10 Crendices Populares

Olá pessoas lindas, tudo bem?

Aproveitando o mês de outubro, trouxe uma lista com 12 crendices populares brasileiras. 
Em nosso país temos a vantagem de conviver com muitas religiões, pessoas, e claro, suas crenças, além disso, as muitas historias, criadas para evitar desperdício, cuidados pessoas etc. Então venha descobrir ... Se você é uma pessoa supersticiosa - cuidado! 

Chinelo ou sapatos virados: 
 Essa caracteriza uma "maldição", se você deixar o chinelo ou o seu sapato virado, sua mãe morrerá! Na verdade, isso não acontece. O fato é que lá em meados da década de 60-70, os matérias utilizados para pisos nas casas, eram muito ruins, e corria-se o risco de ao deixar os sapatos assim, os resíduos dos matérias poderiam grudar nelas e ao calça-los machucar o pé. Posteriormente, as  mamães e papais utilizam dessa frase, como uma estrategia de manterem a casa organizada e os sapatos guardados em seus devidos lugares. 



Derrubar sal:
Dizem que derrubar sal traz muito azar. Isso se originou na extração de sal, a anos e anos atras. Como esse processo era expansivo, e o tempero era muito raro, foi inventado essa desculpa, para que as pessoas tomassem cuidado com a iguaria. Que era utilizada para conservação de alimentos e claro para temperar outros. 
Saiba mais sobre a historia do sal Clicando aqui



Gato preto
Ver um gato preto da azar.  Essa crendice é muito velha,  iniciada na Idade Media onde as pessoas associaram os gatos pretos as bruxas, alegando que estas se transformavam nos bichanos. Durante o "mandato" do  Papa Inocêncio VIII, que acreditava nessa historia, e foi um dos perseguidores de bruxas, listou o pobre bichano na lista de perseguidos da Igreja, e estes eram capturados e mortos. 
A situação só piorou quando um escritor incluiu em suas obras literárias a crendice popular, perpetuando a lenda ate os dias atuais.  Essa crendice é mundial, e muito foi muito forte no Brasil. Mas hoje, não devemos pensar mais assim certo? Os gatinhos pretos são fofuras que merecem amor e carinho. 





Guarda-chuvas abertos dentro de casa
O guarda-chuva é uma invenção velha, mas poem vela nisso, tem registros dele em pinturas que datam de 1700, e pouco se modificou a respeito. Mas a lenda que circulam é:
Não abra o guarda- chuva dentro de casa para não atrair espíritos imundos
Mas essa historia só nasceu, com o intuito de evitar acidentes, como os matérias eram desajeitados, grandes, de ferro pesados, abrir o instrumento em casa era perigoso, então ao criar a lenda, as pessoas por medo, evitavam abri-lo dentro de casa. 
Saiba mais sobre a historia do guarda-chuva Clicando aqui


Passar debaixo da escada - pior ainda na sexta feira 13 da muito azar. 
Oras oras, passar debaixo da escada traz muito, muito azar. Isso diz respeito ao formato triangular que a escada forma, esse formato representa a Santíssima Trindade, e ao passar por baixo, você quebra o equilíbrio e consequentemente isso é pecado e traz azar. 
Eu em particular não acredito nessa versão, há outra existente, é que por questão de segurança, passar em baixo da escada pode gerar um acidente ( como algo cair em sua cabeça, ou se você esbarrar na escada poderá derrubar a pessoa que esta nela). 


                                            Trevo de 4 folhas 
Consiga um e terá sorte em todas as áreas da sua vida! O trevo de 4 folhas é um talismã, um amuleto de sorte, assim como o pé de coelho e a ferradura. A história  é que ao serem expulsos do jardim do Éden, Adão levou um pedaço do paraíso para se recordar, portanto por ser um símbolo positivo traz sorte.  Saiba mais sobre esse amuleto Clicando aqui
 Quebrar o espelho traz 7 anos de azar.
Essa crendice  fala sobre a renovação do corpo e sobre as diversas dimensões acessíveis pelo espelho. A lenda se baseia em uma teoria romana antiga, que dita que o corpo se renova a cada 7 anos, ao quebrar o espelho, você quebra o ciclo. E portanto ganha 7 anos de azar.  Esse instrumento, também é muito utilizado para magias, pois ele representa portais para outras dimensões. Saiba mais sobre isso Clicando aqui - deixamos claro, que é sua escolha. 
Outro motivo, este mais plausível, é que no inicio a confecção de espelhos era cara, portanto, só pessoas abastadas tinham acesso. Assim tomar cuidado para o item raro, não quebrar era fundamental para manter o status. 



 
Ver a noiva antes do casamento
Essa eu segui a risca, confesso ( vai que né risos). A lenda diz que se o noivo ver a noiva antes do casamento, da azar e o mesmo não dura muito tempo.  Na verdade, essa lenda se originou há anos e anos quando os casamentos eram relações comerciais, assim, para evitar o desmanche do acordo, os pais não deixavam os noivos verem as noivas, para que este não fugisse se a noiva não fosse formosa.  Atualmente, usa-se essa desculpa, para causar efeito de surpresa ao noivo, afinal, ver a sua prometida, vestida (normalmente uma unica vez, em uma ocasião tão especial aos dois), é algo emocionante. 


O aniversariante deve cortar o primeiro pedaço de bolo. 
A primeira fatia de bolo deve ser cortado pelo aniversariante, caso contrario, o desejo não vai se tornar realidade. Isso só começa a valer a partir dos 2 anos de idade.  Essa é uma crendice de aniversario, criada para que os papais e mamães consigam registrar o momento, normalmente as crianças,acreditam que irá ganhar o que pediu e ficam para cortar a fatia do bolo, mas logo, saem para se divertir com outra coisa. 

 Comemorar seu aniversario antes da data correta
Comemorar seu aniversario antes do dia, é premonição de morte. Essa crendice, é bem macabra, mas na verdade, isso é só desculpa, que os pais utilizam para assustar e enrolar  as crianças, no sentido realizar sua festa de aniversario dias depois da data oficial. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados