Teoria das cores: Conclusão



Aprendemos sobre as cores complementares e sobre a psicologia das cores.
 Só para refrescar a memória vamos a uma explicação simplificada.
Em resumo a cor é entendida como um fenômeno físico de raios luminosos refletidos pelos objetivos e captados por nossa visão. (CHINEN, P.26,2014). Por serem reflexos de luz as cores podem ser definidas pelo seu comprimento de onda. Todas as cores possuem três características que a identificam em relação as demais. São elas:
Matriz: é como nos referimos a cor, por exemplo:  o azul, o vermelho ou o amarelo são definidos pelo comprimento de uma onda especifica.
Valor: é definido como a luminosidade ou o brilho emitido pela cor.
Saturação: é representado pelo grau de intensidade ou pureza de uma cor.

Para relembrar as cores complementares são divididas em cores aditivas e cores subtrativas. Existem processos que permitem a obtenção de uma grande variação de cores que são chamadas de cores primarias e toda essa gama pode ser obtida de duas maneiras:
Cores aditivas: são produzidas por energia de luz, como as emitidas pelos aparelhos eletrônicos. Suas cores são vermelhas, verde, e azul conhecido como RGB.
Cores subtrativas: são aquelas obtidas pela absorção de energia e utilizadas em processos que incluem pigmentação. Em casos de tintas acrílicas e guache são representadas pelas cores: vermelho azul e amarelo. E em processos de impressão são conhecidos como ciano, magenta, amarelo e preto (CMYK). Resumidamente RGB são cores luz e CMYK são cores pigmentos (TEORIA DAS CORES)

Também aprendemos sobre os efeitos psicológicos das cores. Podemos então dizer que elas conseguem chamar a atenção e de atrair nossos olhares, as cores afetam as pessoas de forma diferentes variando de indivíduo a indivíduo e é fundamental conhecer como elas podem afetar os comportamentos das pessoas e suas emoções (ALEY,2013). Além disso, as cores são fortes componentes para se criar a identidade visual de uma marca ou fotografia e são criteriosamente estudadas por vários cientistas que afirmam:  as cores podem despertar uma reação positiva ou negativa a um espectador.
  Há uma base cientifica que explica como, de modo geral, independentemente dos costumes de cada um, ou de seu gosto pessoal. As cores podem provocar determinadas reações, há quem diga que sentem até o cheiro e o gosto de determinadas cores, fenômeno conhecido como sinestesia que é a ativação de um sentido por meio de outro.(CHINEN, P32,2014)
Segundo a física a cor é luz e como tal pode ser definida como sua onda cujo comprimento e frequência variam dos tons mais vibrantes como o vermelho e o laranja e os menos vibrantes como azul, verde e roxo. Outro fator determinante são as experiências sensórias das pessoas que são influenciadas pela cultura e também por aspectos emocionais e instintivos.


Com toda essa base teórica,  podemos agora criar imagens e fotografias utilizando os conceitos aprendidos, com consciência, de modo a criar sensações para as pessoas que irão ver nosso trabalho. Mas de nada adianta ter o conhecimento e não ter a prática. É importante utilizar esses conceitos na hora de sair fotografando assim como, os conceitos de composição. 




Fontes:

CINEN Nobu, O que é design gráfico conceitos básicos. Editora Duetto, 2014. 

 ALEY, 2013: https://www.printi.com.br/blog/psicologia-das-cores-voce-sabia-que-cada-cor-pode-alterar-sua-percepcao#:~:text=Hist%C3%B3ria%20da%20psicologia%20das%20cores,separava%2Dse%20em%20diversas%20cores.&text=Segundo%20o%20cientista%2C%20a%20cor,percep%C3%A7%C3%A3o%20que%20temos%20do%20objeto.

CONCEITO RGB: https://www.teoriadascores.com.br/




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados