Teoria das cores: Cores complementares


A Teoria das Cores afirma que a cor é um fenômeno físico relacionado a existência da luz, ou seja, se a luz não existisse, não existiriam cores. O preto é percebido quando algo absorve praticamente toda a luz que o atinge. Já o branco é percebido em algo que reflete praticamente todas as faixas de luz. Pode-se dizer que o branco e o preto não são cores propriamente, e sim a presença ou ausência da luz.
"A cor é entendida como um fenômeno físico que consiste na percepção de raios luminosos refletidos pelos objetos  e captados por nossa visão" (CHINEN,2014 p.26)
Em nossos olhos possuímos cones que enxergam as cores: azul, vermelho e verde (RGB), para enxergar esses cones recebem as luzes emitidas pelos objetos, sendo que cada objeto absorve os raios de luzes não compatíveis e refletem os raios de luzes compatíveis, por exemplo:  um ovo recebe todas as luzes e reflete todas as luzes já que  a junção de todas as luzes, formam o  branco, supracitado como presença de luz.  Um pimentão vermelho recebe todas as luzes e absorve as luzes verde e azul, refletindo apenas  a luz vermelha. As câmeras fotográficas  assim como nossos olhos captam as luzes emitidas pelos objetos possibilitando a apresentação correta das cores. A comparação da câmera com os olhos é a mais precisa, muito utilizada para exemplificar cores, aberturas do diafragma, etc.  As cores vermelho, verde e azul  são cores primarias que podem ser misturadas umas com as outras para formar outras cores, o nome dado as cores primarias é RGB (RED, GREEN BLUE), suas junções formam o conjunto de cores secundarias chamado de CYMK (CIANO, AMARELO, MAGENTA, PRETO) muito usado para impressão. Pense assim: 
RGB ---> cor luz: encontrado nas câmeras/aparelhos  digitais e softwares de edição. CMYK---> cor pigmento, usado para fazer impressão das fotos no papel. 

Aprendendo sobre os opostos
As cores opostas geram uma sensação agradável aos olhos, permitindo que a pessoa aceite com facilidade a mensagem transmitida pela composição da foto. Também conhecido como cores complementares, são cores primarias e segundarias opostas, observe que nunca uma cor primaria entra na construção da cor secundaria complementar, Por exemplo:
 Para criar as cores opostas, basta você saber que o fundamento é sem aquela cor X não forma a cor Y , ou seja:
Amarelo e Azul:  São cores opostas porque sem azul não forma o amarelo;
Magenta e Verde São cores opostas porque sem o verde não forma a magenta;
Imagem do site perdido.co


Foto de Steve Mccurry
Conhecer os opostos das cores pode ajudar a trazer mais harmonia em suas fotos,  lembre-se que as cores representam uma "carga" e levam uma mensagem ao leitor da sua foto. Não esqueça que  quanto mais oposto for a cor,  maior é o contraste que a cor emite. Como referência podemos pegar o trabalho do fotografo Steve Mccurry, ele está sempre buscando uma linguagem, aprimorando seu estilo, utilizando cores, texturas, contrastes, temas e enquadramento, ele escolhe uma dessas linguagens ou varias delas para compor suas fotos, isso traz um diferencial para seu trabalho. 

Para te ajudar na criação de uma composição, responda o seguinte  questionário:
1) Qual a linguagem você escolhe para suas fotos? 
2) Suas fotos serão preto e branco ou coloridos? Por quê?
3) Qual a proporção da foto? (  ) Retangular (  ) Quadrada  (  ) Circulo (  ) Oval
4) Porque escolheu essa proporção?
5) Qual a diferencia da sua foto, o que ira diferencia-la das demais?
(  ) simetria (  ) cores (  ) repetições (  ) linhas (  ) luz
(  ) outros ________________________________
6) Qual a sua referência para esse trabalho?



Fonte: 
CINEN Nobu, O que é design gráfico conceitos básicos. Editora Duetto, 2014. 
CONCEITO RGB: Teoria Das Cores


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados