Qual seu canal de comunicação?


Canais de comunicação - Quando eu ouvi isso pela primeira vez, logo me veio na mente coisas do tipo: televisão, rádio, jornal e revista e mídias sociais, claro que eu não estava completamente errada, mas se tratando de marketing pessoal, é uma coisa totalmente diferente.
SitewareDesenvolver-pessoas

São três canais de comunicação: o visual, o auditivo e o sinestésico. Eles são fundamentais para um bom comunicador, e a comunicação é a chave para o sucesso, pois quando somos bem entendidos e sabemos nos expressar corretamente, temos maiores chances de chegar aos nossos objetivos.  Vamos conhecer cada um destes canais.  Lembrando que esses canais que utilizamos para nos expressar e também são eles que são utilizados para comunicar.
Visual:  São informações formadas de imagens, processos e interpretação do mundo. São aquelas informações obtidas do meio ambiente ou do subconsciente, normalmente estão voltadas para dados de tamanho, proporção, cor, beleza, altura, profundidade, largura e detalhes. Assim sendo, o visual tem haver com a percepção visual de uma pessoa, que a caracteriza como: observadora e detalhista.  Para comunicar através do visual, a pessoa como detalhista e observadora é também muito cuidadosa com sua imagem pessoal.
Imagem site Hospital dos olhos

Auditivo: É a forma de comunicação mais predominante, uma pessoa que é auditiva consegue perceber com nitidez e facilidade dados vinculados ao som, tais como: volume, tonalidade, vocabulário, ruídos, discursos, conversas, discussões, agressividade. Ou seja, uma pessoa auditiva, é muito prestativa e realmente ouve o que está sendo dito. Também é uma habilidade muito fácil de se conquistar, por isso, é a mais comum nas pessoas. Para se comunicar através do auditivo, a pessoa, normalmente se mantem calado e prestativo, e quando necessário, dá sugestões bem pensadas, especificas e coerentes, elevando assim os debates.
Imagem site Direito de ouvir

Sinestésico (sensações):   São as características das pessoas muito agitadas, que se movimentam muito, gesticulam e utilizam a linguagem não verbal com facilidade para se expressar. Emoção e movimentação são as características desta pessoa, que pode ser tanto uma pessoa extrovertida como introvertida (tímida). Para se comunicar as pessoas utilizam o corpo, um olhar, um gesto, normalmente seu corpo diz mais que suas palavras e é nítido suas emoções, como um livro aberto.
Aprender identificar quais são os canais que você utiliza para se comunicar é interessante pois te permite analisar exatamente as situações transcorrer pelos canais para ser compreendido(a).
Negocio Estética:
 Porque o marketing pessoal é determinante

 Vamos a um teste? Responda essas 20 questões, some os resultados na tabela, descubra a porcentagem e entenda quais os canais de comunicação você precisa melhorar.
Responda as perguntas escolhendo uma das alternativas(a,b,c) para cada item.
1-        Eu gostaria de fazer esse teste:
a.       Verbalmente
b.       Por escrito
c.       Realizando tarefas
11-  Das três ações seguintes eu prefiro:
a.       Movimentação
b.       Sintonização
c.       Focalização
2-      Para me agradar basta me presentear com algo:
a.       Útil
b.       Sonoro
c.       bonito
12- Valorizo mais:
a.       Coordenação
b.       O aspecto
c.       O ritmo
3-      Eu tenho mais facilidade de reconhecer nas pessoas:
a.       A fisionomia
b.        O nome
c.       As atitudes
13- O carro dos sonhos tem que ser:
a.       Confortável
b.       Charmoso
c.       Silencioso
4-      Aprendo facilmente:
a.       Lendo
b.       Fazendo
c.       Escutando
14- Quando tenho interesse em algo procuro:
a.       Olhar bem
b.       Ouvir com atenção
c.       Participar
5-      Atividades que me atraem muito
a.       Músicas/ oratória
b.       Fotografia / pintura
c.       Escultura/ dança
15- Para decidir sobre algo eu utilizo como base:
a.       O que escuto
b.       O que sinto
c.       O que vejo
6-      Eu prefiro
a.       Fazer
b.       Escutar
c.       Observar

16- O que mais me incomoda:
a.       Luzes fortes
b.       Roupas desconfortáveis
c.       Barulho
7-      Recordando os momentos felizes me vêm à mente:
a.       Cenas
b.       Sons
c.       Sensações

17- Qual dessas qualidades, mas me agradam
a.       Colorido
b.       Afinado
c.       Saboroso
8-       Durante minhas férias eu gosto de:
a.       Repousar
b.       Participar de atividades físicas
c.       Viajar
18 características fundamentais em uma peça de teatro:
a.       eloquência e texto
b.       gesticulação e movimentação
c.       iluminação e cenário
9-      Valorizo muito nas pessoas:
a.       O que elas dizem
b.       O que elas fazem
c.       A aparência
19- Meu passatempo favorito é
a.       Dançar ou fazer atividades físicas
b.       Observar o que é belo para mim
c.       Ouvir sons harmoniosos
10-   Acho que alguém gosta de mim quando:
a.       Me elogia
b.       Me dá presentes
c.       Tem atitudes positivas comigo
20- Qual programa que eu escolheria pro final de semana:
a.       Ir a um concerto ou show
b.       Visitar uma exposição
c.       Ir a um parque de diversões.

Gabarito
Na tabela abaixo marque as alternativas para cada questão, depois some quantos itens sinalizou por coluna e registre na soma dos itens.
Questão
Alternativa
Escolhida
Por questão
1
B
A
C
2
C
B
A
3
A
B
C
4
A
C
B
5
B
A
C
6
C
B
A
7
A
B
C
8
C
A
B
9
C
A
B
10
B
A
C
11
C
B
A
12
B
C
A
13
B
C
A
14
A
B
C
15
C
A
B
16
A
C
B
17
A
B
C
18
C
A
B
19
B
C
A
20
B
A
C
Soma dos itens




Visual
Auditivo
Sinestésico

Agora pegue o resultado de cada item e multiplique por 5 (resultado X 5), assim descobrirá o percentual predominante.
Visual ___________% Auditivo__________% Sinestésico________%

Qual o seu maior percentual?  - Este é o seu canal de comunicação mais forte
Qual o seu menor percentual? – este é o seu canal de comunicação mais fraco, é preciso trabalhar nele para melhora-lo.
No processo do teste, houve momentos em que quis escolher mais de uma resposta por alternativa? Se sim, refaça o teste escolhendo essa outra alternativa, e veja qual será o resultado.
Quando uma pessoa possui os três canais de comunicação em perfeita sintonia, é normal, que eles se choquem durante o processo do teste, além disso, um bom comunicador precisa conhecer e captar essas três linguagens simultaneamente para saber como agir da melhor maneira e ser entendido.

Teste e texto retirados de um curso realizado em uma empresa que trabalhei, com pequenas alterações. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados