A História da Dona Baratinha

Lá no canal eu conto a historia Dona Baratinha detalhadamente e com fantoches. 
É uma história bem legal e divertida com uma mensagem bem inteligente.  


Mas se você já veio de lá. Abaixo você pode fazer o download (baixar) uma atividade  bem divertida, referente a história. Você pode imprimir em um papel e expor  na geladeira com ajuda de um imã de origami. Que tal? Ou você pode fazer pelo computador, ou celular com um aplicativo, ou programa, que permite escrever e pintar. Sei que vai ficar lindo. Depois me marque nas redes sócias, para eu ver. 

Mas Vivi, eu vim aqui porque você falou do Jogo. Calma! Disponibilizei alguns jogos online, de sites que eu confio e utilizo, são jogos interessantes que você pode jogar e aprender com eles. Eu faria às duas opções porque são ótimas.

Atividades: 








Jogos alternativos (não fazem parte da história, mas são educativos): 


  • Mestre da tabuada: Nesse jogo você precisa realizar contas de multiplicação, divisão, subtração, adição  para conseguir acabar com os inimigos.  http://www.escolagames.com.br/jogos/mestreDaTabuada/?deviceType=computer
  • Animais exóticos: Nesse jogo você precisa encontrar as partes que completam os animais. Existe dois níveis de dificuldade o fácil e o difícil. Muito Divertido.  http://www.escolagames.com.br/jogos/animaisExoticos
  • Quebra- cabeça: Nesse jogo, você tem que montar um quebra-cabeça o mais rápido que conseguir. Arrastando as peças para o lado de montar, você tem o tempo contado, quantos acertos e quantos erros. Você pode escolher o nível de dificuldade e também pode escolher o quebra-cabeça. http://www.escolagames.com.br/jogos/quebraCabeca/


Bem caso queira contar ou escutar a história para alguém. Leia abaixo. 
Dona Baratinha; 

Dona Baratinha estava limpando sua casa, e ela encontrou uma moeda de prata. Dona Baratinha colocou a moeda de prata em uma caixinha e decidiu ir para a janela. Onde começou a cantar: Quem quer ? Quem quer comigo casar? 
Então  o gato disse: Eu quero!  E a Baratinha perguntou: O que você faz?
- Miau miau- miau - miau. Respondeu o gato.  
- Vá andando seu rapaz. Retrucou a Dona Barata.
Dona Baratinha  continuou cantando: Quem quer comigo casar? 
Passava o  cão e  elefalou: Eu quero!
Dona baratinha perguntou:  O que você faz?
- Au-au- au Au-au- au. Respondeu o cão. 
Vá andando seu rapaz com você eu não quero casar! Disse a Baratinha. 
Então a Dona Baratinha viu um boi passeando, e  gritou de novo: Quem quer comigo casar? 
Disse o boi: Eu quero
Ela perguntou para o boi: O que você faz?
- Muuu! Muuu- muuu. Respondeu.
- Vá andando seu rapaz com você eu não quero casar! Disse a Barata novamente. E continuou na janela cantando: Quem quer comigo casar? Quem quer comigo casar? O  galo  veio e disse: Eu quero! Ela perguntou ao galo:O que você faz?
- Cócórocócó!.... Mas nada agravava Dona Baratinha e ela também dispensou o galo, dizendo: Vai andando seu rapaz com você eu também não quero casar.
Então  Dona Baratinha lembrou da moeda de prata.Pegou a moeda e voltou a janela para cantar: Quem quer comigo casar? Eu tenho uma moeda de prata! Quem quer comigo casar?  Eu tenho uma moeda de prata! Quem quer comigo casar? 

Então um rato que estava passando por ali, falou: Eu quero! Surpresa pela elegância do rato, Dona Baratinha se interessou e disse:
- Ohh! E o  que você faz ?
O rato com toda polpa do mundo disse: Faço assim: Quiet Quiet Quiet.
Encantada com o som de sua voz Dona Baratinha concordou dizendo: Ahhh! Com você eu quero casar
Começou a preparação da festa. Dona Baratinha estava muito feliz de noiva. 
Mas o rato,  que era interesseiro, que só queria a moeda de prata,  quis fugir do casamento.  A rota mais curta era pela janela, que ficava perto do fogão. Então ele decidiu passar por cima de um caldeirão de feijão,que estava no fogão e  tinha sido preparado para o casamento como alimento para os convidados. E ele foi passar rapidinho, mas escorregou e caiu dentro do caldeirão de feijão. Estragando a festa, deixando Dona Baratinha sem casamento e sem comida. Ela então percebeu que o rato, só queria ficar com ela pelo que ela tinha de valor, não porque a amava de verdade. E disse a todos os convidados: 
Não terá casamento, porque eu devia ter escolhido melhor com quem eu casaria.  
Moral da história:   A mensagem da história da Dona Baratinha, é explicar que muitas vezes as pessoas (algumas, não todas) se aproximam de nós por causa dos nossos bens, dos nossos bens materiais (casa, carro, bom material escolar, boas roupas, dinheiro, etc). Essas pessoas veem essas coisas como boas e se aproximam da gente, não porque gostam da gente, mas, porque elas querem aquilo que temos. Então aprenda a escolher bem as suas amizades, procure fazer amizade com  pessoas que ficam com você porque elas te amam, porque elas querem o seu bem e não por interesse. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados