Segredos de beleza da antiguidade
Posso afirmar com toda certeza que ficar mais bonita na antiguidade era mais complicado que nos dias atuais.
![]() |
Imagem do Google |
Os cosméticos surgiram no Oriente Médio na Antiguidade e se espalharam pelo resto do mundo. A população usavam- se de óleos e essências de rosa e de jasmim para se perfumarem e as tinturas de cabelo eram feitas de camomila por exemplo. Na idade media o açafrão servia para colorir os lábios, o negro da fuligem servia para escurecer os cílios, a sálvia e a casca de banana para embranquecer os dentes, já a clara de ovo e o vinagre eram usados para aveludar a pele. Mas para os cosméticos chegarem a ser o que são hoje enfrentaram vários obstáculos ao longo da historia. Acredite se quiser mais existiu uma lei grega do seculo II proibia que as mulheres escondessem sua verdadeira aparência com maquiagem antes do casamento, eles acreditavam que o homem devia amar a sua mulher pela sua beleza própria, e se a mulher usasse maquiagem para esconder ou realçar alguns aspectos físicos ela poderia ser morta por enganação. Já imaginou casar-se com uma pessoa e ela não ser aquilo que você conhecia? Existe um vídeo no youtube que demostra exatamente isso. Veja abaixo:
Mas é claro que sempre houve um jeito de cuidar da beleza, como a aplicação de óleos na pele para hidratar e deixar suave ao toque. Sabe-se que no Egito, a rainha Cleópatra se banhava em Leite de cabra para deixar a pele macia e sedosa. A vaidade é um dos sete pecados capitais mais antigo do mundo, pois acredita-se que ate Eva tenha seus próprios truques de beleza para manter a aparência, talvez, fosse um banho em um rio do jardim do Eden, mas que as mulheres se cuidam desde daqueles tempos não é novidade, a novidade é que a industria de cosméticos tem ganhado cada vez mais o publico masculino. Um cosmético que deixa as mulheres loucas é o esmalte mas o costume de pintar as unhas nasceu na China no seculo III A.C, as cores do esmalte indicavam a classe social do individuo homens e mulheres, por exemplo os reis pintavam as unhas com as cores pretas e vermelhas que depois foram substituídas pelo dourado e prateado. Os primeiros esmaltes eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelha.
Mas agora irei passar uma receitinha que veio la da antiguidade e tem passado de seculos em seculos: Mascará de ovo para a pele.
Necessário: 1 ovo - somente a clara.
Como fazer: Lave bem o rosto e aplique a clara. Deixe até que seque e forme uma camada branca, puxe essa camada com os dedos (se conseguir). Enxague o rosto e aplique um creme de sua preferencia.
Nesse caso o ovo hidratara a pele de seu rosto e a mascara ajudara a eliminar espinhas e cravos.
Essa receita era usada no Egito pelos reis e rainhas.
Comentários