Tiradentes - Quem foi?
Hoje, dia 21/4 comemoramos no Brasil o feriado de Tiradentes, mas realmente sabemos quem foi esse homem? Quais seus feitos? E como ele se tornou um herói nacional? Quem ainda esta na escola, muito provavelmente estudará sobre o assunto, mas aqueles que terminaram os estudos a um tempo, ou aqueles que não puderam frequentar a escola, talvez não conheça a historia deste homem. Por esse motivo, trouxe em forma de questões a historia de Joaquim Jose da Silva Xavier, cunho Tiradentes.
Quem foi Tiradentes? “Tiradentes” era o apelido atribuído a Joaquim José da Silva Xavier, que ficou famoso por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira e por ter sido o único, entre os inconfidentes, a receber a pena capital, isto é, a pena de morte, pela forca.
Quando Joaquim nasceu? Nascido em 12 de novembro de 1746, na então Capitania de Minas Gerais, durante o Brasil Colonial.
Quais profissões ele desempenhou durante sua vida? Joaquim desempenhou várias profissões. Entre elas, estava a de dentista amador, por isso foi apelidado como Tiradentes. Além de dentista, Tiradentes também tentou a sorte como tropeiro (condutor de tropas de animais, transportadoras de mercadorias), minerador e mascate (mercador ambulante), mas fracassou em todas. A única profissão que lhe rendeu estabilidade foi o posto de alferes – patente abaixo da de tenente – da cavalaria de Dragões Reais de Minas, a força militar atuante na Capitania de Minas Geras e subordinada à Coroa Portuguesa.
Qual era o motivo da revolta da inconfidência? O motivo principal que animava Tiradentes e os outros envolvidos na Inconfidência a se levantarem contra o governo de Visconde de Barbacena e o Império Português era a constante retirada das riquezas da região por meio de impostos excessivos. Do ouro produzido na Capitania de Minas de Gerais, a Coroa Portuguesa cobrava o chamado quinto, isto é, o equivalente a cerca de 20% do total extraído. Ocorreu que, a partir da década de 1760, a extração de ouro regrediu consideravelmente, mas não o valor do imposto. A taxa do quinto continuou a ser exigida dos mineradores locais, e o governador Barbacena, para fazer valer a lei, chegava até a impor agressões físicas.
O que é a inconfidência Mineira? O movimento conhecido como Inconfidência Mineira ocorreu na então Capitania de Minas Gerais, na década de 1780. Os chamados inconfidentes, isto é, aqueles que, para a coroa portuguesa, haviam “faltado com a fidelidade” à metrópole, eram profundamente influenciados pelos ideais iluministas do século XVIII, sobretudo em razão das reformas empreendidas pelo Marquês de Pombal em Portugal e das constantes viagens que a elite brasileira fazia a cidades como Coimbra e Paris no século XVIII. Além disso, acontecimentos políticos de grande impacto, como a Independência dos Estados Unidos, em 1776, contribuíram enormemente para o desejo de instalação de um regime político pautado no ideais ilustrados entre a elite mineira, que almejava também se apartar do jugo da Coroa.
Como foi a Condenação? Alguns inconfidentes torturados contaram os planos para derrotar o governo regente da época. Presos, muitos dos inconfidentes, temendo severas punições, não confessaram seus crimes.A O único a fazê-lo foi Tiradentes, que, por isso mesmo, recebeu a pena mais dura, em um processo transcorrido na cidade do Rio de Janeiro, que só teve fim em 21 de abril de 1792.
Como morreu? Tiradentes foi enforcado, decapitado e esquartejado. Para que os súditos da Coroa nunca se esquecessem da lição, a cabeça de Tiradentes foi encravada num estaca e exposta em praça pública em Vila Rica, e seus membros, espalhados pela estrada que levava ao Rio de Janeiro.
Quando se tornou herói oficialmente? No ano de 1965, já na primeira fase do Regime Militar no Brasil, o marechal Castelo Branco, então presidente da República, contribuiu para o reforço dessa imagem de Tiradentes, sancionando a Lei Nº 4. 897 de 9 de dezembro, que instituía o dia 21 de abril como feriado nacional e Tiradentes como, oficialmente, Patrono da Nação Brasileira.
Simbolismo da ação? Tanto no período imperial quanto no período republicano, a imagem de Tiradentes passou a ser tomada como um ícone da liberdade e da independência do Brasil, como um herói da nação. Simbolo de liberdade.
O que inspirou? A historia de Tiradentes, inspirou a lei Nº 4897 de 9 de dezembro, o reconhecimento pela luta da independência.
Alem de dar o nome a uma cidade do Estado de São Paulo situado no extremo leste da cidade, a 35 quilômetros do marco zero- que é a Praça da Sé. A Cidade Tiradentes Paulista concentra mais de 40 mil unidades habitacionais, a maioria delas, construídas na década de 1980 pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo e por grandes empreiteiras, que inclusive aproveitaram o último financiamento importante do Banco Nacional da Habitação, antes de seu fechamento.
Já em minas Gerais o estado conta com um município chamado Tiradentes. Mas suas antigas denominações foram "Arraial Velho de Santo Antônio", e "Vila de São José do Rio das Mortes" e cidade de São José del-Rei. O nome São José resulta de homenagens ao então príncipe de Portugal, D. José I. A vila de São José resultou do desmembramento da vila de São João del-Rei em 1718. As lavras de São José del-Rei foram descobertas por João de Siqueira Afonso, em 1702, nos primórdios do século XVIII. Ao ser proclamada a República, o governo republicano precisava de um herói que, segundo os novos governantes, representava esses ideais. A escolha caiu sobre o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), que além de tudo combateu um governo monárquico. Dessa feita, foi mudado o nome da cidade para Tiradentes.
Fonte:
Historia do mundo: https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/tiradentes.htm
Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes_%28Minas_Gerais%29
Livro de Tiradentes PDF: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/85102.pdf
Planalto. gov: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/L4897.htm
Comentários