Casamento: Quando casar ?

Existe uma idade certa para casar?

Imagem do site: pixabay
Eu acredito que não existe idade certa, mas sim a  idade ideal. Afinal eu mesmo casei com 20 anos.
Essa idade ideal só é valida depois dos 18 anos no minimo, ainda sim é muito cedo! Mas aqui o individuo já tem total controle sobre os seus atos e ações e já sabe bem o que quer.

Na verdade acho  que existem  as condições certas para tomar essa decisão.

Primeira condição: Ter independência  financeira. Se pergunte: Seu salário sustenta você e  outra pessoa? Se a resposta for não, já é um mal começo. Se a resposta for: nem trabalho, pior ainda. Mesmo que o seu parceiro tenha condições financeiras  de manter a casa e sustentar  duas pessoas, ou  ainda tenha muito dinheiro. Ser independente e ajudar no orçamento dentro de um casamento significa, ter liberdade para conquistar muito mais coisas para o  casal e consequentemente para a família.  Isso não significa que não seja possível, ou correto que  apenas um trabalhe, enquanto o outro fica em casa para cuidar da casa e da família, no entanto esse acordo deve ser conversado antes do casamento e o provedor (de dinheiro) deve ter uma resposta positiva a essa pergunta. 

Segunda condição: Ter certeza  da sua decisão. Não ter dúvidas sobre a pessoa que você escolheu, ter conversado com seu parceiro e  não ter dúvidas sobre o futuro, e sobre a decisão que vão  tomar. 
Faça um check list dos pontos positivos e negativos da possível decisão, por exemplo:
Check list de pontos positivos e negativos 




Se ainda estiver em duvida, procure responder algumas questões pessoais como, as descritas abaixo:
1) Tem certeza sobre a sua decisão? Porque?
2) Estou casando porque amo  essa pessoa, ou há outro motivo? Qual?
3) Estou casando porque quero sair da casa dos meus pais? 
4) Estou casando porque não quero mais morar sozinho?
5) Estou procurando um companheiro amoroso ou um parceiro financeiro?
6)Estou casando porque experimentar como é  conviver com outra pessoa?
7) Estou casando forçado por causa de uma gravidez indesejada? 
8) Estou casando por questões religiosas? 
9) Vou casar por questões financeiras, por interesse financeiro?
10) Estou disposto (a) me dedicar ao compromisso do casamento? 
Quando você tiver todas essas respostas, com  certeza  saberá qual o  momento certo para casar.

Terceira condição: Independente da sua idade,  a terceira condição é a mais importante. Peça orientação a Deus. Coloque Deus à frente de suas decisões. 
Se  você for ateu, procure uma pessoa experiente e de confiança para conversar sobre o assunto, isso irá ajudar nas tomadas de decisões. 

Tenha em mente que casamento é muito serio e por esse motivo deve ser levado a serio. Tomar essa decisão não é fácil. Mas é importante que você tenha total certeza do que está fazendo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados