Disciplinas Escolares


Disciplinas escolares.

Surge no final do século XIX uma nova terminologia, que introduz alguns pensamentos e gera teorias aplicáveis ao meio acadêmico. Essa terminologia é conhecida como Disciplina escolar, um sinônimo do conjunto de conhecimentos a serem ensinados e aprendidos, um ramo do conhecimento, uma matéria escolar, um novo aprendizado. É possível analisar a construção do currículo, através das disciplinas que a escola trabalha. A escola sem currículo, não passa de um prédio vazio, e um currículo sem disciplinas - sem matéria, não passa de mero documento sem poder. Essas teorias são criadas a partir de reflexões, debates e discussões sobre a metodologia aplicada ao currículo em ação, e cada uma possui uma base, uma inspiração, uma origem, há autores que discursam sobre uma transposição didática das disciplinas acadêmicas, ou seja, transformar o conhecimento cientifico, em um conhecimento escolar que possa ser ensinado pelos professores e aprendido pelos alunos. Esse grupo em particular, acredita que todo conhecimento é cientifico e que as disciplinas escolares são responsáveis por transformar esse conhecimento em conteúdos, simples, aplicável, e de fácil entendimento para que os alunos consigam por si sós,  entender, debater, analisar, aplicar e posteriormente ensinar.
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Mas no meio acadêmico, o que não falta é teoria,  e elas nada mais são do que uma forma de explicar um determinado fato, raciocínio, ou acontecimento, além disso, as teorias  se modificam constantemente a cada tempo, conceito, espaço, assunto, portanto, um mesmo tema, como o nosso tratado aqui, é desenvolvido por vários grupos que geram novas teorias a todo momento. Na visão de alguns autores as disciplinas escolares, por exemplo,  se originam em práticas de referência, ou seja, a experiência cultural, familiar e social dos alunos e dos professores, possui peso sobre as práticas adotadas pelo currículo, esse movimento nasceu depois da Segunda Guerra Mundial, onde alguns pais decidiram criar uma escola, nas ruínas deixadas pelo ato de guerra, com  a   ideia da pedagogia da escuta, em que a criança é protagonista de seu processo de conhecimento, pois  a criança tem inúmeras formas de pensar, de se expressar, de entender e de se relacionar. Por isso as disciplinas devem acompanhar as práticas sociais, e desenvolver o estudante a partir dos conhecimentos sociais e pessoais dos mesmos.  Responsabilizando assim, os estudantes pelos seus resultados.
As definições são muitas, as discussões inúmeras, com isso, não deixaremos de fora o pensamento de outros  grupos que acreditam que as disciplinas escolares, na verdade, são formadas dentro da escola,  de forma autônoma, ou seja,  basicamente uma junção das duas teorias anteriores,  acreditam que  o estudo cientifico trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento. Sendo assim, as disciplinas são desenvolvidas na prática, utilizando os conhecimentos científicos e a experiência dos alunos dentro de sala de aula, para exemplificar aquela instrução  facilitando seu aprendizado.
Portanto, os ramos teóricos são discutidos, analisados, em cima de leis e emendas legislativas que contribuem para a construção de um currículo aplicável, com disciplinas diversas, elaborado para uma determinada  comunidade, permitido que essa adote a melhor maneira de aplicar os conhecimentos, necessários para a construção do indivíduo dentro da sociedade.


Reflexão feita a partir dos conhecimentos sobre a história da educação e as teorias do currículo, disciplinas do curso de pedagogia da univesp.

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