Casamento: A rotina

A vida depois do grande sim!
Como é? O que muda? Como se entender? Como lidar com a rotina?
Imagem do site Tudo para Homens; titulo rotina


A verdade caros leitores é que muda tudo! Isso porque  quando tratamos de casamento temos duas pessoas de personalidade diferentes, com criações diferentes,  que vão morar juntar e criar uma relação, onde já se trás na bagagem referências como o relacionamento dos pais ou amigos, ou relacionamentos passados. Essa bagagem carrega um peso ao laço matrimonial e é preciso desapegar de algumas coisas para se conseguir conviver bem com a pessoa escolhida. 

Não encontramos muitos relatos sobre esse período de inicio do casamento, mas mídias, nos sites, pois existe uma pressão da sociedade em esconder os fatos chatos sobre o casamento, para torna-lo o conto de fadas tão sonhado por muitos. É muito comum se escutar as pessoas falando que os primeiros anos são como estar em lua de mel. Ou  então a pessoa vem te  perguntar como é a vida de casado? E você se vê na obrigação de responder: Ótima. Mas na verdade não é tão ótima assim. 
Há também aqueles que ao falar suas experiencias e opiniões sobre o assunto casamento, o faz de tal modo que começamos a ter medo do compromisso, ou transformamos ele em um vilão com 7 cabeças horroroso. Mas não é bem assim, o casamento, um relacionamento para ser mais clara, tem momentos complicados, mas é possível superar.   Vamos descobrir o porque existem tantas opiniões sobre o assunto.


Como é? 
Imagem do site Ovo colorido; titulo interrogação 1

Bem logo após a cerimônia, muitos casais saem para viajar e passar a lua de mel em lugares românticos longe de casa ou da família. Outros se mudam logo para a casa nova onde vão morar e iniciam seus costumes. 
Nos primeiros dias -  confesso -  é uma total zona, tem mudança para arrumar, comida para fazer, roupa para lavar e passar. Aquela vontade  de deixar a casa do jeito que vocês querem. Em relação a decoração e conceitos as vezes muitas esposas deixam de lado a opinião dos maridos na hora de decorar a casa e encontramos casas com o gosto só dela, outras deixam os maridos dominarem o ambiente por simplesmente não querer brigar, mas é realmente é uma luta. Tudo se inicia  com a busca por objetos de decoração, ou móveis,  que agradem aos  dois, e é comum que o casal tenha  gostos diferentes.
 Além disso, temos as referências que trazemos das nossas  antigas casas e criações, como o modo de lavar roupa e louça, o modo de passar roupa, de limpar a casa. Aqui normalmente é a esposa que "pira", já que o marido normalmente  não tem o menor jeito para essas coisas, então quando faz parece tudo errado - mas acreditem, existem outros modos de fazer essas tarefas que não são os mesmos que você conhece, mas resolvem o problema, então deixa ele fazer - mas há também o marido que fica comparando o modo como a esposa faz as coisas ao modo como a mãe dele fazia, gerando discussões inúteis sobre problemas bobos
.
 Resumindo tudo isso que estou relatando aqui,  é o  chamado  período de adaptação. E  se dá  logo nos primeiros meses e pode levar  anos para que seja concluído, mesmo assim ainda podemos ver casais  com problemas de adaptação, depois de muitos anos juntos. Para resolver  é preciso muita conversa e muita paciência para se continuar.  Então quando alguém te perguntar:  Como esta a vida de casado?  Não seja mais um na multidão, a dizer que esta  tudo ótimo,  que não existem problemas, diga a verdade ( não precisa contar sobre tudo), para que muitas outras pessoas possam saber que não é fácil, mas é possível, responda: Estamos nos adaptando. E quando você for conversar com um casal novo, não diga que eles estão na lua de mel, o período de adaptação é diferente para cada casal, o que pode ter sido bom para você, pode não ser bom para outro. 

O que muda?
Tudo! Enquanto você namora não há problemas conjuntos, como as preocupações de pagar as dívidas. Depois do sim, essas preocupações entram em jogo e é preciso muita desenvoltura e paciência para lidar com situações do tipo: 

"O limite estourou de novo!"
 "A conta de água esta mas cara, como você gastou tanto?"
" Não tenho dinheiro para pagar isso! "
" Temos que economizar para conseguir comprar outras coisas." 

 Essas preocupações começam a tomar conta do dia a dia do  casal, e quando menos se espera não exite mais  um dia sem se preocupar. É aqui que começamos a entender todas as reclamações que recebíamos de  dos nossos pais, quando ficávamos um tempão no banho, ou jogávamos comida fora, aqui  todas as dicas que nossas mães e pais falavam sobre economia são lembradas com um tanto de culpa,por não te-las escultado antes, é aqui que  tudo o que todos diziam sobre o casamento ser um verdadeiro "saco", começa a fazer sentido. Mas é aqui que tudo fica mais interessante, empolgante e aprendemos como lidar com as preocupações sem deixa-las tomar conta.
No relacionamento amoroso também ha grandes mudanças, e isso normalmente acontece por cauda da rotina do casal e pela falta do   sentimento de conquista. No post sobre quando casar, foi falado sobre quando  que acontece a venda, aqui a venda já esta finalizada e muitos casais perdem a vontade de continuar tentando conquistar um ao outro. Os mimos são deixados de lado, ou ganham uma frequência menor na tentativa,de economizar para adquirir bens matérias, os elogios são deixados de lado na pressa do dia a dia. É importante que o casal não se deixe levar só pelas preocupações ou pela correria e tire um tempo para si, para namorarem para continuar a acender o sentimento de conquista, desejo e paixão. Caso ao contrário não vão continuar por muito tempo, pois é normal que o desejo a paixão diminua, mas se tem incentivos e elogios constante, esses sentimentos sempre continuaram acessos. Não deixe o "fogo" morrer, para isso tente sempre fazer algo surpreendente ao seu parceiro e deixe de lado as preocupações. Isso serve aos dois, nunca espere só um lado fazer algo. 

Como lidar om a Rotina?
Imagem do blog Pra Saber
A rotina pega muitas casais de surpresa e por estarem desprevenidos, criam uma situação de stress ao ter que lidar com horários diferentes de trabalho, escola, sono e compromisso externos. As tarefas  da casa  passam a ser feita nos finais de semana, ou  depois do trabalho, e  tirar aquele  tempinho de descanso para jogar ou ler, já não é tão fácil. São mudanças  que todo casal vai passar, está passando ou já passou, é normal encontrar casais que  ainda sofrem  com a rotina. Isso acontece porque eram duas vidas separadas que tinham suas manias pessoais, que viviam em ambientes diferentes, que lhes permitiam fazer aquilo que gostava sem atrapalhar o outro. Por exemplo, aqui em casa, sempre amei escultar musica e dançar, e é indispensável escutar música enquanto  limpo a casa, mas meu marido também gosta de jogar vídeo game ou assistir a um filme, isso significa que não posso escutar a música no ultimo volume, porque tenho que respeitar ele, mas não significa, que ele não possa abrir uma exceção e me ajudar  na limpeza da casa, para depois jogarmos ou assistirmos um filme juntos.Tudo depende de conversa e acordo.

Lidar com a rotina não tem truque, só é preciso de  bom senso, conversa e respeito. 

Como se entender? 
Imagem do blog Nextin
Comunicação! Sem sombra de dúvidas  a comunicação entre o casal é a única forma de conseguirem  se entender. Então quaisquer uns dos problemas citados acima, podem ser resolvidos facilmente com conversa, com dialogo! 
Sente - se, converse, chore se for o caso, resolva! Dica o que sente, ou o que se passa: 

"Não gosto de ser comparado com fulano" 
" Não  estou gostando que você estoure o limite do cartão todo mês."
"Temos que economizar na água e luz para pagar a faculdade ou o carro."
" Não gosto quando você não me elogia." "Não gosto que você de atenção ao vídeo-game, quando estou querendo a sua atenção."

Deixe claro, o que te incomoda e escute o que incomoda seu parceiro, esteja com a mente aberta para dialogar por horas, discutir se for preciso, mas sair com o problema resolvido.. Jamais vá dormir com um nó na garganta. Mas também não crie caso por besteira. Tenham bom senso e peça direção a Deus para levar com comunhão o casamento. 

Há muitas mudanças acontecendo, e é preciso calma para lidar com cada uma delas, e cada ser humano tem seu tempo para lidar com as mudanças. Paciência e não desista no primeiro obstaculo, primeira briga. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados