Teorias do fim do mundo
Se você assim como eu adora ver teorias malucas de como o mundo irá acabar e depois fica imaginando o que faria na situação criando várias alternativas de tentar sobreviver, mas ciente que será a primeira pessoa a morrer, porque na hora H ficara tão nervoso (a) e estérico (a) que não fara nada do que havia pensado! Bem-vindo ao meu barco (risos) ... Vamos juntos conhecer para as 5 teorias cientificas para o fim do mundo que realmente podem acontecer. Essa lista foi elaborada pelo site: Exame.
1. Resfriamento da Terra
É uma teoria pouco conhecida, mas muito estudada no meio científico, acredita-se que o universo esta se expandindo em um ritmo acelerado, e isso acontece porque de acordo com a teoria do Big Bang a explosão inicial nunca parou, apenas diminuiu de velocidade. Por isso acredita-se que em algum momento à milhares de anos no futuro, a Terra ficará longe do sol, fora da área habitável. Minha opinião: é que conforme à Terra vai se afastando do sol, teremos tempo para pensar em uma alternativa, como, por exemplo, a criação de um sol artificial ou a exploração de uma anã vermelha. Mas para mim, isso é muito improvável já que estamos a cada dia estragando nosso planeta com o super aquecimento, desmatamento e poluição.
Resfriamento da Terra site Fraqmaq |
2. Explosão solar
"À Terra
depende do Sol para que exista vida. Porém, por se tratar de uma
estrela, alguns cientistas acreditam que ela cresce constantemente"(DARAYA,2012). Então nessa teoria é que em um momento a radiação solar será tão extrema que evaporará toda água do planeta. Outro ponto relevante ao se pensar no astro solar é que como" como tudo que nasce morre, o Sol também vai
chegar ao fim" (DARAYA,2012). Minha opinião: essa teoria é muito mais plausível, dados da Nasa, informam diariamente sobre erupções solares, que estão cada vez maiores e mais próximas da Terra, além disso, essas tempestades solares podem danificar aparelhos digirais e acabar com a internet, levando o planeta a idade da pedra. Claro que esperar 7 bilhões de anos até que o sol engula o planeta é muito tempo, mas o poder do sol é gigante sobre nós. Já pensou nisso?
Imagem do Google: erupção solar |
3. Asteroides
A NASA catalogou cerca de 90% dos maiores asteroides cuja órbita pode passar pela terra. "Segundo os cientistas, mapear as órbitas desses asteroides potencialmente perigosos é uma tarefa crucial para a sobrevivência da nossa espécie no planeta." (DARAYA,2012), no entanto, isso não descarta a possibilidade de uma colisão. Minha opinião: essa teoria, na verdade, é uma realidade, lembra do meteorito que atingiu a Rússia em 2013? Nós não pensamos nisso o tempo todo porque conseguimos "esquecer" do perigo para continuar vivendo. Afinal, qual a probabilidade de um grande asteroide cair antes de ser detectado pelas agências espaciais do mundo? Além disso, nosso planeta fica em uma posição tão favorável que os outros planetas captam esses impactos como Júpiter- nosso protetor. No entanto, isso já aconteceu, como o asteroide que extinguiu os dinossauros, e pode acontecer novamente, porém, não há como escapar, vamos fugir para onde? Outro planeta? Será que chegamos a ter esse tipo de tecnologia antes da catástrofe?
Imagem do Google |
4. Vírus
Hoje em dia a microbiologia já dispõe de ferramentas capazes de produzir e replicar vírus letais, caso isso não ocorra naturalmente. "Em 2002, cientistas da Universidade de Nova York também recriaram o vírus da poliomielite, da mesma forma como recriaram o vírus da gripe espanhola, que matou quase 50 milhões de pessoas em 1918. A diferença é que nesses últimos casos, os estudos foram usados para ajudar os cientistas a entender melhor essas doenças"(DARAYA,2012). Minha opinião: com certeza essa é a minha favorita, a mais poderosa e assustadora de todas. O extermínio da humanidade por um vírus que se espalha via oral. Senhor tens misericórdia de nós! Em um mundo globalizado como o que vivemos, o contágio é iminente. Além disso, nosso imaginário já é preparado para o pior, através das obras de Hollywood que produzem vários filmes sobre o assunto, imagine zumbis como nos filmes de Resident Evil e Guerra Mundial Z. Há ainda chances de na procura pela cura de uma doença, criarmos a doença que nos matara, afinal os cientistas precisam estudar para desenvolver as vacinas e outras soluções. As chances são bem reais.
5. Guerra nuclear
"Os recursos naturais tão explorados na Terra - como a água
e o petróleo - vão acabar. Conforme esse dia se aproxima, os países traçam
novos acordos políticos, ao mesmo tempo, em que criam inimizades, da mesma
maneira como acontece antes de qualquer guerra começar. As armas nucleares
produzidas atualmente têm uma potência pelo menos cinco vezes maior do que a de
Hiroshima, a primeira cidade do mundo arrasada por uma bomba atômica que atingiu de mais de 250 mil pessoas entre feridos e mortos"(DAYARA,2012). Minha opinião: Essa é outra teoria que eu em particular acredito muito que possa acontecer, e mais cedo do que se imagina. Sabemos que as disputas por terra, recursos naturais e religiosas sempre ocorreram, por isso é bem possível que exista uma grande guerra nos próximos anos. Muitos especialistas afirmam que estamos na geração mais perto de uma guerra, essa pior até que a 1ª e 2ª guerras mundiais, isso porque a tecnologia esta mais avançada e estamos vivendo mais globalizados do que nunca, assim como estamos perdendo as pessoas que viveram a guerra e seus horrores, permitindo que esse imaginário, fique longe o suficiente para criar a ideia de um novo conflito. Além disso, para iniciar uma guerra, basta apenas um pequeno desentendimento e pronto! Países como o Brasil estão sujeitos a retalhação, já que são países de suporte sem armamento e sem exército. Há também a possibilidade de uma guerra cibernética, que pode causar graves danos a economia e expor a privacidade de pessoas e governos, levando a falência de um país.
Fontes:
5 teorias do fim do mundo (Dayara,2012): https://exame.com/ciencia/5-teorias-para-o-fim-do-mundo/
Explosão solar: https://forbes.com.br/colunas/2016/04/nasa-captura-explosao-solar-cinco-vezes-maior-que-a-terra/
Meteorito da Rússia: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/voce-sabia-conheca-10-asteroides-e-meteoritos-que-abalaram-a-terra,597a0eb30540d310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.htmlhttps://exame.com/ciencia/5-teorias-para-o-fim-do-mundo/
Nasa cataloga asteroides: https://pt.qwe.wiki/wiki/Near-Earth_object
Comentários