Transição Capilar

Quando nascemos com um lindo cabelo cacheado e a primeira coisa que escutamos ao nos deparar com outras pessoas é " Cabelo duro é igual a ladrão ou vive preso ou esta armado" ou ainda a tão maravilhosa frase " Não tem pente em casa não?", ficamos um tanto (muito) que tristes e nossa autoestima vai lá embaixo, o pior é que você acaba acreditado que seu cabelo é feio, é ruim, e que cabelo bonito é aquele liso perfeito, ou aqueles que só mulheres ricas podem ter. Você acaba se diminuindo por não ser igual a "fulana", e muitas vezes briga com Deus, por ter criado você com esse cabelo tão ruim. Primeiramente minha amiga, NÃO EXISTE CABELO RUIM! Existe cabelo mal cuidado.Venho aqui  hoje te dizer que chega de sofrer. Menina, erga a cabeça, joga a cabeleira e vamos a luta.  Mas Vivi, você passou por essas situações? 
Sim,  passei por essas situações quando mais nova, eu simplesmente  não me aceitava e muito menos ao  meu cabelo e vivi boa parte da minha vida lutando contra o meu cabelo. Me entristecendo, alisando, cortando, chorando, brigando com Deus. Ate que um dia  eu me dei conta que o meu cabelo era bonito, que eu era assim porque Deus quis, que que seria mais fácil me aceitar como sou do que lutar contra. Então comecei a pesquisar  sobre cabelos cacheados na internet e descobri um monte de blogueiras  e youtuber que tinham seus lindos cachos e não tinham vergonha de mostrar,  que assim como eu já tinham caído na besteira de alisar, mas conseguiram passar pela transição.  Digo a você primeiramente, para você passar pelo período de transição é necessário se aceitar como você é, aceitar seu cabelo como ele é, então depois disso, vai  requerer  muita dedicação para cuidar do cabelo ou coragem para corta-lo fora. Eu posso sinceramente dizer que cortar fora é a maneira mais pratica e rápida de tirar a parte danificada e esperar que o cabelo cresça saudável, mas também posso afirmar, com toda certeza, que muito tempo de  dedicação também garantem um ótimo resultado! Por que posso afirmar ambas as situações? Porque passei por cada uma delas. Vou descrever como foi para vocês, assim vocês NÃO COMETEM OS MESMOS ERROS que eu. 

Situação 1: 
Cabelo com luzes e relaxamento
com amônia
Quando comecei a aceitar meu cabelo, ele estava muito danificado, mas muito mesmo, (poroso, sem brilho, elástico, quebradiço, ressecado)  pois eu tinha feito luzes em 80% do cabelo e progressiva,e antes disso eu relaxava o cabelo com amônia. Mas graças a Deus eu tenho cabelo para duas cabeças, e com um bom crescimento. Na época meu cabelo se encontrava na altura da cintura e decidi cortar ate a altura dos ombros para facilitar na texturização. Quando cheguei ao salão para cortar o  cabelo o cabeleireiro aplicou outra progressiva,como brinde, mas sem minha autorização, danificando ainda mais os fios. Com muita dedicação, seguindo um cronograma capilar,  fazendo texturização praticamente todos os dias  e vários penteados para esconder as partes lisas,  fui conseguindo trazer de volta os cachinhos que tanto queria. Nesse período não era moda ter o cabelo cacheado e encontrar profissionais especializados, e produtos específicos não era tão fácil.  Estava tão ansiosa que não esperava a hora de ter o cabelo todo natural, a cada cachinho que ficava no lugar, a cada dia que o cabelo estava ficando bonito eu vibrava,  conforme foi passando o tempo e fui seguindo com transição me sentia muito bem, mas isso não significou que não  tive que escultar frases de pessoas ignorantes  que acreditam que o cabelo cacheado é ruim. Em fim foram 3 anos inteiros para que meu cabelo ficasse do jeitinho que eu queria, cheio de cachos, super hidratado e lindo.
Corte no ombro para facilitar
 a texturação
 Esse período é para a descoberta,  abusei na tentativa e erro, descobri quais  produtos e receitas caseiras que se davam bem com o meu cabelo, aprendi e pesquisei  varias dicas com as meninas do youtube e dos blog que sigo ate hoje, também a cada seis meses eu tirava de três a cinco dedos de cabelo, para ir retirando as partes que ainda estavam danificadas, as vezes  cortava em casa, eu mesma, as vezes no salão e confesso para vocês que em casa é muito melhor. Depois quando terminou o período de transição eu estava completamente apaixonada pelos meus cachos e ja tinha aprendido a defender o meu cabelo, dizendo as pessoas que ele é lindo, que não precisava alisar, que o cabelo é meu e eu uso como quero, que a pessoa tinha que tomar um "simancou", isso porque utilizei o período de transição para me aceitar como pessoa e aceitar minha características físicas.
Inicio da transição capilar

Durante a Transição: o cabelo  segura sozinho os
cachos sem precisar de texturização



















 
Transição completa

Situação 2: 
Decidi pintar primeira
aplicação da tinta
Não satisfeita com a perfeição que o meu cabelo se encontrava, queria algo diferentão único, porque agora, já em 2015 é moda, ter o cabelo cacheado e você encontra muitas meninas e meninos deixando o seu cabelo ficar natural, a facilidade de encontra produtos e profissionais especializados em cabelos cacheados é muito maior, e eu queria um cabelo roxo, sim roxo, muito estiloso, ponto final! Porque não bastava ser cacheada tinha que ostentar. ( risos). Então decidi pintar o cabelo, fui ao salão, conversei com o profissional e vamos a aplicação (esse foi o primeiro erro, com tanto salão especializado em cachos eu fui em um normal), primeiro  lá no salão descolori o cabelo todo, (estava parecendo um pintinho de galinha de tão amarelo),  depois aplicamos uma tinta profissional, caríssima. Mas não na tonalidade que eu queria e sim  na tonalidade vermelha ( segundo erro). Eu queria um roxo que no sol ficasse roxo, mas na sombra ficasse escuro, no entanto a cabeleireira não achou a tinta na cor, mesmo assim apliquei o vermelho. Ficou lindo, mesmo. Estava apaixonada, com tanta beleza, não tinha um lugar que eu não ia e as pessoas não elogiavam meu cabelo ou  que ele não chamasse a atenção, estava me sentindo maravilhosa!! Mas! como felicidade de pobre dura pouco,  e a coloração vermelha precisa de muita manutenção, a cada 15 dias ia retocar e a cada retoque eu sentia os cachos "derreterem", na manutenção a tinta tinha que ser puxada para as pontas,alem de descolorir a raiz para a aplicação da tinta, o calor da tintura era tanto que na terceira aplicação meus cachos, já não voltavam, foram se desmanchando.
Segunda aplicação da tinta
Fui escurecendo o tom
Falei com a cabeleireira que os cachos não estavam voltando, que  o cabelo estava ficando liso e o que ela me respondeu? " você precisa hidratar que volta". Alem disso  a grana não estava dando, tinha que pagar a tinta, a aplicação e outros procedimentos como reconstrução e hidratação, e  por mais que eu hidratasse em casa (confesso que não tanto quando deveria) o cacho não voltava,então por um tempo usei o cabelo liso com dó de cortar, tentei de tudo incluísse segui a risca um cronograma de 3 meses, mas não houve jeito, o estrago estava feito. Ate que  um certo dia, já me sentindo muito mal, pois querendo ou não o cabelo é muito importante para nós e quando ele esta feio nos sentimos feias, eu tomei coragem pintei o cabelo de castanho claro. Fiz um cronograma capilar ferrado (caríssimo) e fui e à um salão especializado em cabelos cacheados ( Studio Kriola Hair)  e mandei cortar ( com medo de ficar feio, porque nunca tinha cortado tanto o cabelo). Nesse momento estou novamente em processo de transição, mas devido ao corte já esta bem melhor, os cachos se formam sozinhos,  de maneira fácil, com finalizações simples e sem precisar ficar texturizando, mas quando faço a texturização ficam bem definidos,  isso com menos de três meses depois do corte. Mas esse sofrimento todo  entre tinturas e tinturas  ate eu tomar coragem e cortar durou 2 anos. 
Quarta aplicação e já é possível ver o dano no cabelo

Comecei a usar o cabelo liso para
 disfarçar os danos
                                                Finalmente decidi optar pelo corte.

Então amiga, sei como está se sentindo, sei como é chato ver o seu cabelo feio, e sem graça, sei como é ruim ouvir coisas de gente intolerante, e sei como é difícil não ter apoio, nadar contra a correnteza , sei como é difícil arrumar o cabelo para o dia a dia, sei como é caro ir em um especialista, e sei como é caro manter o cabelo cacheado. Por isso segue algumas dicas  para você fazer em casa sozinha que vai dar muito certo. 
Dica - 1_----> Faça um cronograma capilar: o cronograma ajuda você a hidratar, nutrir e reconstruir a fibra capilar, impedindo que o cabelo fique sem os nutrientes necessários.

Dica - 2_----> Compre produtos bons de qualidade: sim eu sei que muitos são caros, mas se procurar bem e experimentar, você pode encontrar alguns produtos baratinhos que valem a pena, mas sempre que possível invista em um bom produto para seu tipo de cabelo. 

Dica - 3_----> Aplique óleos vegetais no cabelo: a umectação é uma técnica indiana que ajuda muito no crescimento e da muito brilho aos fios, porque os óleos de origem vegetais possuem muitos nutrientes incríveis para o cabelo. 

Dica - 4_----> Não tenha medo de cortar: corte tudo pois a transição demora menos, no entanto se esta com dó corte  pelo menos as pontas a cada 3 meses ate sair todo o cabelo danificado. Lembre-se cabelo cresce, principalmente se bem cuidado. 

Dica - 5_----> Pesquise técnicas, receitas, produtos na internet: experimente e descubra o que puder sobre o seu tipo de cabelo, sobre os produtos que servem para você. Conheça outras pessoas que tenham o cabelo cacheado e não tenha vergonha de perguntar o que ela usa. Troque dicas com outras pessoas.

Dica - 6_----> Seja criativa: Nesse período é muio complicado esconder o cabelo liso, então  faça penteados que disfarçam os danos do cabelo e as partes lisas, assim fica mais fácil aguentar ate o final.

Dica - 7_----> De maneira nenhuma use chapinha ou faça escova: Nesse período de transição seu cabelo esta se recuperando dos danos  causados pelas químicas ou chapinhas, utilizar a chapinha para alisar o fio enquanto ele esta se recuperando ira danifica-lo novamente, levando mais tempo para a recuperação do fio.

Dica - 8_----> Faça Texturização: Uma maneira de esconder os cabelos lisos e danificados é fazer a texturização, pode ser com bigudis ou com os dedos,  mas com certeza ajuda o cabelo a memorizar a sua estrutura e esconde muito bem os cabelos danificados. 

Dica - 9_----> Tenha paciência: Sim, muita paciência e persistência, porque não é algo fácil. Você precisara hidratar muito, pesquisar muito, gastar muito. e só vera resultado com um tempo, as vezes curto dependo do dano as vezes muito longo. Mas não desista, estou torcendo por você.

Dica - 10_----> Não ligue para o que os outros dizem: Nesse momento muitas pessoas podem achar que você esta ficando louca, ou que esta fazendo isso por modinha ( veja bem, se esta fazendo por modinha, pense muito bem nisso, pois da muito trabalho se dedicar tanto e quando a moda acabar ir la e alisar novamente o cabelo). As pessoas vão falar de você, iram apontar você, iram criticar sua decisão, mas se mantenha firme e não esqueça que é sua transformação pessoal, que você esta crescendo como pessoa, esta se aceitando, esta amadurecendo e isso  reflete em suas atitudes e em como estará seu cabelo daqui a alguns meses (esteja certa que a causará  inveja à  essas pessoas que tanto falam). 

Espero que tenham gostado. Se sim, compartilhe com seus amigos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados