DYE: Jogo de velha

Esse é um jogo que eu joguei muito em minha infância, lembro nitidamente de uma vez que fui a uma quermesse e pesquei um peixe, e ganhei como prêmio um jogo da velha. Foi muito divertido brincar com ele, fisicamente, e é isso que vamos fazer hoje, montar nosso próprio jogo da velha.
Mas claro que, você pode jogar esse jogo, ai e agora mesmo, basta, fazer o seguinte desenho
Agora você escolhe se vai ser o X ou o O. Decidido isso, seu amigo será a outra opção, assim sendo se você escolhe ser o X seu amigo será o O.  Então tira-se par ou impar e quem ganhar inicia a construção do caminho. Ganha quem completar um caminho.
 

O jogo empata quando os caminhos são mutualmente bloqueados e então chamamos isso de VELHA. 

Mas Vivi, da onde surgiu isso?
De acordo com a wikipedia: "A origem é desconhecida, com indicações de que pode ter começado no antigo Egito, onde foram encontrados tabuleiros esculpidos na rocha, que teriam mais de 3.500 anos. Algumas lendas urbanas contam que o jogo terá nascido em Portugal, na cidade de Almada no ano 545 DC.. No entanto, só foi popularizado no ano 1500, pelo descobridor Pedro Álvares Cabral, que adorava jogar este jogo durante as suas viagens. Álvares Cabral terá decidido que este jogo seria o primeiro a ser ensinado ao povo indígena no Brasil".

E ai achou legal né. Vamos montar um juntos?

Você vai precisar de:
  • 4 palitos de churrasco sem ponta ou sorvete;
  • 1 pedaço de papelão 20X20cm;
  • Cola liquida e em bastão;
  • 12 pedaços de papelão 5X5 cm; 
  • Papel cartão, cartolina, sulfite;
  • caneta preta; 
  • Tesoura;
  • Régua; 


Como fazer
Corte os papelões em 12 pedados quadrados de 5X5 cm. Use a régua para fazer as marcações. 


Recorte uma pedaço de papelão de 20X20cm. Use a régua para fazer as marcações



Corte um pedaço de papel, (eu usei sulfite, reciclando uma folha que tinha aqui), no tamanho de 20X20CM. (Eu deixei uma borda de 1 cm de cada lado, mas isso é opcional). 


Como você pode observar na imagem acima, fiz as marcações no papel. Para isso, eu pequei o papel e dobrei em 3 parte na vertical e na horizontal, formando assim 9 quadradinhos. 

 Pegue o papel que foi marcado e passe cola, capriche na quantidade de cola, para que não desgrude, depois cole esse papel no papelão.  (Eu deixei uma margem, assim colei ela do lado de trás do papelão. 



Na parte de trás do papelão eu passei fita crepe para ficar bem-acabado. Se preferir coloque outro pedaço de papel sulfite na parte de trás para dar acabamento.

Com os 12 pedaços de papelão, recorte e cole cartolina, papel cartão ou sulfite, no tamanho de 5X5CM e cole em cada um. (Eu fiz de um lado vermelho e de outro branco). 



Desenhe em 6 quadrados um O bem bonito com a caneta preta. Nos outros 6 desenhe um X. (Eu utilizei essas réguas com letras porque minha caligrafia não é muito boa). 

Pegue os palitos  e corte no tamanho exato. Meça na tabela de 20x20 cm depois corte o excesso. (Eu usei palitos de churrasco e enrolei com papel crepom). 



Com o papelão de 20x20cm em mãos, cole os palitos nas divisórias, corte os palitos para que caibam perfeitamente da divisão. 


Pronto. Jogo da velha móvel concluído agora é só jogar. 


Segue alguns modelos prontos para impressão. 





Fonte:
Jogo da velha: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-do-jogo-da-velha/#:~:text=O%20jogo%2Dda%2Dvelha%20faz,do%20moinho%22%20ou%20%22trilha%22&text=A%20refer%C3%AAncia%20mais%20antiga%20que,antes%20de%20Cristo%2C%20no%20Egito.&text=Conhecido%20praticamente%20em%20todo%20o,de%20nome%20conforme%20a%20regi%C3%A3o.
Origem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_velha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados