Tipos de depilação
Hoje vamos falar sobre um assunto que gera muita polêmica!
Um dos cuidados íntimos mais procurados da atualidade e que antigamente era algo inimaginável, só para os ricos, reis e rainhas --- Estou falando da depilação.
Há mulheres que preferem não se depilar, a mulheres que não fazem isso por convicções religiosas, a outras que fazem fielmente e não suportam os pelos, a outras que de vez em quando tira de vez em quando não. E nesse grupos dos depiladores, não podemos deixar de mencionar os homens, que vem ganhando mais liberdade, e optado por remover os pelos também. HIGIENE, no final das contas .
Porém, com tanta forma de depilação existente: Qual é mais eficaz? Qual possui resultados prolongados? Qual é menos dolorido? Por essas e outras, vou falar sobre os: tipos de depilação. (No fim eu conto, quais eu uso.)
1- Depilação com lâmina (tradicional):
Esse eu digo que é tradicional, pois muitas pessoas são adeptas a ela, isso por ser um procedimento indolor.
O método consiste em utilizar um espumante (sabonete, creme, espuma de barbear e até pasta de dente), passar sobre a superfície onde esta o pelo fazendo espuma, com a lâmina, de preferência nova, e com muito cuidado passar o aparelho de barbear (gilete) na direção oposta do crescimento dos pelos.
Ação: Cortar os pelos rende a pele.
Duração: 2 a 5 dias (depende do crescimento de pelo de cada pessoa)
Problemas: Surgimento de pelos encravados
Mito: Os pelos ficam mais grossos.
Cuidados: Corte com a lamina
2- Depilação com creme depilatório:
Esses cremes depilatórios são mágicos! Entretanto possuem um cheiro fortíssimo e claro o risco de queimaduras. Mas estão caindo no gosto das pessoas por ser indolor.
O método consiste em aplicar o creme depilatório com a espatula, que vem com o produto. Esperar agir entre 10 a 45 minutos ( o tempo depende do fabricante e do tipo de pelo da pessoa), depois com um pano molhado remover o creme com movimentos circulares, retirando assim, devido ao atrito, os pelos atingidos pelo creme. Caso necessário repetir a operação para a remoção completa do pelo. Depois enxaguar com água e sabão neutro, para remover todo resíduo do produto.
Ação: Cortar os pelos rende a pele.
Duração: 2 a 5 dias (depende do crescimento de pelo de cada pessoa)
Problemas: Surgimento de pelos encravados e alergias
Mito: Os pelos ficam mais grossos.
Cuidados: Queimaduras por tempo de exposição e por exposição ao sol
3- Depilação com cera:
Esse sim, é sofrido! A depilação com cera consiste em arrancar os pelos da raiz, o que faz com que esses demorem para crescer e até mesmo "danifiquem a raiz" do pelo fazendo com que nunca mais cresçam. Problema? Dor! As regiões da virilha e axila, são as que mais doem, por serem mais sensíveis. Quando mais grosso o pelo for, mais dor sentira a pessoa que optou por esse procedimento. Também é um procedimento rápido, pois são removidos vários pelos de uma vez só. Esse processo pode ser feito com cera quente e com cera fria. Para se obter um melhor resultado, você deve aplicar a cera no sentido de crescimento do pelo e puxa-la rapidamente no sentido oposto do crescimento do pelo.
Ação: Arrancar os pelos da raiz
Duração: 10 a 15 dias (depende do crescimento de pelo de cada pessoa)
Problemas: Surgimento de pelos encravados quando mal feito, alergias e vermelhidão
Mito: Podem arrancar sua pele
Cuidados: Queimaduras com cera
Curiosidades: A região que menos doí para se remover os pelos é o Anus. Sim, acreditem, mesmo sendo uma região sensível, aparentemente o músculo do bumbum suporta muita dor (risos)
4- Depilação com Linha:
Essa parece inofensiva, mas é só aparência mesmo. Muito usada no rosto e para fazer sobrancelhas, substituindo a pinça, a linha tem o proposito de arrancar os pelo da raiz, em um movimento de vai e vem, que acaba por friccionar a pele, causando dor, além é claro de se ter vários pelos sendo puxados de uma vez.
Ação: Arrancar os pelos da raiz - vários de uma vez
Duração: 10 a 15 dias (depende do crescimento de pelo de cada pessoa)
Problemas: vermelhidão e ardência na pele
Cuidados: Machucar a pele - como um beliscão.
5- Depilação a laser
Essa de todas é a mais cara e mais eficiente, você obtém resultados desde a primeira sessão e leva cerca de 30 a 45 dias para o pelo nascer novamente, e com o tempo eles não nascem mais. O método consiste em "queimar" a raiz do pelo com um laser, a ponto do folículo ficar cicatrizado e impedir que o pelo saia. Pode ser feito em todas as partes do corpo. Muito procurado para as regiões intima, tanto para homens quanto para mulheres. Os valores variam dependendo do tipo de pelo e da quantidade de sessões necessárias. A dor no que lhe concerne é bem menor que a da cera, praticamente um formigamento leve, mas isso também é sugestivo, depende muito da tolerância a dor de cada um. Tem pessoas que não suportam o procedimento.
Ação: Queimar a raiz do pelo
Duração: Primeira sessão 30 - 45 dias para nascer (depende do crescimento de pelo de cada pessoa). Demais sessões de 2 a 5 meses para nascer (depende do crescimento de pelo de cada pessoa).
Problemas: Possíveis queimaduras, deve ser feito por profissionais e em clínicas especializadas
Mito: Os pelos não crescem mais - isso é sugestível, acontece que cada ser humano possui uma quantidade de hormônios que influencia no crescimento dos pelos, por isso o resultado é diferente para cada pessoa, umas precisam de muitas sessões.
Cuidados: Necessário aplicar pomada na região e não se expor ao sol logo em seguida.
Já posso dizer que sou especialista nesse quesito(risos).
Sim, já experimentei todos os métodos mencionados acima. Para mim os cremes depilatórios e as laminas surtem um efeito muito rápido, dentro de dois dias, já tem pelos apontando, e dizendo oi. Já fui do tipo que não suportava meus pelos, a ponto de estar a cada dois dias passando o creme e/ou a lamina e claro me cortando com esse processo. Hoje procuro métodos mais efetivos, porque os pelos me incomodam, e pior ainda é a dorzinha dos pelos encravados. Tentei a cera, e vi muito resultado com ela, mas nas regiões intimas, como virilha e axila, a dor é grande e a lagrima corre. Não tem jeito!
Por esse motivo depilação com cera, só nas pernas. Onde tenho bastante resistência a dor e curto o resultado, dentro de 15 dias os pelos começam a apontar, mais da para segurar até com 25 dias antes de outro aplicação de cera. A cera quente é a que me deixa com menos pelos encravados. O valor varia de profissional, mas cerca de R$50,00 cada sessão. Fazer em casa? Juro que já tentei, mas tenho dó de puxar a cera e acaba piorando a situação. Normalmente escolho cera a base de água, ou seja, ela sai quando passa água.
Para as regiões mais complicadas e doloridas eu optei por depilação a laser. Faço na Espaço Laser, paguei caro, mas não me arrependo. Vi resultados incríveis desde da primeira sessão, além para praticidade de ter várias unidades espalhadas no país, é só ir lá com o seu CPF e RG e fazer uma sessão onde estiver. O único problema que preciso mencionar aqui, é que dependendo da unidade, o procedimento parece ser diferente (digo isso porque em uma unidade, os meus pelos demoraram mais para nascer, e quando realizei o procedimento em outras os pelos nasceram mais rápidos - porém não posso dizer com absoluta certeza, se são tipos diferentes de equipamentos, ou problemas hormonais - esses interferem direto na produção e crescimento de pelos). Eu indico a Espaço Laser por fazer lá as minhas sessões, mas indico principalmente a depilação a laser, porque o resultado é muito melhor e mais duradouro do que os outros métodos.






Comentários