:
- Não tenha medo de tratar um assunto
- Tente não levar o assunto pro lado pessoal
- Estude mais matemática, pois o curso deixa a desejar na matéria
- Para conter os alunos, não precisa gritar, é só ficar calada e esperar que os mesmos se acalmem
- Com o decorrer do ano letivo, você deve perceber a evolução dos alunos e entender o tipo de linguagem a ser utilizado.
- Se coloque como professora, você não é um coleguinha do aluno.
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