Casamento: As etapas anteriores
Quando você inicia um processo, como por exemplo: ler um livro, você não vai direto ao final, para saber o que aconteceu com o protagonista. Você lê capitulo por capitulo, de maneira calma até entender o que se passa, caso necessário repete a leitura para compreender totalmente o que o texto diz. Quando menos se espera já acabou de ler. A mesma coisa deveria acontecer quando o assunto é casamento. Não se inicia um casamento sem passar pelas etapas anteriores, são elas:
Conhecer ( vulgo ficar): Essa etapa vária muito, dependendo das pessoas envolvidas e do interesse de ambos um pelo outro. Isso significa que para um casal se conhecer a ponto de ter um relacionamento mais serio, os dois devem se comprometer a conhecer um ao outro nesse período. Popularmente o terno "ficar", é mais usado para descrever ações do tipo: caricias, beijos, sexo sem compromisso.
O período vária de duas semanas a três meses no máximo, para que os envolvidos consigam realmente se entender e decidir mutualmente pelo compromisso do namoro. Passando esse tempo pode se considerar "amizade colorida", onde nenhum dos dois envolvidos querem compromisso, mas continuam se encontrando para "ficar".
![]() |
Imagem do site: Rua Direita |
Namorar: Essa etapa é de fato a mais importante do relacionamento a dois, pois é a partir dela que se cria laços sentimentais, se faz planos para o futuro e se mantem um compromisso mais sério. Também é a etapa mais gostosa, pois é quando o casal, não tem problemas com rotinas,ou preocupações, tudo é novo e se torna uma aventura. Cientificamente falando: o cérebro libera substâncias chamadas: endorfinas, serotonina, dopamina e ocitocina, que são responsáveis pela sensação de bem estar e prazer, conhecida popularmente como Paixão. Nesse período, literalmente ocorre a venda, (risos) onde um esta tentando se vender ao outro, mostrando pontos fortes e pontos fracos. Nessa etapa é possível conhecer mais a pessoa que esta ao seu lado e avaliar os sentimentos envolvidos, antes de tomar uma decisão definitiva como o casamento. O período se inicia logo após a decisão de compromisso tomado pelo casal durante a etapa conhecer, mas pode levar anos até que o casal tome a decisão de se casar ou noivar de fato. Muitos casais que ainda estão vivendo o namoro, possuem vidas conjuntas, ou seja, moram juntos, adquirem bens materiais juntos e etc. Isso não quer dizer que um ou ambos, não estejam comprometidos, ou não tenham o interesse de casar, mas sim que ambos ainda não se encontram prontos e seguros sobre dar o próximo passo. Ou simplesmente possuem um plano para o futuro que inclui, por exemplo, ter estabilidade financeira e bens matérias antes do casamento.
![]() |
Imagem do site: Google |
Noivar: Essa etapa pode se dizer que também é muito boa, mas com toda certeza é muito estressante, pois aqui, além das decisões a serem tomadas pelo casal para o futuro, ocorre a pressão da sociedade sobre o casal, para que se efetue de fato o casamento. Leva em torno de um ano e meio, para que o casal realmente se veja com papel passado, ou seja, se case. Mas existem muitos casais que levam anos, para concluir essa etapa, os motivos são diversos, como por exemplo: organizar a festa dos sonhos, terminar ou iniciar a faculdade primeiro, comprar um imóvel. Não há regras. O importante aqui é, avaliar os sentimentos, os planos futuros, entrar em acordo como um casal sobre o que será feito, por exemplo: tomar decisões sobre festa, sobre a quantidade de filhos, sexo, estudos, interesses pessoas, trabalho e carreia, finanças, etc. Normalmente, são assuntos já debatidos no período de namoro, mas que voltam a tona, na tentativa de se obter maiores esclarecimentos, em um nível mais profundo, para então seguir a diante com a decisão. Também é aqui, que muitos casais terminam, pois começam a descobrir que não tem nada a ver um com o outro, que não possuem um raciocínio em comum e percebem que seus planos para o futuro são bem diferentes.
![]() |
Imagem do site: Wordpress |
E finalmente Casar: Aqui é realmente onde se tira a prova os sentimentos. É onde se aprende a amar verdadeiramente, a abnegar os seus planos para realizar o do outro e mesmo assim ficar satisfeito. Não tem um período de tempo. Nessa etapa o casal aprende juntos a se dedicar, ajudar, escutar, dialogar um ao outro.
Não é no casamento que você decide se a pessoa é ou não a pessoa certa. Por isso é importante as etapas acima mencionadas. Para saber mais sobre casamento leia: Casamento: um bicho de 7 cabeças?
Não é no casamento que você decide se a pessoa é ou não a pessoa certa. Por isso é importante as etapas acima mencionadas. Para saber mais sobre casamento leia: Casamento: um bicho de 7 cabeças?
![]() |
Imagem do site: Pinterest |
Comentários