Eu escolho .... Normativo ou Critico?
Imagem do Google, pesquisa: Normativo X Critico |
Analisando os textos e os conteúdos
apresentados na matéria: teorias do currículo,
pela Univesp, percebe-se que a teoria do currículo possui duas bases, ou seja,
dois papeis fundamentais para a sua construção são eles: as normas (normativo) e as críticas, e um sem o outro, não dão o suporte necessário para o aprendizado
de qualidade, esperado pela aplicação do programa. Uma discussão de longa data, que levanta pontos positivos e negativos de ambos os lados,
abaixo listo alguns desses pontos que me impressionaram, expondo
assim minha posição a respeito do assunto.
POSITIVOS
NORMATIVOS
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NEGATIVOS
NORMATIVOS
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Normas,
leis e regras para o segmento;
Direção
para os professores;
Estruturação
da escola;
Atendimento
mutuo;
Axiologia;
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Tradicionalismo;
Seleção
de pessoas;
Tecnicismo;
Instrução
capitalista;
Pregava
desigualdade;
Subordinava
as minorias;
Manipulação
das massas;
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POSITIVOS
CRITICOS
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NEGATIVOS
CRITICOS
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Formas de análise do desenvolvimento;
Questionamentos
sobre a sociedade e os grupos escolares;
Força
o pensar da escola;
Traz
noção de cultura e linguagem;
Questiona
o saber cientifico;
Liberalismo;
Releitura
das normas e orientações;
Professores
e alunos possuem liberdade;
Nova
forma de se relacionar com os alunos e vice-versa;
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Necessário
ter uma base para se criticar;
Deixam
os alunos como responsáveis pelo seu aprendizado;
Cobram
dos professores resultados em avaliações nacionais;
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Basicamente, me posiciono a favor das teorias
criticas, sabendo que o crítico sem o normativo se esvazia, me identifico com a
possibilidade de questionar qual cidadão que queremos desenvolver na
escola. Michael Young, autor dos estudos
em que nos debruçamos nesse momento, coloca mais dois pontos a serem
considerados, são eles: “conhecimento dos poderosos” e o “conhecimento poderoso”, que ao meu
entender só reforçam a importância da aplicação das críticas sobre o currículo escolar,
com esses dois pontos novos, o autor no que lhe concerne responde a uma série de perguntas pertinentes, tais como: Estes currículos são um meio para que os alunos adquiram conhecimentos poderosos? Quais conteúdos os
alunos deveriam saber ao terminarem o ensino? Para que servem as escolas?. , Etc.
Portanto, o fato é que não
da para viver em um mundo sem regras, sem normas, e isso inclui o ambiente
escolar, mas da para melhora-las, e é
isso que a teoria critica faz.
Fonte:
Michael Young: https://www.scielo.br/pdf/ep/v40n4/16.pdf
Teorias do currículo (aulas) https://www.youtube.com/playlist?list=PLxI8Can9yAHccQBPmqvjZ3_jbKRtYQsmi
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