Fuxico
Eu sou uma amante declarada de artesanato, tudo que eu posso aprender sobre algo, vou lá e aprendo, isso desde muito novinha. Hoje sei, por exemplo, fazer muitas coisas legais e sei que você também quer aprender como fazer essas maravilhas, seja para ganhar dinheiro, seja para relaxar.
fuxico com cetim e perola |
De acordo com o site artesanato como negócio: O fuxico é uma técnica artesanal que existe há pelo menos 150 anos, onde se aproveita restos de tecido. Consiste em fazer umas trouxinhas de panos, costurando círculos recortados de sobras de tecidos.
Como fazer - passo a passo:
1) Corte as sobras de tecidos em círculos de diversos tamanhos diferentes
2) Com uma linha (de preferência da mesma cor que o tecido), faça um alinhavo em volta do círculo;
3) Feche puxando a linha;
4) Costure e decore.
O porquê do nome?
O que contam é que o nome FUXICO surgiu por causa das mulheres do interior do Nordeste do Brasil, que se reuniam para costurar e aproveitavam para fazer fofocas e intrigas. - acredito que isso é só papo de proza ruim.
Onde podemos usar?
Costuradas umas nas outras, essas trouxinhas formam colchas, toalhas de mesa, caminhos de mesa, capas de sofá, almofadas, peças de vestuário, bolsas, bijuterias, entre outros. Elas também podem ser utilizadas para decorar panos de copa, caixinhas de madeira, tiaras, camisetas e muito mais.
Quais as outras formas?
Com o uso de diversos tipos de dobradura e composições é possível obter diferentes tipos de flores, além de muitos tipos de bichinhos como, por exemplo, borboletas, corujas e joaninhas.
Fonte:
Fuxico https://artesanatocomonegocio.com.br/vocesabeoqueeofuxico/
Comentários