Os melhores Ajudantes do Mundo

Ola pessoal venho contar essa experiencia para vocês. Estava fazendo um estágio em uma escolinha e fiquei com a turma do jardim, lá observei que as crianças eram meio egoísta e não gostavam de ajudar uns aos outros (normal para a idade), mas é preciso incentiva-las desde cedo e mostrar a elas do que são capazes de fazer. Foi assim que decidi começar um projeto que mostrava para elas como elas eram capazes de fazer e fazer muito mesmo sendo pequenos. 








Como todo projeto ele tem o início, o meio e o fim, e decidi introduzir a ideia a partir do conto  O ratinho e o leão( veja aqui no blog), então solicitava que elas desenhassem a história e também que recontassem a história para mim, fiz isso vários dias seguidos. 
Posteriormente, contei experiencias minhas, de problemas que eu acreditava que elas poderiam  resolver coisas do tipo: estou cansada e não quero secar a louça de casa, quem pode me ajudar? E as repostas foram diversas: seu marido, se eu morasse com você eu ajudava, sua mãe, etc. Minha inspiração foi a série da Netflix: Crianças sabem tudo.  Sempre incentivando a ação conjunta de ajudar o outro. Depois parte para ação prática, em uma dinâmica simples onde as crianças ajudaram a limpar a sala de aula. 





Imagem do Google,
pesquisa ajudante
Posteriormente  comecei a segunda parte do projeto denominado do lúdico ao concreto que a partir da brincadeira  leva a criança aprender as coisas da vida real. Começamos a brincar com massinhas de modelas, e criamos uma pequena cidade com banco, padaria, restaurante e lojas, tudo incluído pelos pequenos com sua imaginação, estava  ali só observando e brincando junto, mediando a situação e alimentando a curiosidade. Eles se organizaram sozinhos, e se ajudaram muito. E eu fiquei emocionadíssima com isso. Além disso, para mostrar que é preciso aprender também a esperar, revezávamos entre a brincadeira de massinha e o desenho livre na lousa, onde cada criança tinha seu tempo para desenhar o que quisesse no quadro e os demais esperavam. Depois cantei com eles a música da formiguinha (que foi uma inclusão de última hora).  E por último introduzi a responsabilidade através do serviço -  destinava um ajudante por dia que me ajudava com os outros alunos. 


A terceira parte do projeto é o produto final, dividi em 2 produtos, uma história única,  que criamos juntos, e um painel expositivo. Devido a alguns empecilhos, não tive como fazer  o painel expositivo, no lugar entreguei um pequeno livrinho unto com um agrado para eles, que amaram!  Veja imagens abaixo do livrinho abaixo.
(Não posso divulgar as fotos dos meus ex-alunos aqui, por isso não coloquei nenhuma).

Conheça a história: Os melhores ajudantes do mundo. 
Você é o melhor ajudante do mundo?  A menina que não ajudada deixava a casa bagunçada. Chamava-se Melissa Larissa Clermila Congelada. Ela dormia e acordada sem arrumar a cama, ela não arrumava os brinquedos, ela jogava a roupa suja no chão, ela não guardava os sapatos e nem a roupa limpa, ela não fazia as atividades da escola e nem lavava os pratos sujos.  Sua mãe chamava-se Bianca Sophia Mariana Congelada, ela vivia sempre ocupada, e quando pedia a Menina ajuda ela não ajudava, assim Bianca fazia tudo sozinha e estava sempre cansada, não tinha tempo para brincar, dormir, sair, passear, contar história de dormir, fazer cafuné e massagem no pé.  Na escola não era muito diferente Melissa Larissa Clermila Congelada, não ajudava, não se enturmava na hora de arrumar as coisas, mas conversava de montão, porém logo, deixava de mão suas tarefas em meio a multidão. Certa vez,  ela ficou presa no banheiro da escola, gritou e gritou por ajuda, mas ninguém apareceu, foi ai que pensando bem, ela viu que para poderem ir ajuda-la, seus amigos e professores, precisavam de tempo, mas eles não o tinham, porque não havia ajuda suficiente, foi então que pensou além, pensou  em sua mãe, percebeu como ela estava cansada e que uma ajudinha não faria mal. Então nessa onda de pensamentos Melissa Larissa Clermila Congelada, decidiu se tornar a melhor ajudante do mundo. Logo que sua decisão foi tomada apareceu uma ajuda, claro pura coincidência. Mas depois disso ela começou a ajudar todos, e até ganhou um troféu de melhor ajudante do mundo, percebeu que mesmo ela, sendo tão pequenina, podia fazer muito.    E você é o melhor ajudante do mundo?  R. Sim, somos os melhores ajudante do mundo!  
1º capa: sou pequeno, mas posso ajudar
2º historia do leão e o ratinho
3º e 4º representação artistica - desenhos dos alunos referentes
a história do ratinho.  

1º historia criada junto com a turma
2º e 3º representação artística da história em forma de desenho
4º apresentação da música da formiga 


Capa final com recadinho da Tia Vivi (eu).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados