5 R's da sustentabilidade
Superabundas, como estão?
Você sabia que a cada instante estamos caminhando para o fim do mundo? Sim, exatamente, e não é pregando o evangelho não, mas não custa perguntar, já aceitou a Jesus?
Porém, vamos com calma, uma coisa é ter o respaldo da religião e saber que a cada dia, estamos mais perto da volta de Jesus.
Outra coisa, é entender o que a ciência diz... E olha só... adivinhem?
Estamos no fim do mundo.
Em 1947 foi criado um relógio, pelos cientistas da Universidade de Chicago, visando calcular quantos minutos restavam para o fim do mundo, por meio de uma guerra nuclear. O conceito é que, quando o relógio bater meia-noite, não haverá mais riquezas naturais, água ou outros itens fundamentais de vida para toda a população. Com o tempo o relógio foi se adequando as novas tecnologias, e seus cálculos hoje, são bem mais intencionados, visam mudanças como: desmatamento, poluição, desastres naturais e afins.
Mas o que isso tem a ver com os 5 r's da sustentabilidade?
O termo sustentabilidade surgiu em 1992, quando a ONU (Organização das Nações Unidas), apresentou uma estratégia que permitia, "atrasar" o relógio. Essa estrategia, envolve apenas 3 pontas: econômica, social e ambiental. Sendo a ambiental o nosso assunto de hoje.
Desde que começamos a nos preocupar com os recursos naturais, e com o cuidado com o meio ambiente, foram sendo criadas normas, e regras novas, para a preservação da vida.
Afinal, entendemos que precisamos de um planeta saudável para conseguir viver.
No princípio foram nos apresentados um conceito fácil, os 3r's: reduzir, reutilizar, e reciclar.
(Temos post's explicando aqui no blog)
Mas apenas reduzir, reutilizar e reciclar era pouco, com o tanto de lixo que nós humanos produzimos.
Por exemplo, o site jornalistico Brasil de fato, em 18 julho de 2022, escreveu o seguinte:
"Das 28,5 milhões de toneladas de lixo produzidas ao ano no país, 96,1 milhões foram coletadas e só 1,28% foi reciclado. Em todo o planeta são produzidos cerca de 2 bilhões de toneladas de lixo, com um crescimento que tende ao infinito".
Então, ao perceber que a aplicação desses conceitos causavam poucas mudanças, desenvolveu-se outra estratégia, mais abrangente. Que busca a conscientização e a eliminação de produções que prejudiquem ainda mais a vida. Os 5r's: Repensar, reduzir, reutilizar, recusar e reciclar. Cada uma consiste em uma ação consciente das pessoas e o objetivo é o mesmo. Preservar a natureza reduzindo a quantidade de lixo.
REPENSAR: consiste em pensar sobre os processos de produção, obtenção da matéria-prima, condições de trabalho, ou seja, processos socio- ambientais. Prejudica a natureza essa produção? Quem está faturando? Qual o custo? Depois dessas reflexões, você pode optar por algum serviço ou produto que respeite isso.
REUTILIZAR: utilizar novamente objetos para outros fins, antes de descartá-los. Exemplo, o pote de manteiga, pode ser utilizado para guardar alguns objetos como botões.
RECUSAR: Evitar o consumo desnecessário e recusar produtos que causem danos a natureza. Esta ligado ao item repensar.
RECICLAR: transformar algo usado em algo novo por meio de processos industriais. Quando reciclamos a garrafa pet e ela é reutilizada como material para produzir outro tipo de plástico.
REDUZIR: desperdiçar menos e consumir somente o necessário.
Claro que estas estratégias são voltadas à grande empresas que geram muito poluentes na atmosfera, mas isso, não impede você ai de casa de tentar fazer a sua parte. Por esse motivo, esse post foi escrito. Lembrando, que também é pauta de ensino da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). E por quê? É ensinando a criança desde cedo a adquirir hábitos corretos e conscientes que modificamos o futuro.
Mas preciso salientar que… Estamos chegando ao fim do mundo!
Comentários