Indecisão quanto ao futuro acadêmico

Você sabe o que quer ser quando crescer?
Imagem: Pixabay

É muito normal encontrar adolescentes e jovens adultos, incertos quanto ao futuro acadêmico, muitas vezes, não saber que curso escolher se torna um grande problema, uma imensa dor de cabeça. Para seguir na vida acadêmica, espera-se que jovens de 15 a 20 anos saibam exatamente o que querem, e tenham condições intelectuais, financeiras e psicológicas para decidir qual curso superior irá cursar nos próximos anos. Infelizmente existe uma pressão da sociedade em cima dos jovens quanto ao futuro, meio que uma regra que dita: “você tem que trabalhar, tem que estudar e não pode perder o amino”.  Essa pressão não é boa, muito menos saudável, para com os indivíduos envolvidos, pois faz o jovem pensar e quebrar a cabeça com uma realidade que ainda não chegou, ou não é viável financeiramente no momento. Cuidado, pois o que de fato acontece, é a evasão de muitos jovens, que iniciam um curso, e percebem no meio do caminho que não era aquilo que queriam. 
Muitas vezes, os jovens vão por indicação dos pais,  que escolhem os cursos mais distintos, tudo por status, porque é muito bonito dizer: “meu filho está na faculdade X”, ou melhor ainda“ meu filho vai se formar médico”, muitos pais, acabam por depositar seus sonhos e conquistas não realizadas sobre os filhos, impedindo-os de fazer suas próprias escolhas. Imagine se o grande   Charles Darwin    Tivesse ele seguido essa pressão, imposta por seu pai para se tornar médico, jamais seria o biólogo responsável pela teoria da evolução mais importante  que conhecemos e aceitamos hoje.

Não ter as respostas e ter muitos questionamentos quanto ao futuro é normal, isso não significa que o jovem e/ou adolescente não tem interesse no futuro, que não se preocupe em continuar seus estudos e se aprimorar, apenas significa que ele não achou, ainda, o curso que melhor se adapte ao seu perfil. Além disso, é preciso pensar muito na escolha de um curso superior, pois as previsões é que pelo menos metade das profissões do futuro nem tenham sido inventadas ainda.  Portanto, é super importante, que antes de fazer tal escolha, esses jovens, tenham acesso, e a oportunidade de experimentar a área de interesse, conversar e descobrir o que é  ótimo e empolgante e o que é chato dentro do campo. 
Só quero deixar claro a cada um de vocês meus amados, que é importante se preocupar com o futuro, mas não é necessário tomar decisões que afetam o futuro sobre pressão ou por escolhas de outras pessoas, mesmo que demore um bom tempo, pesquise, leia bastante, busque conhecimentos diversos, e então tome sua decisão, com a convicção que escolheu o curso certo, que fez a escolha correta e que não se arrependerá depois. 

Algumas dicas para você(SARAH, 2016). 
  1. Tenha auto conhecimento: saiba o que gosta de fazer e o que não gosta. 
  2. Pesquise sobre as áreas de interesse: pesquisas sobre a grade curricular, professores, matérias, etc.
  3. Procure cursos para vestibular: assim você se prepara melhor para essa etapa.
  4. Tenha paciência: nunca faça nada por pressão sem ter certeza se é o que deseja. 
  5. Não exite idade para se reinventar: as vezes iniciamos ou deixamos de fazer  algo, por impulso e nos arrependemos, mas sempre há tempo para retroceder e iniciar algo novamente. 

Fontes:

Charlim Darwin: https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin
SARAH; Greta: https://www.ciadeestagios.com.br/futuro-profissional-dicas-para-encontrar-a-melhor-area-para-o-seu-perfil/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados