A importância de fazer e manter o seu preço



Quando um cliente vem até você e te pede um orçamento, ele normalmente quer receber um valor baixo, pois é o que ele pode pagar e que acredita ser justo para o trabalho. Muitas vezes é um equívoco baixar o valor para “ficar” com o cliente e garantir o trabalho.  

Como profissional, você tem o dever de informa-lo que o trabalho não é barato, que o equipamento é caro e que são horas para editar as fotos e finalizar diagramação de álbuns, por exemplo.  Conscientizando o cliente, que o preço não é caro, mas sim justo.
Cabe somente a você se colocar como um profissional, e ser reconhecido como um, mas se toda vez que um cliente chorar porque não gostou do preço você modificar o orçamento passara a ser reconhecido como “ aquele que se você chorar ele baixa bastante o preço, o trabalho é bom. ”
Imagem do site O Dinheiro

Se você não tem ideia do valor a cobrar, pesquise e procure ficar por dentro do valor cobrado por outros profissionais na área, assim não cometera o erro de cobrar muito pouco, e muito menos prejudicará a ramo com presos apelativos, que além de prejudicá-lo pois não há lucro prejudica outros profissionais que precisam recorrer ao apelo de diminuir o preço para ficar no mesmo patamar da região.
Sei também que nem sempre o fotografo que cobra barato faz um serviço porcaria, as vezes ele está iniciando no mercado e não tem ideia de como fazer o seu preço, por isso, conversar com outros fotógrafos da área é importante para criar um conceito que te ajude a chegar no preço certo.
O preço certo depende bastante das suas necessidades, transporte, alimentação seguro do equipamento, convenio saúde, convenio odontológico, tempo de trabalho etc. Coloque tudo na ponta do lápis e depois calcule, provavelmente chegara a um valor que é justo.
Lembre-se quando for cobrar pelo serviço deixe claro ao cliente que o valor é aquele, se houver desconto, foi porque você quis e ele não prejudica seu orçamento a ponto de não obter lucro ou pagar suas dívidas. Em muitos casos, faça de graça, é melhor do que cobrar barato e depois se arrepender. Mas tenha em mente de graça, barato de mais ou caríssimo o seu serviço precisa ser excelente sempre.

Vou deixar aqui mais dois links sobre o assunto que pode, e vai te ajudar nesse quesito.
http://www.dicasdefotografia.com.br/fotografia-quanto-cobrar/
http://marketingparafotografos.com.br/definir-precos-de-fotografia-para-iniciantes/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa Whole 30 - desintoxicação alimentar

Macramê - descanso de panela

Historia O soldadinho de chumbo.