Fotografia Infantil

Todos temos um momento em que as crianças tomam conta, entre eles, as brincadeiras, as birras, o corre e corre e muito mais. Fotografá-las é bem complicado por que muitas vezes os "pestinhas" não ficam parados. Em um ensaio ou evento  com crianças a paciência é a chave do sucesso. De acordo com o site I photo channel, segue algumas dicas, comentarei cada uma delas      (para conhecer na íntegra todas as dicas clique no link acima), porque escolhi essas dicas? Porquê elas me ajudaram  a desenvolver alguns trabalhos com crianças.  Então vale a pena conferir, tanto aqui como la no site.

1. Deixe a criança à vontade - é uma maneira de fazer a criança interagir com você, conversar, brincar, pular. Deixe a criança ser criança e não a force a nada, ganhará sorrisos incríveis. - sim verdade, torne-se amigo dela, brinque com ela, e se possível a protejas dos pais (que ficam cobrando pose).


2. Só clique quando a criança estiver bastante disposta - quando perceber que a criança não esta mais disposta e já esta cansada, termine o ensaio, nem que precise remarcar com os pais para outro dia, mas não corra o risco de fotografar a criança quando ela não esta a fim, não conseguirá fotos legais. - verdade verdadeira, sabe aquele sorriso puxado que elas fazem, que mais parece uma careta, as birras e os choros, é o cansaço. 

3. Busque a espontaneidade - as crianças são muito espontâneas, um bichinho, um olhar, um sorriso, procure esses pequenos momentos sem chamar atenção da criança. Fará fotos incríveis. - Eu em particular adoro esse tipo de foto, que parece pose, mas não é. 

4. A composição deve ser simples - se preocupar com a composição e uma capacitação que o fotografo tem que ter, nada deve chamar mais atenção que o fotografado.  - Eu amo levar as crianças em parques e praças, porque assim a composição será mais natural, já que eu tenho que prestar atenção também na criança. 

5. Respeite os limites do pequeno - assim como você, o pequeno também tem limites, por exemplo,  se a criança  estiver com fome, pare! Se quiser ir ao banheiro, deixe!  - Isso serve para qualquer um. 

6. A melhor hora para fotografar um recém-nascido é… fazer um newborn não é fácil, é preciso muita delicadeza e respeitar aquele pequeno ser, a melhor hora é quando estão dormindo em um sono pesado, normalmente depois do banho e da mamadeira. - Só fiz um newborn, e segui essa dica, então verdade também. 

7. Distraia a meninada- essa é uma "mão na roda", colocar música, fazer brincadeiras  é um boa forma de trabalhar com crianças, para eles será como brincar com um coleguinha para você a melhor maneira de captar vários sorrisos. - Sim, use e abuse das distrações. 

8. Não espere apenas sorrisos - não espere que a todo momento a criança esteja  sorrindo, elas podem estar pensando em algo, podem chorar, podem comer,.. Cada momento é único e capita-los também é parte do desenvolvimento da criança no ensaio ou evento. A conexão com os pais sera ótima, já que eles conhecem essas mudanças como ninguém.

 9. No colo- quando vamos fotografar bebes é interessante pedir aos pais que os segurem no colo,  o contado entre a criança e os pais gera uma ligação fraternal para a fotografia. - Chave do sucesso, já que os pais normalmente não recusam esse tipo de foto. 

10. Nas festinhas de aniversário- chegue cedo, peça para tirar algumas fotos da criança com os pais, os avós, interagindo com a decoração,  peça para a criança fazer algumas poses, garanta de início as melhores fotos, depois faça a cobertura do evento, procure fotografar a criança com os amiguinhos, recebendo presentes, brincando nos brinquedos, e não perca a hora dos parabéns (mesmo quando os pais não respeitam o contrato). 

11. Participe das fotos -  coloque os pais para participar das fotos, quando os pais participam das fotos, deixa a criança mais descontraída, pois a criança estará acompanhando com quem ela confia. - e te livra daquele pai ou mãe que fica pedindo pro filho rir, colocar a mão aqui e ali, prestar atenção. 

12. Na altura da criança - caso você  seja baixinho como eu, essa dica não será problema, mas se você for alto, procure sempre se ajoelhar, deixar, sentar ou pedir para a criança subir em algo com auxílio e supervisão de um adulto. Mostrar o contraste em adulto, criança, bebes é interessante também.



13. Para criar intimidade antes dos cliques - se você não conhece a criança, então antes de começar a fotografar, sente, converse, brinque com ela, quando perceber que ela já se encontra a vontade com você, a convide para tirar algumas fotos, ou simplesmente crie uma brincadeira em que a criança terá que ser fotografada, por exemplo, diga a criança que você é um paparazzo e que ela é uma artista famosa e que precisa fazer "cara e bocas" para a câmera.  - se sentir confiança inverta a brincadeira, e deixe que a criança tire algumas fotos suas. 

14. Atenção à luz - bebes recém nascidos possuem muita sensibilidade a luz do flash, portanto ao fotografar um recém-nascido nunca use o flash, procure uma janela bem grande, ou algo parecido, a mesma coisa para crianças, não use o flash da câmera  a menos que seja necessário.  - no meu primeiro newborn, também segui essa dica. 


15.  Equipamento - tenha sempre em mãos, pilhas, baterias  e cartões sobressalentes, nunca se sabe o que estará por vir, existem vários tipos de crianças e bebes, uns são tranquilos que garantem um trabalho rápido e fácil, por assim dizer, outros  por sua vez não são tão calmos o que garante um trabalho mais demorado e portando mais complicado. Tenha paciência - isso serve para qualquer tipo de job, esteja preparado com o equipamento é sua obrigação. 




Fonte:
Matéria 24 dicas: https://iphotochannel.com.br/24-dicas-para-fotografar-bebes-e-criancas/

Aviso: todas as fotos disponíveis aqui, possuí a autorização dos pais dos menores envolvidos. Por favor não reproduzi-las sem o consentimento. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Números 11 a 20

Números de 1 ao 10

Cachinhos Dourados