Disciplinas Escolares
Disciplinas escolares.
Surge no final do século XIX uma nova
terminologia, que introduz alguns pensamentos e gera teorias aplicáveis ao meio
acadêmico. Essa terminologia é conhecida como Disciplina escolar, um sinônimo
do conjunto de conhecimentos a serem ensinados e aprendidos, um ramo do conhecimento,
uma matéria escolar, um novo aprendizado. É possível analisar a construção do currículo,
através das disciplinas que a escola trabalha. A escola sem currículo, não
passa de um prédio vazio, e um currículo sem disciplinas - sem matéria, não
passa de mero documento sem poder. Essas teorias são criadas a partir de
reflexões, debates e discussões sobre a metodologia aplicada ao currículo em
ação, e cada uma possui uma base, uma inspiração, uma origem, há autores que
discursam sobre uma transposição didática das disciplinas acadêmicas, ou seja,
transformar o conhecimento cientifico, em um conhecimento escolar que possa ser
ensinado pelos professores e aprendido pelos alunos. Esse grupo em particular,
acredita que todo conhecimento é cientifico e que as disciplinas escolares são
responsáveis por transformar esse conhecimento em conteúdos, simples,
aplicável, e de fácil entendimento para que os alunos consigam por si sós, entender, debater, analisar, aplicar e
posteriormente ensinar.
Imagem do Google, pesquisa disciplina escolar |
Mas no meio acadêmico, o que não falta é
teoria, e elas nada mais são do que uma
forma de explicar um determinado fato, raciocínio, ou acontecimento, além
disso, as teorias se modificam
constantemente a cada tempo, conceito, espaço, assunto, portanto, um mesmo
tema, como o nosso tratado aqui, é desenvolvido por vários grupos que geram
novas teorias a todo momento. Na visão de alguns autores as disciplinas
escolares, por exemplo, se originam em
práticas de referência, ou seja, a experiência cultural, familiar e social dos
alunos e dos professores, possui peso sobre as práticas adotadas pelo
currículo, esse movimento nasceu depois da Segunda Guerra Mundial, onde alguns
pais decidiram criar uma escola, nas ruínas deixadas pelo ato de guerra, com a
ideia da pedagogia da escuta, em que a criança é protagonista de
seu processo de conhecimento, pois a
criança tem inúmeras formas de pensar, de se expressar, de entender e de se
relacionar. Por isso as disciplinas devem acompanhar as práticas sociais, e
desenvolver o estudante a partir dos conhecimentos sociais e pessoais dos
mesmos. Responsabilizando assim, os
estudantes pelos seus resultados.
As definições são muitas, as discussões
inúmeras, com isso, não deixaremos de fora o pensamento de outros grupos que acreditam que as disciplinas
escolares, na verdade, são formadas dentro da escola, de forma autônoma, ou seja, basicamente uma junção das duas teorias
anteriores, acreditam que o estudo cientifico trata dos problemas
relacionados com a crença e o conhecimento. Sendo assim, as disciplinas são
desenvolvidas na prática, utilizando os conhecimentos científicos e a
experiência dos alunos dentro de sala de aula, para exemplificar aquela
instrução facilitando seu aprendizado.
Portanto, os ramos teóricos são discutidos,
analisados, em cima de leis e emendas legislativas que contribuem para a
construção de um currículo aplicável, com disciplinas diversas, elaborado para
uma determinada comunidade, permitido
que essa adote a melhor maneira de aplicar os conhecimentos, necessários para a
construção do indivíduo dentro da sociedade.
Reflexão feita a partir dos conhecimentos sobre a história da educação e as teorias do currículo, disciplinas do curso de pedagogia da univesp.
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