Erros da Minha 1ª Aula

Nesse post aqui, descrevo como foi a minha primeira aula. Mas hoje vou explicar as atividades que planejamos e também comentar os erros que cometi. 

A primeira atividade foi desenvolvida pensando em trabalhar os sentimentos
 > O objetivo era mostrar aos alunos que existem sentimentos que necessitam ser jogados fora, transformados, tem coisas que fazemos que geram sentimentos bons e ruins ao nosso próximo. 
> Utilizamos o livro a lata de sentimentos da Monica Guttman para ilustrar como é possível, colocar os sentimentos para fora, transformando eles em arte, poesia, musica, texto, diálogos. 
> Materiais: 
Levamos conosco: a folha sulfite e o livro. 
Pegamos com a escola: a tinta guache e os pinceis. 

Ei pessoal agora pintem!  
(Não esqueçam de sujar o chão, as mesas, as cadeiras e os colegas 😉. Juro que nem pensei que poderiam sujar tanto) 

Alguns trabalhos realizados 

Alunos misturando as cores 

Aluna desenvolvendo a atividade 

Aluna desenvolvendo a atividade 
> O que aprenderam: Por incrível que pareça, eles captaram de primeira a mensagem, entenderam a importância de olhar os sentimentos de outra perspectiva, entenderam como suas ações podem gerar sentimentos nos outros. 

Erros: 
  • Não levar copinhos ou pratinhos para despejar as tintas; 
  • Não levar panos de chão e flanelas para limpar a sala depois da atividade;
  •  Não levar álcool, ou sapão para limpeza;
  •  Não avisar a professora com antecedência que seria uma atividade com guache; 
  • Não levar papel higiênico. 
No período da tarde corrigimos esses erros: levamos pratinhos para as tintas, panos para limpeza, papel higiênico, e álcool.
 Erro: levar álcool liquido (fato: um aluno espirrou álcool no olho do outro). 
Aprendi que o melhor é álcool em gel. 


A segunda atividade foi inspirada no  Guia para o desenvolvimento de reunião sócio educativas - Fundação TideSetúbal, realizado no dia seguinte.
> O objetivo: gerar o senso de pertencimento, mostrar ao aluno de onde ele é, e porque ele precisa cuidar do local onde vive. 
> Utilizamos:  uma apresentação que envolvia desde a galaxia até o mapa do bairro. Circulamos a escola no mapa do bairro e utilizamos uma cartolina para colar casinhas e bonequinhos pintados pelos alunos, mostrando que todos eles viviam em torno da escola. Perguntamos o que eles conheciam e marcamos no mapa com caneta. 
> Materiais: 
Levamos: mapa do bairro impresso, cola, caneta, tesouras, casinhas e bonequinhos para colorir, cartolina branca. 
Dos alunos: Canetinhas, lápis de escrever e de cor, colas e tesouras.  

Mapa sendo desenvolvido

Apresentação de onde eu sou?

Mapa do Brasil com todos os estados 

Alunos observando os bairros 
Eu ajudando a colar as casinhas no mapa

> O que aprenderam: Nessa atividade,  falamos sobre conhecimentos que já tinham sido abordados pelas professoras, como reciclagem, solidariedade e sentimentos, mas fomos alem e falamos sobre politicas, planejamento, mostramos que podiam contar com pessoas, amigos, família, políticos, empresas, ongs, para então transformar os sonhos e  planos em realidade. 

Erros:
  • Levar cola liquida; 
  • Falar sobre política; 
Não que seja errado falar sobre o tema politica, pelo contrário, mas de certa maneira levei o assunto pro lado pessoal, ao interagir com os alunos, não consegui explicar o que queria e Graças a Deus! As professoras estavam na sala e interferiam permitindo que a mensagem sobre o que é politica, porque podemos contar com os políticos,  fosse recebida corretamente. 

Dicas:
Eu recebi varias dicas legais das professoras titulares, então como conselho é de graça vou transmiti-las aqui também:

  • Não tenha medo de tratar um assunto 
  • Tente não levar o assunto pro lado pessoal
  • Estude mais matemática, pois o curso deixa a desejar na matéria 
  • Para conter os alunos, não precisa gritar, é só ficar calada e esperar que os mesmos se acalmem
  • Com o decorrer do ano letivo, você deve perceber a evolução dos alunos e entender o tipo de linguagem a ser utilizado. 
  • Se coloque como professora, você não é um coleguinha do aluno. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados