Cabelo: Pontas ressecadas! Como resolver?
Nada mais normal que ter problemas nas pontas do cabelo, muitas vezes causados pela falta de hidratação como ficou claro nos últimos post's Ponta duplas! Como resolver? e Nó de Fada! Como resolver?. Mas não se preocupe que hoje eu trouxe uma solução, para resolver o problema com as pontas ressecadas e diminuir os seus efeitos de "espiga de milho", alem de ajudar na resolução dos outros dois problemas citados. Então vamos la!
![]() |
| Imagem do blog Amiga da pele |
Como reconhecer que as pontas estão ressecadas?
É possível reconhecer pelo toque, ja que as pontas ficam ásperas e da uma sensação diferente do resto do fio. Alem disso seu aspecto fica feio, desigual, arrepiado como uma espiga mesmo.
o que causa o ressecamento?
Vários fatores podem causar o ressecamento dos fios, e principalmente das ponta, entre eles: o uso de shampoo inadequados, tinturas e químicas em geral, exposição ao sol e o mais comum o comprimento do fio.
O comprimento do meu cabelo tem haver com o ressecamento das pontas?
Sim, quanto maior for o cabelo, menos nutrientes chegam as pontas e por isso elas se tornam ressecadas e tendem a dar problemas.
Como resolver? Existem apenas 2 opções:
Solução rápida: Corte! sim, se você quer se livrar das pontas ressecadas rapidamente, o único jeito é corta-las fora.
Solução a longo prazo: Hidratar, umectar e nutrir, em especial as pontas para que elas, consigam repor os nutrientes contidos nos óleos e nos cremes.
Quais óleos usar?
Conforme o site Beleza e Saúde, você pode usar os óleos a seguir:
- Óleo de Argan: O óleo de argan é um antioxidante natural e extremamente rico em vitamina E. Contém também Ômega 6 e 9, além de ser um composto natural fundamental para a cicatrização e irritação no couro cabeludo. Possui um poder incrível de hidratação.
- Óleo de Oliva: O óleo de oliva é antioxidante natural, tem propriedade emoliente que confere brilho e hidratação aos fios.
- Óleo de Linhaça: Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Nos cabelos conferem hidratação, um brilho muito bonito e também ajuda no combate ao frizz.
- Óleo de Coco: O óleo de coco possui ação emoliente e nutritiva aos fios, além de proteger os cabelos contra os radicais livres e fatores externos do clima do nosso país. Esse óleo é simplesmente maravilhoso!
- Óleo de Abacate: O óleo de abacate é rico em vitamina A e com um altíssimo teor de vitamina E — um poderoso antioxidante, que inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento e garantindo uma hidratação e nutrição profunda aos fios.
- Óleo de Semente de Uva: O óleo de semente de uva é considerado um remédio natural para fazer os fios crescerem mais rápido, já que a vitamina E atua no fortalecimento e contribui para tornar os cabelos mais brilhantes e menos frágeis. Sua textura não-gordurosa permite uma rápida absorção pelos fios. Por isso, o óleo de semente de uva pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo.
- Para saber mais e conhecer mais óleos visite o site.
Uma receita para resolver o problema ( a longo prazo):
- Aqueça levemente o óleo vegetal até que fique morno.
- Passe nos cabelos secos somente nas pontas e massageie.
- Coloque um papel alumínio e deixe agir por uma hora.
- Lave os cabelos normalmente.
- Repita esse processo pelo menos uma vez por semana ate sentir que as pontas estão melhorando.
![]() |
| Imagem do Google |


Comentários