Design gráfico


Origem
Desde a origem da humanidade tanto em termos evolutivos, quanto no sentido individual do nascimento é natural que o ser humano tenha a necessidade de se comunicar, primeiro por meio de gestos, expressões faciais e corporais, conhecidos como comunicação não verbal. Essa comunicação é uma forma de mostrar sentimentos como:  medo, alegria, raiva, cansaço , etc. Além de reações fisiológicas a estímulos externos e sensações internas o Homem sempre precisou transmitir aos outros o seu estado de espírito, isso para que seja entendido e atendido suas necessidades físicas ou emocionais mais básicas.  Ninguém hoje em dia sabe que tipo de sons os homens e mulheres pré-históricos produziam para se comunicar e muito menos quais gestos eram usados no seu cotidiano, essas informações não haviam como registar. Mas podemos ter diante de nós as figuras de bisões antílopes, desenhos que eles desenhavam há mais de 20 mil anos. Por esse motivo alguns livros sobre a história do design fazem questão de abordar o longo período que vai da pré-história até os tempos modernos para criar o contexto que o designer se desenvolveu e como ele chegou a se consolidar como conhecemos.  Nessa trajetória podem ser incluídas além das pinturas rupestres, as inscrições primitivas gravadas em rochas, os heliógrafos – que deu origem as diversas formas de escrita que conhecemos hoje.
Quando estudamos a história vemos que os brasoes das famílias nobres da idade média, as bandeiras e estandartes de reino ducados e principados eram uma maneira de distinguir um cargo hierárquico ou social, isso comprova que há muitos séculos havia a preocupação em comunicar visualmente a distinção das coisas. Todos esses itens eram de alguma forma frutos de um projeto visual muito semelhante ao que é feito atualmente, com o objetivo de simbolizar e demarcar posses ou ainda estabelecer uma marca, como as que conhecemos. A consolidação da profissão de design como conhecemos hoje em dia se deu após a revolução industrial que procurava atender a uma demanda industrial de um mercado consumidor, produção em larga escala e concorrência entre diferentes marcas.  Mas o que é um design e o que ele faz realmente?
 
Imagem do Google

A profissão
O design gráfico engloba as atividades de criar planejar e produzir soluções visuais de comunicação normalmente aliando imagens a textos. O profissional tem o objetivo de criar uma boa comunicação. Boa comunicação em termos primários é aquela que uma mensagem emitida por uma pessoa ou instituição atinge o seu público alvo e é compreendida sem desvios. O profissional de designer deve dominar conhecimentos sobre os processos de impressão, materiais, softwares e técnicas de reprodução de imagem assim como estilos artísticos, história da arte e outras disciplinas que venham aumentar o seu repertório de referência, visuais quanto maior e melhor for esse repertório, maiores e melhores as chances de encontra a solução mais pertinente ao desejo do cliente. O designer deve cumprir três principais funções:
Identificação: serve para dar, fortalecer ou resgatar a identidade visual a uma empresa, marca ou instituição (são encontrados em trabalhos como logotipos, rótulos, embalagens, símbolos, etc.)
Informação e instrução: tem o objetivo de orientar e estabelecer referencias de localização e explicar os processos (são encontrados em trabalhos como mapas, diagramas, entre outros.)

Apresentação e promoção:  são criações que devem chamar a atenção para um produto ou uma ideia (utilizada em cartazes, anúncios, comerciais, flyers, panfletos, etc.)
Original X reprodução
Muitas peças criadas pelo designer são elaboradas com o intuito de ser reproduzida por algum processo de impressão, essa definição já estabelece a noção, cópia e original. Enquanto na arte, durante muitos séculos se valorizou o caráter único e exclusivo de uma obra. O designer original só se justifica como matriz para cópias, é importante o designer entender isso e saber que seu trabalho será copiado e reproduzido no mercado. Além de ter em mente que Design não é arte.


Todos os trechos são de textos encontrados no livro: O que é design gráfico (conceitos básicos) com algumas modificações para se encaixar ao que eu queria explicar.  
Fonte: CINEN Nobu, O que é design gráfico conceitos básicos. Editora Duetto, 2014. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados