Truques para atender bem um cliente e ganha-lo para si.

Oi, tudo bem? 
Preciso dizer que na vida às vezes nos falhamos feio ao tentar fazer algo, e essa é a história de hoje. 
Quando conclui meu curso de fotografia, foi o mesmo tempo em que fiquei desempregada, então decidi abrir minha empresa de fotografia. Depois de todas as burocracias necessários, e de muito estudo, decidi optar pelo Mei
Eu sabia fotografar, eu sabia administrar as coisas, mas não sabia como lidar com os clientes. E tiveram cada pérola (risos). Claramente pelo início deste relato, você já deve deduzir que falhei. E acertou, fali um ano depois. Isso porque investi e não obtive lucro. Então a melhor opção era desmanchar tudo, em vez de ficar perdendo dinheiro.  Porém, nessa grande aventura, eu aprendi, muitas coisas sobre como lidar com os clientes e trouxe essas dicas para você. 

Aparência Pessoal: Parece besta, mas é verdade, se cuidar e se vestir bem faz toda a diferença. ( já falei sobre isso aqui no blog).  Isso também inclui cuidar do uniforme, caso a empresa tenha um, mesmo que seja só uma camiseta, ela precisa estar limpa, alinhada, e em harmonia com o restante da sua roupa. 

Ambiente de Trabalho: Ao atender um cliente, a primeira impressão é que fica, então se for na sua casa ou escritório,  arrume o lugar, deixe trabalhos seus amostra, mas não deixe espalhados, não deixe lixo ou coisas sujas a vista, faça pequenos mimos (balinhas, cafezinho etc). Se for em um lugar público, escolha um que possibilite o acesso à internet, que seja tranquilo e sem interrupções e que seja possível oferecer pelo menos uma água ao seu cliente (parques, cafés, restaurantes). No mercado existem muitos proprietários que alugam salas e espaços para reuniões, às vezes vale pagar o preço. Veja alguns modelos:
Delta Business Coworking
Sala de Reunião
2 Work Escritório Profissional
Agenda Open

Abordagem ao Cliente: Começa aqui o dialogo, é nesse momento que você termina de cativar o cliente, então preste atenção a três tópicos: 
1 - Identificação: É importante que o cliente saiba quem você é e quem representa. Assim ele se sentirá seguro. Utilize o uniforme se a empresa assim o tiver, ou chegue ao cliente estendendo sua mão cumprimentando o mesmo e dizendo o seu nome e da onde é. Isso demostrará que você esta se colocando a disposição para ajuda-lo e facilitará a negociação sendo um rosto confiável. 
2- Personalização: É uma maneira do cliente se sentir abraçado e único. Chame-o pelo nome, isso customiza o atendimento e o cliente se sente valoriza-lo. Caso não saiba o nome, pergunte. Faça questão de lembrar tanto da fisionomia deste como do seu nome. Além disso, é através desse contato, que você poderá comprar a ideia ou não do seu cliente mostrando o seu trabalho e profissionalismo. 
3- Tom de voz: Seja firme, claro, objetivo, mas agradável. Encontre o equilíbrio, não fale baixo ou alto demais ou rápido ou devagar.  Ensaie antes, teste as palavras. Um curso de oratória poderá te ajudar nisso. ( o curso de oratoria da Conquer é incrivel!! - super recomendo)

Pense Rápido: Em uma negociação, muitas vezes o cliente não se sente confortável com o orçamento, esse é o fator determinante para se fechar o negócio, então tente negociar um desconto, um prazo mais curto, e se ainda assim o cliente insistir que esta caro. Seja firme e diga algo que demostre que você esta confiante com seu produto e tem certeza que ele poderá pesquisar em outros lugares, mas retornará com você. Isso fará com que a insegurança da pessoa desapareça pois afinal quem da a cara a tapa assim se o produto não for realmente bom. 

Disposição para ajudar: Demostrar interesse pelo que a pessoa tem a dizer, estar disposto a atender e ajudar o cliente prontamente é a chave do sucesso, aqui é onde você demostrará que vai realizar os sonhos do cliente, seus desejos, demostrará que tem poder para isso - Mas sem engana-lo alegando que pode fazer o que não pode.  Mas se mostrando disponível para negociar, pesquisar, conversar com seus superiores etc.. 3 dicas legais para você demostrar disposição:
1- Olhe o cliente nos olhos quando o mesmo estiver falando, isso o dirá que você esta prestando realmente atenção nele. 
2- Se você estiver ocupado(a) no momento, por exemplo ao telefone, peça para ele aguardar um instante, finalize a sua tarefa o mais rápido quanto for possível e inicie a conversa com um pedido de desculpas - mesmo que você não tenha levado nem meio segundo para finalizar o que estava fazendo. 
3- Verifique as possibilidade e soluções possíveis  que estão ao seu alcance antes de dizer NÃO ao cliente.  E se esse for o caso, tendo já esgotado todas as alternativas, direcione o cliente para a solução desejada, por exemplo: O cliente quer um quadro desenhado, mas como empresa de fotografia, vocês não fazem, então entrou em contato e conversou com seus fornecedores, e ninguém que tem contato faz. Pesquise na internet algum artista que faz, entre em contato com ele, informando o caso ( se possível inicie uma parceria), então volte ao cliente com uma solução.  Diga a ele  que infelizmente vocês não fazem, mas que entrou em contato com o fulano de tal( passe o contato), e que espera de coração que essa pessoa possa ajuda-lo.  

Espero que este post te ajude a ganhar muitos clientes e ter muito sucesso nesse ano  e nos outros anos também.

Grande beijo. 

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