Vírus pelo mundo: CORONAVÍRUS ( COVID-19)

Ola pessoal, tudo bem?
Nessa incerteza que é uma pandemia seguida de isolamento social, nada melhor do que informação. Nessa série vírus pelo mundo, vamos conhecer os vírus que já assustaram muitas pessoas, já mataram muitas pessoas e também que já foram superados. 
É preciso entender, que de vez em quando, de 50, 60,80 a 100 anos aproximadamente, aparece um novo tipo de vírus, em que nós, como humanidade, ainda não temos conhecimento  e nem proteção imunológica.
  Vamos ver aqui, como é importante o trabalho cientifico, e as vacinações e aprenderemos de fonte segura como se proteger de cada tópico falado. 



Coronavírus (sars-cov-2) - COVID-19
Inicio:  Esse vírus é um primo da conhecida SARS ( síndrome respiratória aguda), que apareceu na China em 2002. Em casos normais, ele é encontrado em animais e em diferentes países, inclusive no Brasil.  No entanto o vírus sofreu modificações, que é  algo normal para todo vírus e bactérias, para sobreviverem eles precisam se adaptar ao ambiente, as condições climáticas, a quaisquer hospedeiros.  Um estudo cientifico, de março de 2019, realizado pelos biólogos chineses Yi Fan e Peng Zhou, mostrou que o vírus corona, tinha grande chances de afetar a China e que a transmissão seria através de morcegos.  Mas esse estudo não chamou atenção de ninguém e foi guardado na gaveta. 
Em dezembro de 2019, temos as tradicionais festas de fim de ano, natal e ano novo, e muitas pessoas viajam o mundo, já em janeiro de 2020 houve a  comemoração do Ano Novo Chines, o ano do rato,  que é uma enorme festa  tradicional e linda, que acontece na China e em vários países com descendentes ( Veja aqui). Fazendo assim a movimentação de pessoas viajando de um lado a outro pelo maravilhoso planeta que temos. 



Em meio a toda essa agitação, na pequena cidade de Wuhan, tinha um mercado, daqueles tipo mercadão que vende de tudo,onde se vendiam animais de todas as especies, carnes diferenciadas, e tinham morcegos vivos que estavam contaminados, pelo coronavírus. Assim sendo, quem passou pelo mercado, ou próximo, como em metros, restaurantes, aeroportos etc, correu o risco de se contaminar, pois o vírus é de origem animal, mas desta vez afetava os humanos. 
São bem raros os casos em que vírus de animais podem ser transmitidos para seres humanos, nesses casos os cientistas chamam esse fenômeno de zoonótico. 
Imagem do Google CC por Team RK

Causa: Os primeiros pacientes surgiram com os sintomas normais de problemas respiratórios simples, parecidos com de uma gripe que incluem:  febre, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e tosse. Mas o maior problema, é que o vírus em casos extremos  causa pneumonia e insuficiência renal. 
Grupo de risco:  Acomete pessoas em 85% das vezes idosas, com mais de 60 anos, pessoas com doenças cronicas como diabetes, bronquites, rinites etc. Crianças. Quaisquer pessoas com imunidade baixa ou prejudicada por tratamentos. 

No entanto você deve estar se perguntando, mas como não perceberam antes? 
Bem, isso é realmente complicado de responder, pois primeiro como os animais contraíram o vírus? Como ele se modificou e se fortaleceu a ponto de ser transmissível aos seres humanos? E por fim, como detectar uma causa de  pneumonia ou insuficiência renal que surge do nada e sem informação?  Além disso, o vírus tem um período de encubação de ate 7 dias, ou seja, a pessoa esta contaminada, esta passando o vírus a outras, mas os resultados dão negativos e  ele não sente nenhum sintoma. E há ainda, as pessoas que pegaram o vírus, tiveram um trabalho maravilhoso de seu  sistema imunológico e se curaram sozinhas.  Estamos tratando de uma situação no âmbito HUMANO, ou seja, nada é igual, sempre haverá diferenças.  Por essas e outras razões, que os estudos científicos, estudos de caso, testes de laboratórios devem ser feitos, para que assim possamos entender esse vírus,saber como ele age e assim como derrota-lo.


Sintomas: os sintomas são parecidos com de uma gripe normal. Os médicos alertam que se você sentir falta de ar, deve ir ao medico imediatamente, e solicitar um teste para coronavírus, que basicamente é uma tomográfica computadorizada (TC) do tórax, pois o vírus não aparece com um simples Raio-x. 

Consequência: Bem depois que houveram pacientes mortos, e outros suspeitos em países diferentes, ficou claro que se tratava de um vírus que se modificava rapidamente e que era transmitido facilmente. Tão logo chegou em outros países, começou o que chamam de epidemia ( algo local), muitas pessoas com os mesmos sintomas dando entrada nos hospitais. Muitos tinham chegado de viagem, outros estiveram com pessoas que chegaram de viagens. Dai a algum tempo, o contagio tomou proporções gigantescas, então no dia 11/03/2020 a OMS ( Organização Mundial de Saúde) declarou estado de pandemia (enfermidade epidêmica amplamente disseminada), ( Assista aqui),  isso significa que o vírus se espalhou por muitos países pelo mundo e que vinha afetando milhares e milhares de pessoas.  A solução encontrada para controlar a situação foi de isolar as pessoas, vitando assim que o vírus propague. 

Como o vírus se propaga:  
  • Através de contato direto com animais infectados 
  • Contato direto com humanos contaminados seguido de contato com olhos, boca, nariz.
  • Superfícies contaminadas  seguido de contato com olhos, boca e nariz
  • Tosse e espirros.
  • Abertos de mãos e comprimentos 
  • Beijos e abraço. 

