Jogo de tabuleiro com dinheiro falso

 Olá, queridos, tudo bem? 

Nesse post eu vou explicar tim- tim por timitim sobre o jogo de tabuleiro que criei para explicar a diferença entre: HOW MUCH E HOW MANY para meus alunos.

O fato é que esses dois termos em inglês servem para perguntar sobre quantidades, mas um é usado para coisas abstratas e o outro para coisas "reais". Calma que vou explicar melhor. 

How much: é usado para perguntar sobre  coisas que não são possíveis contar, não contáveis, por exemplo, dinheiro - é uma conta muito abstrata, mesmo que exista um conta envolvida. Da mesma forma a quantidade de água em uma piscina, existe um número e existe uma conta, mas ela é impossível de se contar de cabeça por ser uma contagem abstrata. 

Exemplo:

How much water do you have? ( o quanto de água você tem?)

Veja que eu não sei o quanto de água a pessoa, que estou direcionando a pergunta tem, mas não específico, na pergunta se essa água está em um copo, galão ou garrafa. Só pergunto da quantidade de água. 


How many: ao contrário, é usado para perguntar sobre coisas contáveis, reais, por exemplo: quantos cachorros você tem? Quantos carros você tem - uma conta mais "fácil" de ser realizada,  que corresponde a objetos, pessoas, animais,  ou seja, coisas reais. 

Exemplo:

How many dresses do you have? ( quantos vestidos você tem?)

Nesse caso, continuo sem saber da quantidade específica, mas a resposta será mais objetiva, 1, 2, 3 -- assim por diante. 


Depois dessa explicação, bem simples aliás, vamos ao contexto do porque apresentei esse jogo aos alunos.  Ficou claro que eles não entenderam a diferença entre um termo e outro. Não adiantaria muito se eu dançasse na sala, porque não traria significado e sentido. Foi assim, que eles começaram a perder o foco, os exercícios saiam errados, o desinteresse aumentava e claro, a frustração também, tanto deles, quanto minha. Então a grande ideia, se eu pegar um modelo de jogo como banco imobiliário, e levar dinheiro falso, com a possibilidade de comprar objetos, posso em simultâneo, trabalhar os dois conceitos. 

Contudo, naquele momento, eu acabara de ler o livro Pai rico e pai pobre de Robert T. Kyosaki, e aproveitei para colocar conceitos financeiros no jogo, como, por exemplo: poupança, bolsa de valores, royalties. E não satisfeita com isso, inclui no jogo, diferentes moedas: o real, o euro, o dólar, a libra. Assim quando eles caíssem na casa do país correspondente teriam que substituir o dinheiro  e observariam na prática como isso acontece. 

Sim, sei que parece muito louco, mas no fim o jogo ficou ótimo,  só recebi elogios. 

1) criando o dinheiro falso: lembrando que isso é só um modelo e você pode fazer com uma só moeda, ou  com outros tipos. Eu mostro no vídeo lá no canal como fiz o dinheiro. Assista ao vídeo e se não for inscrito no canal já se inscreve!! 

OBS.: existe dinheiro falso para comprar.

2) Criando o tabuleiro: o tabuleiro consiste em algumas casas:

A casa azul é o salário, sempre que o jogador cair nela, recebe o salário correspondente ao país que esta. 


As casas vermelhas são obrigatárias, ou seja, precisam ser pagas, quando o jogador cair nelas.



 As com objetos (carro, casa, apartamento, show, computador, celular, etc), poderiam ser compradas pelos participantes, quando caíssem nelas. 


 As casas (vendas, aluguel) só poderiam ser acionadas, caso o participante tenha algo para vender ou alugar e quando caísse nela.

As casas (bolsa, poupança, royalties) são momentos onde o jogador pode investir seu dinheiro para multiplica. 

 As casas com as bandeiras dos países, são obrigatórias, caiu nela, precisa selecionar a quantidade de dinheiro para trocar no câmbio e a partir daquele momento, o jogador receberia e gastaria com a moeda correspondente. 



As casas 0 (zero) são estagnações ninguém perde ou ganha ao cair nela.


 A casa do leão é o imposto de renda ao cair nela o participante paga a quantidade correspondente de juros para o governo.


 A casa com relógio de aposentadoria significa fim do jogo, quando o jogador cair nela, ele se aposenta da maneira que esta. Caso não caia no jogo, ele inicia novamente, ganhando um salário. 


A casa com o quadro do bonequinho com moedas representa os dividendos, cada investimento aplicado gera um lucro  devolvido para o participante conforme a porcentagem. 



No caso, imprimi o molde do tabuleiro acima, e depois colei em uma cartolina, para ficar mais organizado. 

3) criando a tabela de anotações: como o jogo ficou muito complexo, lembrar de tudo que foi investido, gasto, recebido, ficou bem complicado, então depois do teste inicial, eu decidi incluir uma tabela de anotações. Assim os participantes poderiam notar ali todos os movimentos. 

Para receber os arquivos do jogo gratuitamente,  solicite por e-mail: espacovivianelais@gmail.com

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