Ligação emocional - Histórias incríveis.

É engraçado quando nos deparamos inertes em uma história a tal ponto que sentimos, choramos, torcemos pelo mal do inimigo e desejamos sempre o melhor ao protagonista. No universo das palavras, frases e textos existem autores que transformam a história  de modo  que essa fica cheia de ação, emoção e sentimentos que surpreendem  ao leitor. Às vezes nós leitores, não sabemos se ficou "FODA" ou extremamente "RUIM", em relação ao resto do contexto, mas a capacidade desses autores de quebrarem as expectativas dos leitores com reviravoltas surpreendentes é o que torna essas  histórias incríveis.
Por exemplo, o mangá de One piece lançado em 4 de agosto de 1997 que está completando  20 anos de existência é uma demostração perfeita da criatividade de um autor, que surpreende e encanta, transforma e cria, emociona e intriga, mas jamais decepciona. Eiichiro Oda criou uma obra tão impressionante, que ao redor do mundo, há milhões de fans. O mangá conta a história de um menino que deseja ser o rei dos piratas, e enfrenta tudo e todos de forma divertida e com muito poder, para conseguir realizar seu sonho, que cria laços de amizades verdadeiras, que  no meio da história principal você pode se identificar com algum  outro personagem da trama. 
Outro exemplo, agora, vamos usar um que não escrito (de certa forma para venda, mas sim escrito em forma de roteiro e script's), mas  televisionado. A série The Big Bang Theory, (a teoria do Big Bang - em português), conta a história de 4 amigos  nerds que são legais e estranhos ao mesmo tempo, desabrocha então, varias situações que nos fazem em algum momento se identificar com eles e até querer ser parte de suas vidas. Esses são só dois  exemplos de como uma boa história pode encantar e de como um autor pode criar uma obra que nos liga emocionalmente com o texto, os personagens, os lugares, tudo que a envolve.

Essa identificação é conhecida como ligação emocional, mesmo sendo imaginária, o contexto de um bom texto empregado de forma correta e com palavras que expressam exatamente o que sentimos ao ler e que nos permite fazer parte daquela história, faz  o leitor imaginar como seria ser aquele personagem. 

 Não sei quanto a vocês, mas eu, ao ler um bom texto, livro, mangá, histórias, em geral, e ate quando estou  assistindo algo como series, novelas, filmes,  me pego  no lugar daquele personagem, ou imagino como seria uma cena com todos os personagens, ou crio um personagem que seria perfeito como par do protagonista... Às vezes, passam dias, semanas e  meses depois de ter lido ou assistido,  ainda posso estar ligada emocionalmente ao texto de tal maneira que, não sei falar de outra coisa que não seja o isso, ou até falo de outras coisas, mas tenho que citar o que assisti ou li,  sempre na tentativa de vivenciar a história novamente em minha cabeça, ou de incentivar a leitura de tal obra a outras pessoas. 

A capacidade que a leitura nos permite é imensa, podemos nos transportar para outros mundos, outras dimensões, outras realidades, outros tempos,  e nos fazer conhecer, aprender, entender e sentir o que as palavras nos transmite, podemos entender o que o autor quer expressar, podemos concordar e descordar desse autor. É muito gratificante  saber ler, e compreender o que esta escrito que não tenho palavras para expressar a excitação de ler uma história  incrível. Por esse motivo fico triste em saber que no Brasil e no mundo, ainda  existem pessoas que simplesmente não gostam de ler, ou que infelizmente não o sabem. Precisamos de alguma forma incentivar a leitura em nossas escolas, de modo que o aluno aprenda a gostar de  ler e não tenha que ler simplesmente por obrigação, fazendo da leitura algo chato e cansativo, com histórias que às vezes não se entende as palavras e nem os contextos. 

Gostaria que os professores tivessem a liberdade de trabalhar com livros, que os alunos realmente se identificam, que gostariam de ler, formando essa ligação emocional, para que criem o gosto pela leitura. Obras como: Harry Potter -J. K. Rowling, Saga Crepúsculo - Stephany Meyer, Além da carne - Cesár Bravo, entre outras, e até a possibilidade de trabalharem com gibis e mangás, que de certa forma são mais fáceis de serem entendidas e compreendidas pelas crianças e adolescentes, fazendo com que esses ganhem o prazer de ler e adquiram com o tempo esse apto tão saudável. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa Whole 30 - desintoxicação alimentar

Macramê - descanso de panela

Historia O soldadinho de chumbo.