É muito comum na educação infantil que utilizemos a brincadeira como forma de ensinar, infelizmente ao longo do ensino básico, essa abordagem vai perdendo força, até que se estingue no ensino médio.
Porém, a experimentação lúdica é uma ótima ferramenta para atender alunos cinestésicos, no entanto, ao abandonar a prática, o professor, perde a oportunidade de explorar novos conceitos, tais como: a gamificação. Deixando a educação chata, e não interessante aos educandos.
Em linhas gerais, o ato de brincar é uma atividade que auxilia na formação do aluno, seja social, afetiva ou cognitiva, desenvolve habilidades psicomotoras, emocionais, físicas e psicológicas, permite que crianças, adolescentes e até mesmo adultos, expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, explorem, pensam, sentem, reinventem, interajam e se movimente, sorrindo e se divertindo.
Hoje eu decidi trazer algumas brincadeiras, para que você perceba como é divertido trabalhar assim com seus alunos, e que não há limites de idade, mas sim níveis de dificuldade.
O canal tempo junto (https://www.youtube.com/watch?v=iubvqTsxwGE), trouxe nesse vídeo uma brincadeira sensorial que trabalha concentração, coordenação motora fina, e desenhos. E claro outras 9 atividades bem divertidas para aplicar em sala, ou com seus filhos. O legal destas brincadeiras, é que elas podem ser ampliadas, aumentando os níveis de dificuldade.
Já o canal 4head -solução lógica (https://www.youtube.com/watch?v=0Jq0lm6YubU), trouxe um vídeo ensinando 5 brincadeiras com copos descartáveis, o conceito de torres da primeira brincadeira é sensacional, trabalha, coordenação motora fina, força, concentração e foco. Para alunos mais velhos, podemos trocar o material, e usar cartas de baralho, ou peças de dominó, além disso, podemos usar conceitos matemáticos e estatísticos, e desenvolver meios de sustentar a tal ponte ou torre, mediante pesquisas, além de poder também criar maquetes.
Os canais:
María José Sánchez Parra e da Rimkutė são focados em música, e a musicalização é fundamental para a construção da espacialidade e do ritmo, trabalha coordenação motora grossa e fina, tempo, concentração. Confira os vídeos:
- https://www.youtube.com/watch?v=NflgBrrErGU
- https://www.youtube.com/watch?v=0esDJk9Wk58
Já os perfis do instagram, são maravilhosos para explorar ideais, e por esse motivo, deixo aqui dois que amo.
@atividadesparabrincar
@portifoliodobrincar
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, N. P. EDUCAÇÃO LÚDICA: TÉCNICAS E JOGOS. São Paulo: Loyola, 1998.
ANTUNES, Celso. MANUAL DE TECNICAS DE DINÂMICAS DE GRUPO. Petrópoles: Vozes, 2000
CHATEAU, J. O JOGO NA CRIANÇA.. São Paulo: Summus, 198
PIAGET, Jean. A FORMAÇÃO DO SIMBOLO NA CRIANÇA. Rio De Janeiro: Zahar, 1975.
VYGOTSKY, L,S . A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE. São Paulo: Martins fontes, 1994.
Ayres. L. A. P. & Riveiro M. A importância do brincar na educação infantil. Alvorada.RS. Gov.br
Comentários