Venho hoje mostrar a vocês como um jantar tipico no nosso país era nos anos de 1800. Essa refeição foi relatada, por uma pedagoga alemã, que veio ao país trabalhar e se escreveu várias cartas a sua amiga, contando sua experiência. Esse copilado foi reunido em sua volta a Alemanha e surgiu o livro: Meus romanos alegria e tristezas de uma educadora alemã no Brasil
(clique aqui para ver a resenha).
Tendo isso em mente, sabemos que essa refeição pode parecer muito estranha e, em simultâneo, muito comum ao nosso cotidiano. O que percebemos de fato ao ler esse livro é que, mesmo sendo escrito a tanto tempo, cerca 218 anos, alguns fatos parecem recentes e corriqueiros.
|
Trecho tirado do livro citado.
Descrição: "Assados de porco já cortados, montes de arroz (naturalmente cor de tijolo, (por causa dos tomates cozidos juntos), travessas gigantes de feijão-preto acompanhadas pelo seu inseparável complemento, o bolo de fubá. Como sobremesas havia uma compota de batata-doce, milho-cozido em leite (chamado canjica) seguido pelo melado da goiaba(goiabada) e vinho."
|
E ai sentiu vontade de fazer essa tipica refeição e se deliciar? Se sim, me conte aqui como foi sua experiência. Sinceramente, eu prefiro estar em pleno século XXI, e não ter que comer tanto, devia ser um terror, imagine? Se quando exageramos um pouco já ficamos mal, imagine uma refeição tão forte quanto essa e pior em um jantar. É dureza! - Mas talvez, fossem pequenas porções que formavam o conjunto todo. Só refazendo para descobrir.
Comentários