Nesse guia ilustrado ( link abaixo), você pode ver corretamente e com mais detalhes como se cuidar (copie e cole o link na barra de endereço do seu navegador).

https://especiais.g1.globo.com/bemestar/2020/coronavirus/?_ga=2.188101352.1150422921.1584888159-1999528306.1580835583 

Nomenclatura: O coronavírus recebeu esse nome porque parece ter uma coroa em sua superfície quando visto no microscópio. Ele é comum em vários países, inclusive no Brasil. E é muito velho, vem lá dos tempos dos dinossauros. 
O vírus atual  em si foi designado como SARS-CoV-2 pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus, esse  nome  é uma variação classificatória  do coronavírus, lembra que falei, no inicio deste post ,que é primo da Sars, por isso foi designado oficialmente como Sars(doença respiratória aguda)-Cov(coronavírus normal)-2(segunda versão). 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o nome oficial da doença causada pelo novo coronavírus passará a ser chamada Covid-19.  O numero 19 representa o ano em que o vírus foi descoberto. 
E é por tudo isso que temos três nomenclaturas para um único mal: o original CORONAVIRUS, sua classificação cientifica SARS-COV-2,  e a doença causada por ele COVID-19

O vírus hoje é o mesmo que saiu da China? Não. Por esse motivo esta sendo tão complicado acabar com ele, a cada país e pessoa contaminada, o vírus adquire uma pequena mutação, que o torna diferente, assim sendo os primeiros casos da China, são diferentes dos casos da Itália, EUA, Londres, Brasil e outros.  Mas os cientistas e pesquisadores do mundo todo estão estudando o vírus para então criar uma cura. 
Exemplo disso é a Brasileira Jaqueline Goes de Jesus que mapeou o genoma do vírus e isso ajudou muito nas investigações. .

Qual o tratamento? Não há um tratamento, por isso que foi declarado o isolamento social, os cientistas estão pesquisando e desenvolvendo testes para uma cura definitiva, mas ate lá, os cuidados de higiene pessoal e o isolamento, ou quarentena, precisa ser mantido.  Além disso, houveram muitos casos em que os pacientes com crise respiratória, ou seja muita falta de ar, foram entubados para ter auxilio de aparelhos para respirar e conseguiram ter tempo para criar anticorpos que ajudaram a retroceder o quadro. Mas há tratamentos com antibióticos que não surgem efeito. Outro grande problema, foi o número imenso de pessoas contaminas e com suspeitas e a falta de leitos dos hospitais pelo mundo, que ajudaram a aumentar os casos de morte. Afinal, ninguém estava esperando uma crise tão grande. 

Prevenção: Não se contaminar com o vírus é a melhor maneira de se proteger, assim respeitar o isolamento social, lavar as mãos com água e sabão, evitar o contato com olhos, nariz e boca, evitar o contato com  outras pessoas etc; 
A imagem abaixo ilustra muito bem de forma clara, simples e  objetiva o que devemos fazer. 

Imagem do Google EBSERH


No Brasil:  O primeiro caso de Corona no Brasil foi detectado no dia 22/02/2020, foi um homem de 61 anos que esteve na Itália entre os dias 9 a 21 de fevereiro, morador de São Paulo. Foi o primeiro caso na América Latina. Logo em seguida, veio as suspeitas de outros possíveis casos. O maior problema do Brasil foi não cancelar  o carnaval,(festa que traz inúmeras pessoas do mundo inteiro, e forma varias aglomerações de gente, além do contato direto com beijos, abraços, show's etc),  já que o vírus existia no país,  o certo seria fechar as fronteiras, evitando assim que mais pessoas se contaminassem. 
No entanto isso não ocorreu, e o vírus se espalhou pelo  Brasil, e hoje 22/03/2020 já são contabilizados pelas Secretarias de Saúde 1201 casos em 26 estado e no Distrito Federal e aumentando.  Esse numero pode ser conferido no rastreador do Covid-19:   https://www.bing.com/covid

Por isso foi decretado uma ordem  emergencial. No estado de São Paulo por exemplo, durante coletiva de imprensa realizada neste sábado, 21, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou as seguintes medidas do Estado no combate ao coronavírus:

Isso incluem escolas e seus colaboradores: professores, estudantes, gestores, diretores, auxiliares etc. 
que ficaram em isolamento.







Fontes:
 https://sergiofranco.com.br/coronavirus-o-que-voce-precisa-saber

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/21/casos-de-coronavirus-no-brasil-em-21-de-marco.ghtml

https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/02/12/por-que-o-coronavirus-agora-se-chama-covid-19-e-como-esses-nomes-sao-criados/

https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-o-que-podemos-aprender/

https://especiais.g1.globo.com/bemestar/2020/coronavirus/?_ga=2.188101352.1150422921.1584888159-1999528306.1580835583

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/21/casos-de-coronavirus-no-brasil-em-21-de-marco.ghtml

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,oms-declara-pandemia-de-novo-coronavirus-mais-de-118-mil-casos-foram-registrados,70003228725

https://exame.abril.com.br/brasil/doria-decreta-quarentena-de-15-dias-em-sao-paulo/

https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/cotidiano/NOT,0,0,1489876,cientista+que+mapeou+genoma+do+coronavirus+estudou+em+ribeirao.aspx

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/26/ministerio-da-saude-fala-sobre-caso-possivel-paciente-com-coronavirus.ghtml

https://www.b9.com.br/123266/microsoft-lanca-mapa-em-tempo-real-para-acompanhar-pandemia-do-coronavirus/

https://blog-del-estudiante-mvz.blogspot.com/2017/10/enfermedades-zoonoticas.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados