Figado de galinha

Essa receita esta aqui porque é um dos pratos mais apreciados pelo meu marido, mas não só por ele, muitos brasileiros adoram os miúdos do frango e da galinha, e o figado é um dos preferidos,  com o coração e a tal da moela. 
Eu em particular não gosto do sabor de nenhum desses miúdos. mas aprendi a preparar já que o Crush gosta.  

No entanto, me deparei com um questionamento muito frequente da minha mãe:
 Como você faz o figado sem que ele exploda? 
E diversas vezes me questionaram: 
Como você faz para não ficar com gosto amargo? 

Então me veio a mente que muitas pessoas não sabem como preparar essa "delicia".  Que há alguém por aí, que sofre com explosões de óleo na cozinha, correndo o risco de se queimar e ainda pessoas que comem figado com gosto "ainda pior" que o normal. 

Por isso, decidi trazer dicas e as  2 receitas que, mas faço aqui em casa  para você testar e depois me dizer se ajudou ou não. 

Dicas:

  1. Eu compro o figado na granja, fresco e sem ser congelado. 
  2. Em uma tigela grande coloco água fria, e deixo 15 minutos de molho, para retirar todo o sangue, que dá um cheiro forte.
  3. Depois jogo a água suja fora e lavo cada um separadamente, já removendo as partes esverdeadas que aparecem na carne, é ela que dá o sabor amargo. 
  4. Uso uma faca afiada, pois parece frágil e delicada, mas a pelinha branca e essa parte esverdeada é complicada de remover com uma faca sem corte. 
  5. Em uma panela grande com água fervendo, coloco os figados e deixo por 10 minutos. 
  6. Retiro da água. Estendo eles em uma assadeira e seco com papel toalha, removendo todo excesso de água. 
  7. Para guardar congelado - coloco numa tigela e levo para o congelador. (Max. 1 semana - para não ficar com gosto de velho, afinal carne congelada perde o sabor). 
Benefícios do figado:
  • O figado é rico em nutrientes e vitaminas, tais  como: Vitamina B12, Vitamina A, Cobre, Zinco, Riboflavina, Folato, Selênio, Fósforo, Vitamina C, Proteína, Vitamina B6, Ferro, entre outros; 
  • É um alimento barato e fácil de preparar, mas deve ser introduzido na infância, pois tem um sabor acentuado, o que faz com que o paladar adulto o rejeite rapidamente;
  • Devido aos nutrientes e vitaminas que possui é benéfico para problemas cardiovasculares; 
  • É ótimo para produção de energia e também é bom na prevenção de câncer;
  • Devido à Vitamina A ajuda com o crescimento do cabelo e de unhas;
  • Excelente no combate a anemia e deficiência de ferro. 

Receita 1: Figado frito


Depois de limpar o figado, pre-cozinhar e retirar o excesso de água. Tempere a gosto com sal, pimenta, cominho, etc. Leve uma panela ao fogo com óleo. Deixe o óleo bem quente. Jogue o figado no óleo, e tampe. Cerca de 5 minutos e esta pronto. Ou ate que fique completamente "douradinho"/"queimadinho". 
Dicas: coloque uma quantidade de óleo que cubra completamente o figado.  Use uma tampa de vidro, para não ter que ficar abrindo a panela e verificar. 
Cuidado: Se tiver alguma água ira explodir e voar óleo para todo lado, por isso mantenha com tampa. 

Receita 2: Figado refogado 


Depois de limpar o figado e pré-cozinhar, pique em pedacinhos pequenos, pique três dentes de alho, cebola (a gosto), cebolinha, salsa, coentro, sal, pimenta e qualquer outro tempero que desejar. 
Em uma panela coloque óleo, frite o alho e a cebola, adicione o figado e mexa bem, depois adicione os temperos escolhidos e continue mexendo. Deixe cozinhar por 5 minutos, ou ate que a água seque. Finalize com a cebolinha, coentro e salsa. 
Dicas: nessa receita não precisa retirar o excesso de água, esse excesso que ira ajudar no cozimento. Se você julgar que esta seco, adicione água aos pouco e sempre mexa. 
Picar o ficado é uma opção, você pode deixar ele do tamanho normal. 
Adicionar 10 ml de cachaça acentuara o sabor. 


O site Receitaria listou 11 receitas com figado de galinha veja aqui

Fonte: 

Aviso: As receitas aqui dispostas são retiradas do caderno de receitas da família, quando não, são enviadas por amigos, familiares e leitores, portanto não podendo ser identificado origem, exceto quanto esta é retirado da internet onde se indica o site, mas não o autor da postagem. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados