Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente



Primeiramente por se tratar de um texto designado para uma peça teatral, ele é dividido em atos, totalizando 107 atos (cenas) da peça. Inspirado na obra Divina comedia de Dante, Gil Vicente desenvolveu uma trilogia, composta por três peças que tratavam o céu, inferno e purgatória, uma luta entre o bem e o mal. Das suas obras o auto da barca do inferno é a mais famosa e, portanto, a mais solicitada em provas como Fuvest.
As obras da trilogia foram publicadas em anos diferentes e encenadas em lugares diferentes. O auto da Barca do Inferno, não se tem absoluta certeza mais acha-se que foi publicada em 1516 e encenada nos aposentos da Rainha. A Barca do Purgatório (1518) e Barca da Gloria (1519) foram encenados em igrejas e teatros devido ao seu aspecto religioso.  O primeiro traz o sentido espiritual permite que compreendermos as coisas divinas, o segundo aponta o caminho que a alma deverá percorrer para atingir a unidade de Deus, o terceiro anuncia o fim dos tempos, ou seja o juízo final que dará a volta de Cristo. Entretanto a maior evidencia da unidade dessa trilogia está no motivo, encenado, que é sempre o mesmo: o destino das almas depois da morte.
Uma leitura que exige paciência e muita releitura para que se consiga entender de fato o que o autor queria dizer, isso porque o dialeto daquela época é muito distante do que conhecemos hoje em dia, além do mais, o período histórico se dá na idade média, nos levando a imaginar como seria a mesma situação nos dias atuais, por esse motivo, interpretar o que o texto está dizendo é fundamental para entender a peça. Da mesma maneira que manter a mente aberta a imaginação para conseguir entender as piadas internas da época contida no texto.

Informações do livro 
Título do livro: Auto da Barca  do Inferno
Tipo literário: Literatura Portuguesa
Autor: Gil Vicente
Capa: Julio Dui e Renan Costa Lima
Organização: Ricardo  Martins Valle
Número de páginas: 103
Imagens:  Fotos das folhas do original.
Editora: Hedra LTDA 
Ano de publicação: Suponha-se  que em 1516
Ano de publicação no Brasil: 2006
Sinopse: Uma peça que representa a vida após a morte.
Valor pago: 00,00 
Valor real: Varia de acordo com a livraria ou site. 


Aviso: a intenção ao postar a sinopse do livre em questão não é maldizer ou autor, ou a editora e sim promover o acesso aos leitores de uma boa literatura. E expressar a opinião do autor deste blog. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa Whole 30 - desintoxicação alimentar

Macramê - descanso de panela

Historia O soldadinho de chumbo.