RE - Redução Estomacal - O que é?

 Olá Superabundas como estão? 

Ando sumida né, pois bem, a vida é cheia de surpresas e reviravoltas. Lá no canal eu conto o porquê dei essa sumida e ainda não consegui me reorganizar para voltar. 

No entanto, vamos falar sobre RE? Você sabe a diferença entre RA e RE? 

Sim, são bem diferentes, fique aqui comigo e descubra, tudo que precisa saber, para fazer a sua escolha. 

Ambas servem para o emagrecimento. Por tanto, distinguir, lhe permite escolher melhor, qual caminho tomar. 

Dieta - Cuidado com a enganação!!! Muitas vezes você encontrará na internet posts, contando a diferença entra dieta e RA, não existe diferença, porque dieta é um controle alimentar, que consiste em obtenção de qualidade de vida, tem critérios de seleção de alimentos e de limites de quantidade.  Mas o termo é muito utilizado para definir um esquema alimentar, muitas veze radical, com resultados rápidos e sem conscientização. Então, sempre que ver a palavra dieta, saiba que se refere a um programa alimentar, independente do objetivo, todos nós temos uma dieta. 

RA é a sigla referente a Reeducação Alimentar. Consiste em uma dieta, que proporciona nutrientes e saciedade a pessoa, mediante um programa alimentar, que contém horários específicos. A mais comum são as refeições pequenas a cada 3 horas.  Nesse sentido, a pessoa com o tempo vai reeducando o seu sistema digestivo e se adaptando as quantidades, perdendo peso ao longo do processo. 

Essa reeducação inclui também a escolha de alimentos in natura, e poucos alimentos ultra-processados, ou seja, escolhas melhores e mais saudáveis, e não descarta a necessidade de atividade física. 

A RA, deve ser acompanhada por um nutricionista, e requer muita disciplina e força de vontade do paciente. Super indicada para pessoas, que querem perder peso, ou ainda que possuem alguma condição especial, como diabete.

 Requer autocontrole, e a tomada de consciência do envolvido. Normalmente é menos agressiva e permite aquelas escapadinhas. Traz qualidade de vida ao paciente, que aprende a se alimentar de maneira correta e manter IMC correto. 

Possível ver resultados significativos em  90 dias. 


IMC - Índice de massa corpórea, é uma medida que estabelece a quantidade de peso por altura do paciente. Muito utilizado para definir níveis de desnutrição e obesidade, tem um baixo custo, (afinal é só fazer o cálculo), mas não é muito preciso. Pois mede somente o peso, e como sabemos, duas pessoas podem ter o mesmo peso na balança, mas não a mesma condição física. 

Já a RE é a sigla utilizada para a redução estomacal, ou redução do estômago, também conhecida como bariátrica, que é um procedimento cirúrgico. Nele o paciente se submete a uma cirurgia que diminuí o tamanho   do órgão. Indicado para pessoas com obesidade grave, ou seja, para pessoas com o IMC superior a 40. 

O procedimento é realizado por duas técnicas diferentes, no Brasil a mais comum é a Bypass, e é muito utilizada pelo SUS. O método Bypass, consiste em cortes do estômago ou o grampeamento do mesmo, com a religação desse órgão ao intestino novamente.  Já o método Sleeve retira parte do estômago sem alteração ao intestino. A cirurgia pode ser realizada através da laparoscopia (pequeno orifício no abdome) ou aberta (corte de 30 cm). 

O pós-operatório, dependerá muito do método e do tipo de procedimento realizado, no entanto, nas primeiras horas o paciente não pode comer comidas solidas, somente líquidos.

 À recuperação não é tão fácil, quanto se imagina, traz um choque grande de mudança rápida, é preciso realizar o acompanhamento psicológico, e não dispensa a RA posteriormente. Já que para manter o emagrecimento o paciente precisa aprender a fazer escolhas melhores e manter uma dieta saudável a longo prazo.  

Normalmente custa entre 20 mil a 50 mil reais e o não acompanhamento correto leva o paciente, muitas vezes, a engordar o dobro, aumentando o estomago (que é como uma bexiga), de novo, causando mais danos a saúde do que antes. 

Possível ver resultados em 15 dias. 


Fonte:

 BVSMS.saude. gov.br 

Alimentação especial e estrategias de controle da obesidade - Faveni 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados