Como Montar Um Bom Currículo



Montar um bom currículo é metade do processo na busca pelo emprego dos sonhos, ou simplesmente por um emprego mesmo. Ele deve ser limpo, claro, objetivo e mostrar ao entrevistador que você é a pessoa certa, isso muitas vezes sem que o entrevistador te veja pessoalmente. É através desse documento que você se destaca dos demais, e consegue aquela vaga. Porém, muitas pessoas erram feio no currículo, por isso acabam não conseguindo o trabalho, isso porque o entrevistador "jogou fora", só porque seu documento não estava apresentável. 
Sabe qual é a pior nessa historia? Ela é real! O seu currículo precisa ser montado adequadamente, porque de fato não importa muito suas qualificações, cursos, etc, se o seu currículo vitae esta mal organizado, muito provavelmente alguém com menos experiência e conhecimento, mas com um documento redigido corretamente ganhará a vaga. Mas calma que hoje vamos aprender a montar um currículo perfeito e vamos ver alguns modelos que você deve fugir.

1 - Para iniciar você precisa informar seus:
Dados Pessoais: Nome completo, idade e estado civil devem aparecer logo no início do documento. É fundamental incluir também telefone e e-mail para que a empresa possa contatá-lo facilmente. 
Dica: cuidado com o e-mail, preencha com o seu melhor e-mail. 

2- Logo em seguida você informa seu objetivo: 
 (Insira um campo: Objetivo, baixo dele escreva seu objetivo profissional deve ser descrito em apenas uma linha, abordando somente o cargo e a área de interesse). 
Dica: Evite indicar mais de uma área em um mesmo currículo, isso demostra indecisão. 
3 - Adicione o seu nível de escolaridade no campo Formação acadêmica: 
Coloque o nome da instituição de ensino, curso e datas de início e término dos cursos que frequentou, apresentando-os por ordem de importância (Essa ordem é de suma importância,  que seja do último curso feito para o primeiro, exemplo: pós-graduação, graduação, etc.).
Dica:  Cursos técnicos só devem ser citados se tiverem relação com a área pretendida ou se você não possuir curso de graduação.

4- Logo em seguida é hora de informar onde você já trabalhou, no campo Experiência profissional:
Mencione nome da empresa, cargo, período de atuação e suas atribuições de forma sucinta. Mas esteja atento para a descrição das atividades desenvolvidas, pois é através deste item que o selecionador conhecerá o seu potencial. Coloque-as, se possível, em forma de itens para facilitar a avaliação. Coloque apenas 3 opções sendo da ordem de saída (ou seja, a última empresa, a penúltima, etc.)

5- Habilidades é aqui que você descreverá seus cursos de idiomas,  de informática, suas competências. 
IdiomasCite apenas o idioma e o nível de conhecimento que possui. Se você estiver estudando algum, deixe isso claro no currículo. Lembre-se que se for necessário para o cargo, você será testado e deverá comprovar o nível declarado. (Em alguns casos você poderá colocar o nome da instituição ano de início e termino do curso, lá na aba de formação escolar - assim não deve repetir a informação)
Informática: Coloque o nível real de seu conhecimento técnico das ferramentas de informática e internet. Seja sincero, pois quando as vagas necessitam de algum programa específico, testes podem ser aplicados. (É super indicado colocar as informações em forma de itens)
Cursos em geral: Cite apenas os cursos relacionados à área de interesse. Coloque o tema e o nome das instituições onde foram realizados.  (Se você é como eu, e possui diversos cursos diferentes, selecione aqueles que melhor se adaptam ao cargo pretendido).

Lembre-se:

– O currículo deve ter, no máximo, duas páginas com as informações necessárias para o cargo. 
Ser Impresso em papel A4, branco, só frente. (Se possível não tire xerox (copias) imprima todas as folhas.  
– Coloque foto somente se for exigência para a vaga desejada. Neste caso, ela deve ser 3×4, ter boa qualidade e priorizar uma postura profissional.
– A apresentação é tudo, por isso não entregue folhas rasgadas, manchadas, rasuradas, amassadas. 
– Para quem busca o primeiro emprego, vale ressaltar no currículo as experiências na faculdade, estágios, cursos, trabalhos voluntários, habilidades e aptidões.
 
Modelos ruins de currículos 
Esses modelos foram criados de maneira grotesca, mas infelizmente demostram uma realidade existente. 



Modelos Corretos de currículo
Esse modelo é o meu currículo,  foi feito pensando em uma vaga específica da área de comunicação.
Observe que informei os cursos que melhor se encaixavam com os requisitos da vaga. Veja que a folha é limpa visualmente. Inclui apenas informações relevantes. 
Meu modelo
    OBS.: Por mais que tenha feito um currículo considerado bom, sempre há o que melhorar. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados