Primeiras contas (com os dedos)
Imagem do Google |
É uma técnica antiga, se houver dedos na história da evolução humana, houve então o contar com eles. Contar nos dedos sempre foi uma estratégia utilizada pelas pessoas para fazerem contas simples, de adição, subtração, divisão ou multiplicação, além de servir para guiar a contagem seguinte dos números (decrescente e crescente). Essa estrategia ajuda na percepção visual, indicando a quantidade de objetos apresentados. Sabemos que cada mão possui 5 dedos, com às duas juntas temos 10 dedos, assim podemos contar de 1 a 10 e de 10 em 10, para chegar aos resultados que precisamos. É muito normal encontramos crianças adotando essa técnica para fazer as lições de matemática, e até mesmo adultos a utilizam diariamente para facilitar o cálculo de algo (eu uso). Hoje vamos aprender as equações matemáticas de adição com os dedos. Mas antes veja os exemplos abaixo: O primeiro a criança utiliza os dedinhos para contar sua idade. No segundo exemplo temos a representação do Jogo Par ou Impar, referindo-se aos números pares e impares que aprenderemos depois.
Viu como é útil utilizar os dedos para realizar ações simples do dia a dia, assim como contas de adição e subtração. Lembrando que o primeiro contato das crianças com os números, são representações da sua idade com os dedos.
Agora te convido para assistir essas duas vídeoaulas:
Agora faça as atividades abaixo para treinar bastante e entender como usar os dedinhos para fazer contas.
Essas atividades foram encontradas nesse blog: O mundo da Alfabetização Passa la e confira muitas outras atividades incríveis.
O termo abaixei nesse contexto significa tirei ou subtrai |
Comentários