Eu escolho .... Normativo ou Critico?

Imagem do Google, pesquisa: Normativo X Critico

Analisando os textos e os conteúdos apresentados na matéria:  teorias do currículo, pela Univesp, percebe-se que a teoria do currículo possui duas bases, ou seja, dois papeis fundamentais para a sua construção são eles: as normas (normativo) e as críticas, e um sem o outro, não dão o suporte necessário para o aprendizado de qualidade, esperado pela aplicação do programa.  Uma discussão de longa data, que levanta pontos positivos  e negativos de ambos os lados, abaixo  listo alguns  desses pontos que me impressionaram, expondo assim  minha posição a respeito do assunto.
POSITIVOS NORMATIVOS
NEGATIVOS NORMATIVOS
Normas, leis e regras para o segmento;
Direção para os professores;
Estruturação da escola;
Atendimento mutuo;
Axiologia;

Tradicionalismo;
Seleção de pessoas;
Tecnicismo;
Instrução capitalista;
Pregava desigualdade;
Subordinava as minorias;
Manipulação das massas;

POSITIVOS CRITICOS
NEGATIVOS CRITICOS
Formas de análise do desenvolvimento;
Questionamentos sobre a sociedade e os grupos escolares;
Força o pensar da escola;
Traz noção de cultura e linguagem;
Questiona o saber cientifico;
Liberalismo;
Releitura das normas e orientações;
Professores e alunos possuem liberdade;
Nova forma de se relacionar com os alunos e vice-versa;

Necessário ter uma base para se criticar;
Deixam os alunos como responsáveis pelo seu aprendizado;
Cobram dos professores resultados em avaliações nacionais;

Basicamente, me posiciono a favor das teorias criticas, sabendo que o crítico sem o normativo se esvazia, me identifico com a possibilidade de questionar qual  cidadão que queremos desenvolver na escola.  Michael Young, autor dos estudos em que nos debruçamos nesse momento, coloca mais dois pontos a serem considerados, são eles: “conhecimento dos poderosos”  e o “conhecimento poderoso”, que ao meu entender só reforçam a importância da aplicação das críticas sobre o currículo escolar, com esses dois pontos novos, o autor no que lhe concerne responde a uma série de perguntas pertinentes, tais como: Estes currículos são um meio para que os alunos adquiram conhecimentos poderosos? Quais conteúdos os alunos deveriam saber ao terminarem o ensino? Para que servem as escolas?. , Etc.
Portanto, o fato é que não da para viver em um mundo sem regras, sem normas, e isso inclui o ambiente escolar,  mas da para melhora-las, e é isso que a teoria critica faz.


Fonte:
Michael Young: https://www.scielo.br/pdf/ep/v40n4/16.pdf
Teorias do currículo (aulas) https://www.youtube.com/playlist?list=PLxI8Can9yAHccQBPmqvjZ3_jbKRtYQsmi

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