Benefícios para desempregados

Que o desemprego esta cada vez maior de acordo com os dados levantados pelo IBGE,  não há dúvidas. Mas você sabe como ele ocorre? E o que é?
O desemprego é situação onde as pessoas se encontram sem um renda. O desemprego ocorre quando um trabalhador é demitido ou está a procura de emprego, mas não consegue uma vaga de trabalho. Normalmente em países subdesenvolvidos, onde a economia é deficiente. 

Principais causas do desemprego
Segundo sociólogos - acadêmicos que estudam os processos sociais da sociedade, as principais causas são:

- Baixa qualificação do trabalhador: muitas vezes há emprego para a vaga que o trabalhador está procurando, porém, o mesmo não possui formação adequada para exercer aquela função;

- Substituição de mão de obra por máquinas: nas últimas décadas, muitas vagas de empregos foram fechadas, pois, muitas indústrias passaram a usar máquinas na linha de produção. No setor bancário, por exemplo, o uso de caixas eletrônicos e desenvolvimento do sistema bankline também gerou o fechamento de milhares de vagas. e isso tende a aumentar com a 4º revolução industrial.

Carteira de trabalho
- Crise econômica: quando um país passa por uma crise econômica, o consumo de bens e serviços tende a diminuir. Muitas empresas demitem funcionários para diminuir custos para enfrentar a crise.

- Custo elevado (impostos e outros encargos) para as empresas contratarem com carteira assinada: este caso é típico do Brasil, pois os custos de contratação de empregados são muito elevados. Muitas empresas optam por aumentar as horas extras de seus funcionários a contratar mais mão de obra;

- Fatores Climáticos: chuvas em excesso, secas prolongadas, geadas e outros fatores climáticos podem gerar grandes perdas financeiras no campo. Muitos empresários do setor agrícola costumam demitir trabalhadores rurais para enfrentarem situações deste tipo.

Você sabia que existem alguns benefícios para pessoas que ficaram desempregadas?

Isso mesmo, pensando nesse momento difícil algumas empresas  disponibilizam benefícios que ajudam na procura de empregos e estabilidade financeira, claro que o objetivo dessas empresas é receber pelos seus serviços e recolocar você de volta ao mercado de trabalho assegurando o assim a continuidade dos pagamentos. Mas que a esses benefícios ajudam, com certeza ajudam. Esses benefícios são distribuídos no estado de São Paulo é preciso que você procure por eles em seu estado. Vamos conhece-los:

>> Comgás:  A empresa Comgás possui o programa desempregado, o programa suspende o pagamento das contas por um período de 6 meses, possível renovar pelo mesmo período caso o trabalhador não consiga se integrar no mercado de trabalho. Valido apenas para trabalhadores demitidos sem justa causa. Os documentos necessários  e condições  você encontra no site www.comgas.com.br, link programas especiais. O cadastro é feito de segunda  à sexta das 08h às 18h em postos de atendimentos da Comgás.

>>     EMTU: A empresa possui um programa chamado bilhete especial desempregado, com ele o desempregado pode pegar ônibus do corredor metropolitano de trólebus e ABC paulista. O bilhete é valido por 28 dias , não renováveis. Para fazer o bilhete é necessário: comprovante de residencia, RG original,CPF, carteira de trabalho com baixa do ultimo emprego, termo de rescisão contratual. Para mais informações ligue: (11) 4341-1175  atendimento de segunda a sexta das 8h as 11:30h e das 13h as 16h, ou no site www.emtu.sp.gov.br

>>   METRÔ:  A empresa  possui um programa chamado bilhete especial, tem validade de 90 dias  e não e renovável. O programa e valido para trabalhadores demitidos sem justa causa ha no minimo 1 mês e no máximo 6 meses desde que tenha trabalhado pelo menos 6 meses seguidos no ultimo emprego. Você pode usar o bilhete no metro de São Paulo. Os documentos necessários para cadastro são: RG original, CPF, carteira de trabalho  e termo de rescisão  contratual.  O cadastro pode ser realizado de segunda a sexta das 8h as 16h na estação Marechal Deodoro (loja 1), não há atendimento  em feriados e pontes de feriados. 

>>   CPTM:  A empresa possui  um programa chamado credencial para desempregado, o bilhete é valido para os trens da CPTM de São Paulo, tem duração de 90 dias não renováveis. O programa é valido para trabalhadores demitidos sem justa causa ha no minimo 1 mês e no máximo 6 meses desde que tenha trabalhado pelo menso 6 meses seguidos no ultimo emprego. Os documentos necessários para cadastro são:  RG, CPF, carteira de trabalho  e termo de rescisão  contratual.  O cadastro pode ser feito na estação Barra Funda de segunda  a sexta  exceto feriados e das 8h as 16h.

>>  SABESP: A empresa de distribuição de água , possui um programa chamado tarifa residencial social,  é um desconto de ate 1/3(um terço) do valor da conta mensal para desempregados. Para receber o desconto é preciso que o trabalhador tenha recebido no máximo ate 3 salários mínimos no ultimo vencimento, o prazo é de 12 meses sem renovação. Para mais informações acesse o site: www.sabesp.com.br janela serviços- tarefas - comunicado 04/2015.

>>   ELETROPAULO: Uma das maiores distribuidora de energia elétrica de São Paulo,  possui o programa tarifa social de energia elétrica, para participar  do programa não é preciso estar desempregado , podem se cadastrar famílias de baixa renda, depois do cadastro  o cliente ganha um desconto na conta de luz. Deve -se solicitar a analise do cadastro na central de atendimento (0800 7272120) ou em uma loja distribuidora que funcionam de segunda a sexta das 9h as 16. Para mais informações acesse www.aeseletropaulo.com.br.





Fonte:
O que é desemprego: https://alunosonline.uol.com.br/geografia/desemprego.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados