Vegetariana de Araque

Uma das primeiras coisas que decidimos mudar aqui em casa foi referente ao consumo de carnes. Eu amo carne de verdade, só de ver um pedaço de carne no mercado, já imagino ele assado, com molho e na minha boca:" NÃO SOU GAUCHA, MAS AMO CHURRASCO" - Então sendo assim como eu, que tanto amo carne, iria parar de consumir?
 Decidi ser radical, parar de uma vez por todas. Coloquei até Deus no meio (mente saudável, corpo saudável, templo de Deus impecável - meu mantra). No que deu, adivinhem? Voltei rapidinho... Só pensava: carne cozida + churrasco + frango assado + peixe = felicidade 😀.   Foi aí que entendi uma coisa, não preciso ser vegetariana, vegana ou coisa do tipo, preciso ter CONSCIÊNCIA  do que como (de onde vem, como foi feito, onde foi comprado, quanto estou consumindo, o valor correto a pagar, etc;).

Reflexão:  Preciso consumir conscientemente e para isso, preciso diminuir a quantidade de carne que consumo. 


 Como já mencionado antes, estar financeiramente instável, facilitou muito, comprar carne para a semana inteira (2 refeições por dia, durante 7 dias = Muito dinheiro). Realmente  é muito caro, e se quer tínhamos noção disso,  foi aí que meu marido e eu, decidimos, eliminar a carne durante a semana (segunda, terça, quarta, quinta, sexta), substitui-la por legumes, verduras, frutas, massas, etc. Consumir carne apenas no final de semana (sábado e domingo), e  na hora de comprar pesquisar lugares que  não exploram os animais. BINGO! --> (economia + menos consumo + evolução de pensamento + saúde renovada = Sucesso no proposito) 

Por isso o título: VEGETARIANA DE ARAQUE - foi assim que me falaram quando eu disse que me tornei vegetariana durante a semana. Riram de mim,   mas tudo bem, tenho visto mais resultado  positivos com a minha escolha  do que com a opinião dos outros. - Sei que nesse caso pedi para que rissem, já que não expliquei o conceito, mesmo assim, quando menciono algo do tipo, as pessoas tendem a me olhar como se fosse LOUCA. 

O conceito: Aqui o objetivo não é parar de comer carne, ou derivados. O objetivo aqui é reduzir o consumo,  valorizar o produtor  e diminuir a exploração de um único animal. 

Minha visão: Veja bem, eu não acredito que comer ovos da galinha, ou tomar leite da vaca seja errado,  assim como consumir manteiga, queijo, sorvete, bolos, etc. O que é errado, para mim, é a exploração, que as indústrias  fazem desses animais, isso  para conseguir suprir o consumo excessivo da nossa sociedade (demanda e procura).  Diminuir o consumo de derivados,  e até mesmo dos próprios animais, impedi que esse consumo exagerado continue crescendo, mas para isso é necessário vários seres humanos mais conscientes. Dispostos  a lutar pela causa, a fazer sacrifícios e melhores escolhas, mais seres humanos pensantes. 

Resultado positivo: Já tem uns 3 meses que optamos por reduzir o consumo de carne durante a semana, percebi que emagreci, percebi que vou mais regularmente no banheiro, percebi que o diabete está  controlado (sem remédio), percebi que minha pele está melhor. 

Conflito: Não quero gerar conflito com quem realmente acredita nesse movimento de parar hoje e agora de comer animais e derivados, confesso que admiro muito essas pessoas, admiro sua capacidade de fazer boas escolhas, invejo até  sua capacidade de gerar o novo, experimentar o novo. Até já tentei, mas vi que isso não é para mim.  Porém, não significa que eu tenha que ser do time contrário,  porque eu também quero um planeta melhor, quero tomar atitudes para um mundo saudável, quero ter para mim e minha família  um consumo consciente, saudável. Com tudo não vou, desisti de comer um frango assado ocasionalmente. Será que podemos coexistir assim? Espero mesmo que sim. 


Como cheguei aqui:  Sempre fui muito preocupada com o peso, saúde, regime, etc. Entendia que ser vegetariana, me tornaria magra, esbelta a ponto de ser modelo de passarela (só ilusão). E pesquisei muitas vezes sobre como ser vegetariana, como parar de comer carne, descobri coisas do tipo: Carne fica 3 dias para ser eliminada do organismo. Carne faz mal para quem é diabético. Mas nunca conseguia fazer nada a respeito, mesmo assistindo vídeos de como são criados os porcos, de como é tirado o leite da vaca, de como os pintinhos são triturados, de como matam os animais que compramos congelados no mercado etc - esses vídeos jamais me fizeram mudar. 
Isso porque eu entendia que se não parasse de comer carne, não estava mudando nada. Tinha eu uma mentalidade, onde o consumo é sim, permitido, no entanto, se decidir ser diferente, tem que parar de consumir. 
JAMAIS  me passou pela cabeça que eu poderia REDUZIR O CONSUMO, e estaria lutando pela mesma causa. Foi aí que comecei a estudar sobre o consumo capitalista excessivo que vivemos em nossa sociedade, e comecei a refletir sobre as coisas: O QUE VEMOS É REALMENTE ASSIM?  Depois tive certeza que, poderia fazer escolhas melhores, mesmo sem ter que renunciar a um bom salmão defumado. 


Alguns textos  que li:
Consumo, consumismo e seus impactos
Capitalismo e a sociedade do consumo
Consumo excessivo
O que é minimalismo?

Documentários:
Cowspiracy
Food Matters
Food Choices
A carne é fraca (BR)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados